.
Conheça técnica de desintoxicação através de bochechos com óleo

Conheça técnica de desintoxicação através de bochechos com óleo

A técnica para desintoxicação a partir de bochechos com óleo, também chamada de Oil Pulling, faz parte da medicina tradicional da Índia e vem sendo usada há séculos para promover uma saúde melhor. No processo, ocorre a liberação de toxinas do corpo, proporcionando uma vida mais saudável e a revitalização da saúde. Além disso, é muito simples fazer. Tudo o que você vai precisar é um frasco de óleo e de 10 a 15 minutos do seu tempo. Veja a seguir, o passo a passo para fazer bochechos com óleo.

Passo a passo para fazer bochechos com óleo

  • Compre diferentes tipos de óleo e, se possível, orgânicos e prensados a frio. Algumas pessoas que realizam bochechos com óleo dizem que o óleo de gergelim é o mais eficaz, enquanto outras preferem a textura e sabor do óleo de coco. Você pode considerar ter diferentes opções para revezar a cada dois dias e assim, avaliar os benefícios de cada um descobrindo qual é o melhor para o seu corpo.
  • Logo que acordar, sirva uma colher de sopa de óleo. A técnica deve ser realizada em jejum, sem consumir qualquer bebida ou alimento e antes de escovar os dentes. Depois que fizer o bochecho, você vai usufruir de uma boca mais limpa, levando pouco tempo para isso.
  • Você deve fazer os bochechos com óleo por 10 a 15 minutos. O óleo vai se misturar com a saliva, absorver e eliminar as toxinas presentes em sua boca. Enquanto o óleo do bochecho ficar em contato com a boca, gengiva, dentes e língua, ele vai continuar absorvendo as toxinas e pode ficar com um aspecto leitoso e viscoso.
  • Depois que acabar o bochecho, cuspa o óleo e enxague a boca com água morna, ou água morna com sal. Não é necessário fazer a lavagem com água salgada, mas ela será útil como um antimicrobiano, aliviando qualquer inflamação. É essencial que você cuspa o óleo antes que ele fique espesso. Normalmente, isso ocorre depois de 15 minutos ou, no máximo, 20 minutos. O líquido que você cospe deve estar branco como leite, caso ainda esteja amarelo, significa que você bochechou por pouco tempo.

No começo, você não vai querer deixar o óleo em sua boca por muito tempo e a sensação pode ser incômoda. Portanto, comece aos poucos até conseguir deixar ao menos por 10 minutos.

Qual óleo devemos usar?

É possível usar uma grande variedade de óleos vegetais. Os mais clássicos e recomendados pela medicina Ayurveda são o óleo de gergelim e o óleo de semente de girassol. Especialistas mais atuais estão citando outros óleos que podem ser usados. Os óleos de alta qualidade e prensados a frio são altamente recomendados. Geralmente, eles são mais caros que os óleos comuns, mas você deve pensar nisso como um investimento em sua saúde. Outro fator relevante na seleção do óleo é o seu próprio gosto. Pode ser que o óleo de semente de girassol seja muito desconfortável para você, mas o óleo de gergelim caia bem. Por isso, você deve confiar em sua percepção. Especialistas mencionam outros óleos que podem ser usados como óleo de coco, óleo de amêndoa doce, azeite de oliva, entre outros.


Clique aqui: Aromaterapia: Óleos Essenciais para Esquentar a Relação


Insira os bochechos com óleo em sua rotina

Veja a seguir, algumas dicas para desenvolver uma rotina inserindo os bochechos com óleo:

  • Reveze o tipo de óleo usado a cada dois dias. Caso você queira testar tipos de óleos diferentes e descobrir qual é o melhor e que traz mais resultados para você, selecione a maior variedade possível que tiver acesso e use um diferente a cada dia. Tenha em sua cozinha um estoque diversificado de óleos orgânicos e experimente seus benefícios e usos. Os óleos orgânicos virgens, como o óleo de coco, podem não ter os melhores preços, mas são muito versáteis. Você poderá usá-lo para fazer sua pasta de dente caseira, como óleo de massagem, para tratamentos capilares e para cozinhar.
  • Deixe o óleo preparado uma noite antes. Muitas pessoas têm repulsa quando pensam em saborear um óleo de cozinha ao acordar, mas é essencial fazer isso antes de escovar os dentes ou consumir líquidos e alimentos. Por isso, facilite o processo para você. No dia anterior, separe a medida de óleo antes de ir dormir e a deixe do lado da sua cama, ou em cima da pia do seu banheiro. Desta forma, você não vai ter que se preocupar quando acordar. Apenas colocar o óleo na boca e começar o bochecho. Se você deixa sua escova de dente em cima da pia do banheiro, coloque o frasco no lugar. Com o tempo, isso vai se tornar um hábito.
  • Insira a técnica em sua rotina de exercícios leves. Caso você pratique alongamentos ou yoga pela manhã, antes de tomar o café da manhã, insira o oil pulling nessa rotina. Desperte o seu corpo para começar bem o dia. Quanto mais os bochechos com óleo estiverem inclusos em sua rotina, mais natural será transformá-los em uma atividade habitual. Independentemente do que você faça durante a manhã, inclua o oil pulling. Você pode tomar banho, ler notícias, ler o seu blog favorito, entre outras coisas, enquanto faz o bochecho.

Conheça os benefícios dos bochechos com óleo

  • Os bochechos com óleo vão manter seus dentes limpos. Pesquisas mostram que realizar o oil pulling regularmente, reduz a taxa de streptococcus mutans – bactéria que causa diversas doenças bucais e a principal causadora de cáries, gengivite e placas bacteriana. Os lipídios que estão no óleo eliminam essas bactérias, as impedindo de penetrar ao redor da boca. Também funciona como um emulsionante, porque óleos vegetais promovem a saponificação, reação química que realiza a limpeza. Você pode notar uma sensação de sabão quando estiver fazendo o oil pulling.
  • Os bochechos com óleo ajudam a combater o mau hálito. A Halitose é causada pelas bactérias e fungos que ficam na boca e na língua e os óleos vegetais reduzem os mesmos. Naturalmente, o mau hálito será combatido, contribuindo para uma boca mais saudável e limpa. Se você tem problemas com mau hálito, comece a praticar o oil pulling.
  • Os bochechos com óleo podem ser usados como auxílio para diversos tipos de tratamentos pela medicina holística. Existem relatos de pessoas que atribuem o oil pulling à desintoxicação do corpo em geral e diversos resultados positivos. Isso inclui a redução de sintomas da ressaca, de dores no corpo, alívio em dores de cabeça e insônia, entre outros benefícios. Existem pesquisas que mostram que os óleos virgens, especialmente o de sésamo, possuem alta concentração de antioxidantes como sesamina, sesamil, sesamolin, vitamina E e antioxidantes que minimizam a absorção do colesterol ruim pelo fígado. Devido à qualidade antibacteriana do óleo virgem, especialistas defendem o oil pulling para garantir uma saúde bucal completa.

Clique aqui: Os poderes dos óleos dos 4 elementos


Os possíveis efeitos do processo

Antes de falar sobre os possíveis efeitos do processo, é importante ressaltar que você não deve engolir o óleo do bochecho de forma alguma. Ele contém toxinas que vão te fazer muito mal. Quanto aos efeitos, precisamos salientar que o princípio do tratamento pode trazer alguns sintomas recorrentes em desintoxicações como irritação no nariz ou garganta, sensação de resfriado, entre outras. Principalmente nos casos em que a pessoa sofre de doenças que causam baixa imunidade. Os sintomas aparecem especialmente quando os focos de infecção começam a desaparecer.

Caso isso aconteça, geralmente, é indicado continuar com o tratamento, até mesmo se nos primeiros dias estes sintomas agravarem. Este é o mesmo efeito causado em alguns tratamentos homeopáticos. A piora significa apenas que a doença está indo embora e que o corpo está se recuperando e reagindo. Se os sintomas se mantiverem por mais de quatro dias, o ideal é entrar em contato comum naturopata ou médico de sua confiança, pedindo orientações.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.