.
Ayurveda pode ser a solução para o sobrepeso e obesidade

Ayurveda pode ser a solução para o sobrepeso e obesidade

Já vimos o Ayurveda como opção para o tratamento de inúmeras condições. De fato, essa é uma medicina milenar e polivalente, com um enorme potencial de cura. Capaz de elaborar “dietas” e alterar a sua concepção — física, mental e espiritual — sobre o ato de se alimentar, a nutrição ayurvédica é poderosa para lidar com questões como a do sobrepeso, que assola um planeta cada vez mais prejudicado pelo estilo de vida moderno.

Ayurveda como tratamento para sobrepeso e obesidade

O sobrepeso é o primeiro indicativo de que algo não vai bem. Seja o estilo de vida sedentário, a má alimentação, questões emocionais, pouco tempo para se cuidar, ou um combinado de diversos fatores. Não desanime, pois sempre é tempo de se dedicar à própria saúde e bem-estar.

Em relatório divulgado pelo Ministério da Saúde em 2018, ao menos 53,9% de todos os brasileiros acima dos 18 anos sofre com problemas de sobrepeso. Esse mesmo quadro se agrava ainda mais quando vemos que quase 19% desses mesmos brasileiras já são considerados obesos e sofrem com um ou mais problemas de saúde relacionados ao excesso de peso.

Esse é um dado alarmante, apontando um aumento de 60% entre os anos de 2006 e 2018. E nem mesmo as crianças estão livres das estatísticas: mais de 36% delas, entre 5 e 9, estão acima do peso.

Visto isso, é compreensível que as pessoas venham buscando suporte em novas formas de alimentação, aliadas a um tratamento eficaz para o excesso de peso. O Ayurveda surge nesse aspecto tanto para apresentar uma nova perspectiva aos que já testaram métodos tradicionais, quanto para introduzir a medicina alternativa àqueles que desejam levar a “dieta” mais além.

O Ayurveda é um sistema médico mundialmente reconhecido que ganha cada vez mais visibilidade no Brasil. Um dos fatores que torna essa medicina um sistema tão eficiente é a metodologia aplicada.

Antes de qualquer recomendação, um terapeuta ayurvédico irá realizar uma profunda busca por informações do paciente, incluindo uma entrevista completa. Tudo isso com a finalidade de compreender realmente a origem do problema — afinal, o Ayurveda não foca nos sintomas, mas sim no tratamento da causa.


Clique Aqui: Ayurveda e meditação: o equilíbrio é a causa da felicidade


Sobrepeso pode ser um desequilíbrio nos doshas

Os terapeutas ayurvédicos afirmam que muitas vezes os problemas de sobrepeso estão associados a um desequilibro entre os doshas do paciente, sendo que a maioria estaria relacionada ao dosha Kapha.

Os doshas funcionam como um perfil biológico e energético individual definidos dentro do sistema ayurvédico. O desequilíbrio entre eles levaria a alguns distúrbios mas, com o tratamento e a orientação correta, seria possível restaurar o equilíbrio dos doshas e iniciar um processo de correção.

No exemplo citado das pessoas que tem o dosha Kapha agravado, é dito que pessoas com esse dosha predominante costumam ter estrutura mais pesada, um comportamento mais “preguiçoso”, tendendo procrastinar as coisas. Além disso, são predominantes as formas arredondadas pelo corpo.

Um Kapha agravado estimula e torna mais evidente todas essas características, as quais normalmente andam de mãos dadas com pessoas que sofrem de sobrepeso.

O Ayurveda tem sim excelente potencial para combater o sobrepeso em todos os seus níveis, ensinando a se reeducar e a equilibrar seu corpo em todas as suas funções. O tratamento auxiliará na digestão, na eliminação de toxinas e a conectar mente e corpo num só organismo de harmonia.

O sistema ayurvédico vai muito além de uma simples dieta. Ele faz com que renove completamente seus hábitos e aprenda como seu corpo realmente funciona e deve ser tratado.


Advertências ayurvédicas sobre o excesso de peso

Apesar de todos os benefícios que o Ayurveda pode trazer no combate ao sobrepeso, os especialistas e terapeutas advertem que nada deve ser realizado de forma descuidada justamente pelo que mencionamos sobre sua conexão entre mente e corpo.

Muitas pessoas pensam em recorrer ao Ayurveda quando se veem sem saída na luta contra a balança; e no desespero aderem a qualquer dieta ayurvédica esperando pelo melhor. Mas não é assim que funciona.

Não se esqueça que um dos princípios mais fundamentais do Ayurveda — e que inclusive a torna tão diferenciada da medicina tradicional — é o de que cada pessoa é única e deve ser avaliada de forma totalmente individual. É impossível extrair o máximo de um tratamento ayurvédico que não foi feito sobre as suas especificações e necessidades.

Os terapeutas ayurvédicos acusam essa como a principal causa das falhas com tratamentos de combate à obesidade. Ainda esclarecem orientações como o funcionamento dos doshas e como um Kapha agravado pode estar no centro dos problemas relacionados ao sobrepeso. Entretanto, é bom frisar que “o foco de um tratamento ayurvédico é sempre o paciente, nunca um dosha”.

Observar que um Kapha agravado evidencia esses problemas, entre outras orientações oferecidas aqui, pode sim ajudar num diagnóstico, pois permite que se tome algumas providências como: inserir mais vegetais amargos e gengibre em sua dieta, estimular o consumo de alimentos amargos, de temperos quentes (como a pimenta) e reduzir a ingestão de alimentos ricos em carboidratos.

Esse tipo de medida será de grande ajuda, mas é apenas a ponta de tudo que o Ayurveda pode lhe oferecer e trazer de benefícios à saúde. Essa milenar medicina vê muito mais além do que apenas um dosha em desequilíbrio.

Os terapeutas ayurvédicos alertam sobre a existência de diferentes tipos de sobrepeso, e cada um deles vêm de um desequilíbrio diferente entre os doshas. O problema citado com o Kapha, mesmo que seja o mais comum, é apenas um deles. É possível que exista o agravamento de qualquer outro dosha.


Clique Aqui: Ayurveda e os diagnósticos da língua: como fazer e quais os benefícios


Dosha dominante pede por estilo de vida compatível

Existem diversas referências na literatura que mostram que, quando uma pessoa desvia de seu dosha principal (ou dosha de nascimento) por estar seguindo um estilo de vida incompatível com ele, isso causa uma série de distúrbios no corpo, sendo o sobrepeso uma das possibilidades.

Utilizando ainda o Kapha como exemplo, se observarmos de perto, ter uma estrutura mais avantajada e desenvolvida é algo natural das pessoas dominadas por esse dosha. Lembrando que o Kapha tem outras características, e está atrelado a pessoas com boa memória e grande eficiência em suas atividades — mesmo que demore mais a conclui-las, elas obtêm ótimos resultados.

Essas são apenas algumas das condições naturais do Kapha e não necessariamente o fazem ter sobrepeso. Mas como é que ele pode estar relacionado a isso? É simples, todos os problemas giram em torno de desequilíbrios. Se uma pessoa com Kapha dominante acaba por adotar um estilo de vida contrário ao seu dosha, é uma resposta natural de seu corpo tentar compensar falhas e excessos agravando acertos aspectos. E é aqui que começam os problemas como o sobrepeso, por exemplo.

Como podemos perceber, o problema é muito mais complexo e envolve muitas variáveis. Por essas e outras, o Ayurveda atua sobre as “individualidades”. Especialistas no assunto aconselham os interessados em tratamentos ayurvédicos a trabalhar bem a consciência sobre o que desejam. Esse é um processo que exige comprometimento não somente por alguns meses, mas por um longo de período de transformações de dentro para fora.

Você pode sim tomar providências iniciais, como as sugestões alimentares que mencionamos. Vale também dar início a alguns programas de exercícios e meditação. Todas essas medidas podem ajudá-lo, mas você não deve deixar de procurar um profissional em Ayurveda para orientá-lo.


Saiba Mais:

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar