.
Conheça 6 sinais de que você está discutindo com um psicopata

Conheça 6 sinais de que você está discutindo com um psicopata

Um por cento da população em geral é composta por psicopatas e, diferente do que se acredita, a maior parte deles não é formada por serial killers. São pessoas manipuladoras, que causam danos aos outros sem qualquer sentimento de culpa ou responsabilidade. O fato é que podemos estar convivendo com mais psicopatas do que imaginamos. Neste artigo, você vai aprender a identificar sinais de que está discutindo com um psicopata.

Estas pessoas são camaleões sociais, que se encaixam perfeitamente em qualquer situação. Eles têm facilidade em transformar suas identidades para conseguirem o que querem e buscar a empatia dos outros por dinheiro, sexo e atenção. Por conta de sua capacidade de idealizar os outros, psicopatas são vistos como charmosos, divertidos, inocentes, espectadores desavisados e conhecidos casuais.

Mas, eles possuem um outro lado. Quando se sentem ameaçados ou entediados, suas verdadeiras faces começam a se manifestar. Eles atraem você com argumentos que são diferentes de tudo o que já experimentou. O argumento normalmente é baseado em algo prejudicial ou inapropriado que fizeram, mas você rapidamente vai notar que é você quem está se defendendo.

Conheça a seguir 6 sinais de que você está discutindo com um psicopata e é hora de cair fora.

“A única forma de vencer uma discussão é evitá-la”
Dale Carnegie

6 sinais de que você está discutindo com um psicopata

  • Eles inventam desculpas e mentem

    Todos ficam perdidos e se confundem de vez em quando, mas os psicopatas dão desculpas com mais frequência do que cumprem suas promessas. Suas ações não costumam combinar com suas palavras e as mentiras desapontam com tanta frequência que você vai se sentir aliviado quando eles fizerem algo certo. Eles vão tentar te condicionar a ser grato por um tratamento medíocre.

  • O tom que falam é paternalista e condescendente

    Psicopatas muitas vezes demonstram desequilíbrio em sua tentativa de ganhar vantagem. Ao longo de seu argumento, você vai perceber que eles mantêm um comportamento calmo. É quase como se estivessem zombando de você, avaliando suas reações para ver até onde podem ir. Quando você reage, é o momento em que eles levantam as sobrancelhas, dizem para você se acalmar ou fingem que estão decepcionados.

  • Eles te provocam para que reaja

    Durante discussões acaloradas, psicopatas não têm vergonha e muitas vezes, começam a te rotular com seus próprios defeitos. Isso vai além da projeção, porque a maior parte das pessoas se projeta sem saber. Eles sabem que estão te ofendendo com as próprias falhas, pois estão em busca de uma reação. O objetivo é fazê-lo reagir para que pareça “louco” para os expectadores.

  • Parecem ter personalidades múltiplas

    Em uma discussão com um psicopata, provavelmente você vai perceber uma variedade das suas personas. É como se fosse um bom policial, um policial ruim, um policial perseguidor, um policial demente, um policial bebê ou um policial assustador. Uma vez que você se esquiva de suas mentiras e manipulações, eles começam a se desculpar. Caso isso não funcione, eles começam a insultar com as qualidades que exaltaram a pouco tempo atrás. Enquanto lutam para recuperar o controle, você estará se questionando com quem está falando.

  • Eles se julgam a eterna vítima

    De alguma maneira, seu comportamento ruim sempre vai levar a uma conversa sobre seu passado sofrido, um ex companheiro louco ou um chefe ruim.  Você vai acabar se sentindo mal por eles, mesmo quando fizeram algo muito errado. Os psicopatas choram por terem sido abusados, mas, no fim, você que está sendo abusado neste momento.

  • Você precisa explicar emoções humanas essenciais para eles

    Emoções como empatia e gentileza precisam ser explicadas ao psicopata, fazendo-o entender o motivo de você estar machucado. Você não é a primeira pessoa que tentou enxergar o bem nele e nem será a última. Ele se comporta desta forma porque sabe que te machuca.

Existe apenas uma forma de se livrar dessas discussões, se libertando delas. Argumentar com psicopatas vai te deixar esgotado e você pode passar horas ou dias obcecado em resolver essa situação.  Se você acredita que tem a resposta perfeita para um último comentário ultrajante, eles provavelmente o plantaram sabendo que teriam retorno. Estão apenas tentando te provocar e atrair você.

Em seu ambiente profissional, os psicopatas vão querer que você exploda com colegas para superiores o veem como instável. Nos ambientes românticos, querem que você dê broncas para que possam rotular sua reação como histérica. É importante entender isso para não cairmos em suas armadilhas.

Portanto, o melhor conselho é não perder seu tempo discutindo com essas pessoas. Na próxima vez que te provocarem, sorria, acene e continue seguindo a sua vida normalmente. Não vale a pena se desgastar argumentando com alguém que não vai te levar a lugar algum. Ignorar será sempre a melhor saída nestes casos. Os psicopatas nunca vão mudar o seu jeito de ser e o mais saudável para a sua saúde mental é se afastar deles enquanto não te prejudicaram de fato.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.