.
Por que consagrar um filho à Nossa Senhora?

Por que consagrar um filho à Nossa Senhora?

No Brasil, um país de tradição cristã, após o nascimento de uma criança é comum que ela passe pela cerimônia do batismo, sacramento através do qual a alma se torna filha de Deus Pai e membro da Santa Igreja de Cristo. Segundo a crença, esse é o caminho para a salvação eterna.

“Se Ela te sustenta, não cairás; se Ela te protege, nada terás a temer; se Ela te conduz, não te cansarás, se Ela te é favorável, alcançarás o fim”
São Bernardo

Mas, para quem tem uma relação mais íntima e intensa com a igreja católica, é possível consagrar seu filho à Maria e colocá-lo aos cuidados de Nossa Senhora. Esse gesto representa o desejo de conduzi-los no amor e na companhia de Maria, para que ela os abençoe e proteja de todo o mal.

O que a consagração à Maria traz de bom

Primeiramente, quando oferecemos uma vida aos cuidados de um santo, estamos também oferecendo aquela alma à vibração energética daquelas entidades. Depositamos no ritual a intenção de que uma energia específica se torne atuante na vida da criança, agindo como uma condutora e, neste caso, uma mãe, que vai cuidar dos assuntos que a mãe da Terra não alcança. Diante das dificuldades e desafios que enfrentamos, principalmente quando se trata de conduzi-los no caminho da fé, recorrer ao auxílio de Maria pode ser um grande ato de amor.

“E a Virgem Maria, esse ser luminoso, todo da pureza de Deus, que me tomará pela mão para me introduzir no céu”
Santa Elisabeth da Trindade

Seja profissional, vocacional, físico, nenhum pai consegue prever ou controlar os acontecimentos na vida daqueles que mais amam. Porém, a consagração oferece uma certeza: não estamos sozinhos; Maria é nossa ‘companheira de caminhada, a nossa Mãe bendita. Sem dúvida, a Virgem poderosa, nesta hora, recebe essa criança em seus braços inexpugnáveis e a guarda em sua proteção, cuidando de sua vida para que siga os caminhos de Deus.

Além disso, os santos são unânimes em afirmar que nenhuma intercessão diante de Deus é tão eficaz como a intercessão da Virgem Maria por nós. Deus concedeu a Ela o poder e a missão de esmagar a cabeça de satanás, que quer nos afastar de Deus pelo pecado e é a Virgem Santíssima quem nos protege de seus ataques malignos. Esta é ou não é uma forte razão para consagrar um filho à Nossa Senhora?


Clique Aqui: Conheça alguns dos livros proibidos pela Igreja Católica


Uma questão de fé

Vale lembrar que qualquer ritual ligado a uma doutrina, não passa de uma de crença. Mas é essencial dizer que a fé move montanhas e nos conecta com a espiritualidade, seja por qual caminho for. Isso significa que o caminho da fé e a proteção divina pode ser alcançada fora de uma religião específica, pois seria muito cruel pensar que todas as crianças do mundo que não foram batizadas, por exemplo, não serão socorridas por Deus e não poderão entrar no reino dos céus.

“Todos os caminhos levam a Deus (Omnes viae Romam ducunt)”
Ditado Latino

Essa é uma ideia doutrinária, excludente e que esconde em si a afirmação de que só existe uma fé, só existe uma única possibilidade de conhecer a Deus e esse é o caminho da fé católica. Nada mais religioso e distante da espiritualidade do que impor determinadas regras. São vários os caminhos possíveis, pois, Deus em sua grandiosidade infinita enviou diversos avatares e um conhecimento enorme para nós, seus filhos. E Maria e a fé católica é um desses caminhos, sem dúvida. Nosso momento evolucional está diretamente ligado ao que carregamos no coração e onde depositamos a nossa fé. Logo, é correto pensar que não só as entidades católicas possam intervir em nossa vida, como tantas outras nos foram enviadas para cumprir esse mesmo propósito. E, quando decidimos por uma ou por outra, estamos apenas escolhendo qual energia e quais conceitos queremos trabalhar em nossa vida e na vida daqueles que oferecemos em consagração.

E, quando falamos de Mãe Maria, estamos falando da plena energia do amor materno, da cuidadora, daquela que possui uma presença tremenda na humanidade. O Sagrado Coração de Maria é sim um grande caminho de fé, um exemplo infindável de amor, cuidado, proteção e também resiliência. O fenômeno Mariano, como são conhecidas as aparições da Virgem Santíssima, mostram, ao longo da história, milagres incontestáveis e também muito conhecimento sobre expansão da consciência e comportamento que devemos adotar enquanto humanidade. Não é a toa que a entidade tenha se manifestado em peso desde o início da história católica e seja tão presente nessa fé. Temos muito a aprender com Maria.


Oração de Consagração

Para fortalecer a entrega de uma criança para Maria, durante a cerimônia pode-se fazer a seguinte oração:

“Ó boa Mãe, três vezes admirável, tu que és a Mãe do Filho de Deus e que adotaste a nós como teus filhos, compreendes muito bem quão sublime, grandiosa e bela é a missão que nos foi confiada como pais de família. Nas nossas mãos, Deus colocou o futuro da Igreja e da sociedade. A nós deu o poder de colaborar com Ele na criação, educação e formação dos homens de amanhã.
Cientes de nossa responsabilidade e conhecendo a realidade da vida, sentimo-nos incapazes de, por nós próprios, realizar a grande missão que nos foi confiada.

Por isso, Mãe, cheios de confiança, ajoelhemo-nos diante de ti, para confiar-te e consagrar-te os nossos filhos. Tu bem sabes a quantos perigos eles estão expostos e como o mundo e o demônio os perseguem, querendo destruir neles a sua dignidade de filhos de Deus e lançá-los na lama do pecado! Mãe, suplicamos-te humildemente: vem em auxílio dos nossos filhos e revela nestes a tua admirável arte de educar! Acolhe-os no teu bondoso coração, assiste-os e ampara-os em todas as dificuldades, sobretudo nas horas de tentação. Conserva-os puros e ensina-lhes a lutar sempre pelo bem. Estende-lhes a tua mão e guia-os para Deus.

Afasta-os das más companhias e livra-os de todo o mal. Guarda neles a graça santificante que receberam no batismo e não permitais que venham ofender Deus pelo pecado grave.
Querida Mãe, zela por nossos lares e por nossos filhos. Cuida que jamais nos falte o pão material e o alimento espiritual. Fazei crescer em todos nós a fé, a esperança e a caridade. Suscita entre nós costumes cristãos, de oração, prática de boas obras e espírito de sacrifício. Ajuda-nos a ter sempre atitudes cristãs, de caridade fraterna, perdão mútuo e solidariedade. Sê tu a Mãe e educadora dos nossos filhos. Que eles vivam realmente como filhos de Deus. Encaminha-os na vocação que o Pai Celeste previu para eles desde a eternidade. Guia-os pela vida e acompanha-os na hora da morte.
Ajuda-nos, Mãe, para que nós, pais, sejamos para os nossos filhos verdadeiras imagens de Deus, a fim de que eles encontrem em nós todo apoio, amor, segurança e compreensão de que necessitam.

Vem, fica conosco no nosso lar. Torna-o semelhante ao lar de Nazaré, onde reine sempre a paz, a união, a alegria e o amor. Amém”.


Saiba mais :

Guta Monteiro Guta Monteiro

Apaixonada por filosofia e literatura, é formada em publicidade e estuda espiritualidade desde criança. Buscadora incansável dos mistérios da vida, adora compartilhar ideias sobre Deus e as forças que movem o universo, para ajudar no seu próprio despertar e no encontro com poder divino que existe em nós. Usa a espiritualidade para crescer e ajudar a crescer aos demais e sonha com um mundo feito de igualdade, fraternidade, liberdade e amor.