.
Ayurveda e os diagnósticos da língua: como fazer e quais os benefícios

Ayurveda e os diagnósticos da língua: como fazer e quais os benefícios

Ayurveda utiliza do diagnóstico médico através da língua há milhares de anos, comprovando que o órgão diz muito sobre a saúde do corpo de um modo geral. Com base nos conhecimentos do especialista ayurvédico Dr. Shekhar Annambhotla, veja a seguir como fazer o checkup de todo um organismo apenas observando sua língua.

O método Ayurveda de diagnósticos pela língua

Sua língua tem algum tipo de revestimento? De que cor ele é? Sua língua tem algum ponto amarelo ou esverdeado? Ou, existem marcas nela? Sim? Então vamos ver do que isso se trata.

A sua condição de saúde pode ser facilmente compreendida a partir de suas condições externas. Você já deve ter reparado como um médico tradicional examina seus olhos, unhas, pele e língua para identificar algumas doenças.

Isso acontece porque, de fato, esses “detalhes” podem facilmente refletir suas condições internas de saúde. O Ayurveda diz como sua língua age como um elemento de diagnóstico sistemático para a sua saúde.

Dizem que sua língua é o mapa do seu corpo. E a ciência afirma que a aparência da sua língua pode desenhar seu esboço completo de saúde.

De acordo com isso, é importante saber que a ponta da sua língua representa a parte superior do seu corpo e; a base representa a parte inferior; e a cor da língua todas as manhãs também pode dizer muito sobre sua saúde. Você deve sempre verificar as condições dela para se certificar de que está saudável.

Sua língua pode falar sobre os seguintes aspectos do seu corpo:

  • A saúde dos demais órgãos;
  • Má absorção de nutrientes;
  • Problemas relacionados com a tireoide;
  • A saúde da sua espinha dorsal;
  • A presença de toxinas no sangue, etc.

Resumidamente, podemos concluir que a língua desempenha um papel importante em ficar de olho na saúde e nos mostrar os problemas diante do espelho.


Clique Aqui: O que diz o Ayurveda sobre acordar cedo? Descubra 5 fatos


Como uma língua saudável deve ser?

É importante que você entenda que a língua tem uma relação próxima com a nossa constituição principal. E é comum em todo ser humano que uma língua saudável e perfeita mostre as três constituições básicas:

  • Vata: essa constituição mostra uma tendência a línguas com características finas, pequenas, ásperas ou secas;
  • Pitta: fala da vermelhidão junto a um tamanho médio e leve ressecamento;
  • Kapha: em Kapha, a língua será comparativamente maior e mais cheia. Além disso, tem coloração levemente rosada e levemente úmida.

Estes são os traços básicos de composição da sua língua. Mas qualquer outro indivíduo pode ter uma língua diferente. Eles podem variar devido às muitas combinações e intensidades entre os doshas.

Dependendo das diferenças, vamos ver os vários pontos que uma língua perfeita pode possuir. Como por exemplo:

  • Sua língua deve ser de cor rosa, nunca pálida ou vermelha. Essa cor deve ser uniforme;
  • Sua língua consiste de pequenos corpos cilíndricos chamados papilas gustativas. E elas devem ser facilmente visíveis;
  • Sua língua não deve estar muito seca nem muito molhada;
  • Não deverá haver rachaduras nela. Sua textura deve ser suave;
  • Sua língua deve possuir uma camada muito fina de muco. Sim, é normal e obrigatório;
  • As laterais da sua língua não devem ter marcas de dentes impressas neles.

Clique Aqui: A técnica Ayurveda de raspar e língua e seus 9 benefícios


Identificando anormalidades na língua

A seguir, listamos algumas anormalidades que a sua língua está propensa a sofrer, e que indicam outros problemas no corpo, segundo o Ayurveda.

  • 1

    Cobertura na língua

    Se você parar para reparar, há uma cobertura viscosa sobre a sua língua. Ela pode estar em um ponto específico ou por toda ela. E aqui não estamos falando sobre muco (que é normal), mas sobre a presença de toxinas no seu corpo.

    Sendo assim, o revestimento por diversas partes da língua pode indicar qual órgão do corpo deve ser cuidado. E se estiver presente em toda a sua língua, isso significa uma intoxicação na corrente sanguínea.

    O segundo ponto aqui é analisar se essa cobertura tem uma cor. Essa parte geralmente informa sobre os “doshas”, de modo que a cor lhe dirá o que falta e qual é o dosha prejudicado. Veja como funciona:

    Vata: cores cinza, preta ou marrom;

    Pitta: cores vermelha, laranja, amarela ou verde;

    Kapha: revestimento inteiramente branco.

    É uma enorme vantagem saber qual é o dosha em desequilíbrio. Assim você saberá qual deles precisa ser tratado separadamente, tendo maiores chances de cura.

  • 2

    Desequilíbrios

    Num diagnóstico Ayurveda, é importante observar como cada dosha em desequilíbrio se manifesta na sua língua.

    Vata

    Observe se a sua língua tem aspecto pálido, pequeno, trêmulo e fino. Ela parece secar com facilidade e tem algumas rachaduras?

    Se você apresenta esse aspecto e algumas manchas negras sobre ela, provavelmente há um desequilíbrio Vata no seu organismo. Segundo o Ayurveda, isso abre margem para uma série de questões como medo, inquietação, insônia, tenção e distúrbios digestivos.

    Geralmente esse problema afeta a área do cólon e pode ser facilmente identificado.

    Pitta

    Se a sua língua é afiada e pontiaguda, bem vermelha e de tamanho médio, então você tem uma língua Pitta. Agora, se a ponta dela possui manchas ainda mais avermelhadas, isso significa que seu sangue está sofrendo de calor excessivo.

    Esse desequilíbrio se manifesta através de distúrbios de pele, psicológicos, digestivos, dores de cabeça e inflamações. Também pode aparecer como um revestimento verde, amarelo ou laranja sobre a língua.

    Kapha

    Uma língua larga, grossa e pesada significará que você tem “desequilíbrio Kapha”. Aqui, a língua pode parecer totalmente pálida. Pode também estar inchada e sua saliva pode ter aspecto espesso.

    Geralmente perturba os rins, os pulmões e o estômago. Alguns dos sintomas do desequilíbrio são tristeza, depressão, preguiça, sono excessivo e uma desaceleração do metabolismo, o que acarreta na má digestão e ganho de peso.

  • 3

    Marcas de dentes nas laterais da língua

    Este é um dos distúrbios mais comuns. A presença de marcas de dentes é evidente em muitos seres humanos e diz que seu corpo não está sendo capaz de absorver os nutrientes essenciais.

    Ocorre devido à má digestão, consumo de alimentos que podem levar a alergias, ingestão de toxinas, doenças parasitárias e inflamação do trato gastrointestinal. Conforme estudos, as marcas deixadas pelos dentes devem desaparecer quando o distúrbio for removido.

  • 4

    Rachaduras

    Rachaduras verticais pela região central

    Uma linha vertical passando pela sua língua pode dizer muito sobre a saúde da sua coluna. Segundo o Ayurveda, uma rachadura no meio da língua é indicação de estresse sobre essa região do corpo.

    A ponta da língua, por sua vez, está relacionada à região cervical; e a base lhe dará alguns indicativos sobre a lombar. Onde quer que a rachadura esteja, indica uma possibilidade de problemas na coluna, como dores, tensões ou mesmo o desalinhamento dela.

    Rachaduras por toda a língua

    Se a sua língua está rachada por todas as partes, você tem um desequilíbrio crônico de Vata. Essas rachaduras são sinais de uma propensão a distúrbios do sistema nervoso. Mas se elas se concentram em apenas uma área em particular, então diz respeito a infecção de apenas um órgão específico.

  • 5

    Língua inchada

    Uma língua inchada pode ser resultado da ingestão de algum alimento indesejado em seu corpo. Outra causa para esse sintoma pode ser o desequilíbrio de Kapha, podendo inclusive levar ao hipertireoidismo.

  • 6

    Centro da língua mais fundo

    O meio da língua é basicamente um esboço do seu coração. Se algo está te incomodando, então o centro dela irá se manifestar de alguma forma.

    Dor, tristeza ou depressão são algumas das razões que levam a uma língua com a parte central mais funda. Isso também pode significar que seu sangue se encontra com excesso de calor devido a presença de toxinas. Preste atenção também em possíveis manchas vermelhas ou marcas nas bordas da língua.

  • 7

    Papilas gustativas vermelhas e saltadas

    Se você estiver com problemas de aquecimento em seu sistema, a língua provavelmente irá apresentar pontos vermelhos por toda a parte (especialmente nas bordas) — uma relação direta com o dosha Pitta. Isso significa que o plasma e o sangue têm uma quantidade excessiva de calor.

    Como resultado, você pode estar sofrendo de constipações ou diarreias, acidez, úlceras orais ou estomacais, dores de cabeça e irritação. Embora seja um dos distúrbios mais visíveis, pode ser confundido com mudança de clima ou humor.

    Você pode conseguir uma melhora nesses sintomas equilibrando o seu Pitta com uma dieta adequada.

  • 8

    Língua pálida

    Quando a língua está pálida, isso é sinal de uma redução significante no número de glóbulos vermelhos — podendo ser um indício de anemia. Além disso, ter perdido sangue por algum motivo (como períodos menstruais ou lesões) também podem influenciar.

    Outra possibilidade é a deficiência de certos nutrientes, como o ferro e a Vitamina B12. Infecções parasitárias, artrite reumatoide, circulação ineficiente, úlceras e doenças autoimunes podem ser algumas das outras causas.

  • 9

    Suave e úmida, vermelha ou pálida

    Uma língua vermelha, lisa e molhada representa a presença de excesso de ácido no estômago, levando a uma irritação. Devido a isso, suas papilas gustativas tendem a “se esconder”, e por isso a língua ganha um aspecto liso e úmido.

    Há muita secreção de muco no estômago e nos intestinos como forma de defesa diante da irritação causada. Se você perceber que sua língua está lisa e úmida, mas pálida, saiba que você irritou os intestinos.


Clique Aqui: 20 coisas para fazer antes do café da manhã, segundo o Ayurveda


Como cuidar da sua língua?

Para prevenir baixas na sua saúde, o Ayurveda costuma adotar uma série de medidas. Entre elas, alimentação e o cuidado com a saúde da mente são indispensável. No entanto, a boa manutenção de todo o organismo através da língua pode ser cumprido todos os dias sem muito esforço. A prática regular de raspagem pode aumentar a sua saúde e mantê-la realmente limpa.

Os benefícios da raspagem regular da língua também incluem:

  • Elimina e controla o crescimento de bactérias orais. Isso ajuda a saúde de sua gengiva e dentes;
  • Reduz as ocorrências de compostos de enxofre que podem levar ao mau hálito;
  • Ajuda o paladar a ter um melhor desempenho. Isso acontece aumentando a eficácia do sabor e da digestão;
  • Reduz a putrefação;
  • Reduz o acúmulo de toxinas e, portanto, previne o mau hálito.

Saiba Mais:

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar