.
Astrologia védica — Encontre suas dívidas cármicas no Mapa Astral

Astrologia védica — Encontre suas dívidas cármicas no Mapa Astral

Você já parou para se perguntar por que a natureza e a força de um planeta são decididas para cada indivíduo no mapa astral, no momento do nascimento? A resposta, segundo a astrologia védica, seria devido ao fato de termos resquícios de vidas passadas (particularmente a sua encarnação mais recente), ou dívidas cármicas, e que ainda precisam ser resolvidos.

Na verdade, a natureza dos planetas não é decidida quando nascemos, mas muito antes disso! Essa configuração é decidida a partir do momento em que a pessoa desencarnou na vida passada.

Dessa forma, tudo o indivíduo fez ao longo de sua vida, sejam karmas bons ou ruins, todas as impressões ficam registradas na alma, e são elas quem determinam quem (ou o que) ela será na próxima vida.

A partir daí, um novo nascimento se torna possível somente quando as combinações astrológicas estiverem de acordo com as punições e recompensas que o indivíduo merece passar em sua nova vida — trazidas de vidas passadas. E assim, quando reencarna, as combinações gravadas no mapa astral se tornam tarefa para trabalhar, aperfeiçoar ou usufruir.

Quais são as dívidas cármicas no mapa astral?

Ao analisar o posicionamento negativo ou positivo dos planetas em determinado mapa astral, um astrólogo é capaz de prever eventos futuro na vida dessa pessoa. No entanto, as ações (karmas) realizadas por essa mesma pessoas em vidas passadas são capazes de determinar se um planeta terá aspecto negativo ou positivo — influenciando nos acontecimentos do agora, da vida atual.

A seguir, vamos tentar explicar e exemplificar as formas como boas e más ações em vidas passadas podem influenciar no presente. Sempre é tempo de aprender, de evoluir e se tornar uma pessoa melhor.

Sol (Surya)

O Sol representa: a figura paterna, reis, governos, chefes de estado, administradores, seu chefe e posições de autoridade em geral. O Sol é também o responsável pelo nascimento de um menino, é o indicador do Eu, do status e do sucesso de um indivíduo, dentre outros indicadores.

No karma, o Sol abrange as más ações feitas em vidas passadas, contra as pessoas que representa. E então, nesta encarnação, trabalha negativamente para aquele que as realizou. A força desse astro vai depender do nível ou grau da má ação realizada, e a área do seu impacto também vai depender do setor em que essas ações foram cometidas.

Por exemplo: se na vida passada uma pessoa viveu incomodando seu pai, nesta vida irá sofrer por causa dele. O pai pode ser uma figura ausente, um inimigo ou, se o indivíduo for pai/mãe, o filho provavelmente lhe dará o mesmo tipo de tratamento que ele deu ao seu pai em vidas passadas.

Por essa razão que vemos casos onde um filho sofre por causa do pai. Despesas com doenças, não ter o amor do pai desde a infância, ou mesmo ser um pai que sofre por causa do filho pelo mesmo motivo.

Tudo o que lhe acontece nesta vida depende do que foi feito em encarnações passadas. O que se planta em encarnações anteriores, se colhe nesta e nas próximas vidas.

O Sol também age contra as pessoas que não seguiam as leis, que sonegavam impostos ou realizavam outros tipos de fraudes em suas vidas passadas. Nesta vida, elas tenderão a ter má sorte relativa aos mesmos assuntos — mas também podem ser punidas de uma forma ou outra.

Similarmente, o Sol no mapa astral pode trazer positividade ou força à uma pessoa relacionada aos bons karmas realizados por ela e que influenciaram nos campos da vida influenciados pelo astro.


Clique Aqui: Sol no mapa astral: o ego e a sua essência de vida


Lua (Chandra)

A Lua representa: oposta ao Sol, a Lua é o astro indicador da figura materna no mapa astral, bem como da mente, das emoções, dos grandes volumes de água (como rios e oceanos). Médiuns e curadores também são regidos pela Lua, dentre outros.

Boas e más ações realizadas contra uma mãe, em vidas passadas, serão responsáveis por decidir nesta vida a natureza e a força da Lua para tal indivíduo. Da mesma maneira, boas e más ações envolvendo a água e pessoas representadas pelo astro também vão decidir a força e a natureza da Lua para o indivíduo.


Clique Aqui: Lua no mapa astral: emoções, impulsos e intuição


Júpiter (Guru)

Júpiter representa: homens santos, lugares sagrados, livros espirituais, mestres, professores, gurus espirituais, padres, pastores e outros relacionados.

As boas e más ações feitas a pessoas, lugares e objetos ligados à Júpiter em vida passadas, irão determinar a natureza e a força do planeta para esta e próximas encarnações. Se, por exemplo, hoje você sofre com questionamentos espirituais ou não consegue se conectar com a espiritualidade de alguma forma, é possível que exista uma dívida cármica com esses setores regidos por Júpiter.

Por outro lado, se nesta vida você vive em harmonia, plenitude e felicidade com a espiritualidade ou religião, é porque em vidas passadas realizou boas ações nesses aspectos.


Clique Aqui: Júpiter no mapa astral: expansão, proteção e conquistas


Vênus (Shukra)

Vênus representa: existem muitas coisas regidas por Vênus, mas sua natureza é especialmente decidida pelas boas ou más ações feitas por alguém com relação a namoradas, esposas, companheiras ou a figura da mulher em geral.

Aquele que vivia incomodando, chateando e desrespeitando suas parceiras ou conhecidas em vidas passadas, certamente terão posicionamentos negativos de Vênus no mapa astral atual. Como consequência, isso lhe causará o mesmo tipo de sofrimento ou efeitos.

Caso seja homem, será incomodado, enganado e despeitado pelas parceiras. Alguns nem mesmo conseguem ter uma vida amorosa harmonia na vida atual. Já as mulheres nesta vida tendem a sentir na pele aquilo que fizeram em vidas passadas.

Por outro lado, aquele que se esforçou para trazer felicidade à sua companheira, foi fiel e a respeitou em vidas passadas, terá um posicionamento forte e positivo de Vênus no mapa astral. Esse aspecto lhe trará boas companhias ao longo da vida. Pessoas agradáveis, carinhosas, apaixonadas, e ainda terá uma boa reputação com o sexo oposto.


Clique Aqui: Vênus no mapa astral: sensualidade e a valorização do amor


Marte (Kuja/Mangal)

Marte representa: os irmãos, amigos, a força, a vitalidade, a energia, o ânimo, a disposição, bem como as armas, os bombeiros e outras coisas relacionadas.

Pessoas que fizeram uso da força em vidas passadas para obter algo por meios ilícitos ou para dominar alguém; pessoas que mataram ou feriram utilizando armas; pessoas que viviam incomodando irmãos e amigos; são todos perfis que nesta vida terão um posicionamento fortemente negativo de Marte no mapa astral — e que provavelmente sofrerá consequências similares.

Por outro lado, quando o indivíduo desempenha boas ações nesses setores com relação às pessoas, lugares, seres vivos ou coisas regidas por Marte, temos um posicionamento positivo do planeta no mapa nesta vida.

Por exemplo, se alguém na vida passada fez de tudo por seus amigos, da mesma forma receberá ajuda e o apoio deles. Aqueles que estiverem ao seu lado, serão capazes de enfrentar ou desafiar a morte para defendê-lo.


Clique Aqui: Marte no mapa astral: força, energia e impulsividade


Mercúrio (Budha)

Mercúrio representa: geralmente é um indicador para filha, irmã, de uma criança que não nasceu, de crianças até 12 anos de idade e meninas em particular. Também representa os negócios, o comércio, a fala, a sabedoria, o intelecto, a comunicação, a memória, dentre outras coisas.

Quando em vidas passadas o indivíduo cometeu más ações envolvendo sua filha, irmã, trapaceou nos negócios, enganou pessoas, acarretam num posicionamento negativo de Mercúrio no mapa astral. A força e a área de impacto da negatividade indicam os setores onde essas más ações foram realizadas.

Do mesmo modo, boas ações realizadas nos indicadores de Mercúrio trazem um posicionamento positivo do planeta em seu mapa atual.


Clique Aqui: Mercúrio no mapa astral: o poder da comunicação


Saturno (Shani)

Saturno representa: idosos, a classe trabalhadora, serventes, empregados, pessoas com deficiência visual, mendigos, estivadores, ensacadores, encanadores, cobras e os vícios em geral.

Em uma vida passada, más ações em relação a qualquer assunto ou grupo de pessoas envolvidas com Saturno trazem um posicionamento negativo do planeta no mapa. Alcoolismo e comportamentos que causam problemas aos outros, por exemplo, são alguns dos motivos que provocam a dívida cármica.

Quando o indivíduo praticou boas ações nesses campos temos razões para que Saturno se posicione positivamente no mapa atual — sempre em força e impacto consoante aos atos.


Clique Aqui: Saturno no mapa astral: o Senhor do Karma, a causa e o efeito


Rahu (Nodo Lunar Norte ou Cabeça de Dragão)

Rahu representa: dentre os principais indicadores de Rahu temos os parentes relacionados ao cônjuge, como sogro e cunhado. Também abrange os pássaros (corvos, em particular), trabalhadores como encanadores, varredores, faxineiros, lixeiros e também pessoas mentalmente desequilibradas.

Também é regido por Rahu atividades como contrabando, uso e tráfico de drogas e qualquer outra relacionada ao dinheiro. Jogar na loteria, fazer apostas, tudo isso tem sua representação.

As más ações realizas em vidas passadas com relação a esses assuntos provocam um mau posicionamento de Rahu no seu mapa atual. Da mesma forma, boas ações resultam num posicionamento positivo, bem como em recompensas.

Parentes ricos e muito íntimos, ganhos repentinos através de loterias ou especulações financeiras são alguns dos “presentes” para quem representou bem Rahu em outras encarnações.


Ketu (Nodo Lunar Sul ou Cauda do Dragão)

Ketu representa: filhos, discípulos, órgãos e os cães. Ketu também pode ser um indicador das ciências ocultas, bem como de um extremo sucesso ou fracasso na carreira.

Quando Ketu se encontra em um posicionamento negativo no mapa, significa más ações em vidas passadas, acarretando falhas, má reputação e, inclusive, casos judiciais e litigiosos na sua vida atual. Também é capaz de causar obsessões, enfermidades de difícil diagnóstico, problemas mentais e baixo poder de decisão na vida.

Por outro lado, quando Ketu está favoravelmente posicionado, este abençoa o indivíduo com muito sucesso, fama e estabilidade.


Como viver em harmonia com uma dívida cármica?

Como mencionamos acima, um planeta posicionado negativa ou positivamente é observado pelo astrólogo védico, bem como os efeitos e as áreas de impacto onde cada um deles recai sobre a sua vida.

O horóscopo também vai indicar o momento em que esses impactos, bons ou ruins, ocorreram. E assim é possível prever os eventos que ainda irão acontecer na vida do indivíduo.

Como solução, a astrologia védica, após analisar minuciosamente o horóscopo, dá algumas instruções (os chamados remédios astrológicos ou yagyas) para que a pessoa consiga pacificar os planetas negativos, amenizando o impacto negativo que as dívidas cármicas trouxeram para esta vida.

Por exemplo: se alguém possui um posicionamento fortemente negativo em Marte no mapa astral, é recomendado que seja mais gentil e educada com seus amigos e irmãos, e que procure se distanciar ao longo da vida de práticas violentas e meios ilícitos de conseguir dinheiro — trapaças, desvios, etc.

Às vezes o astrólogo pode até recomendar algumas práticas que auxiliem a apaziguar esse aspecto, como a yoga, por exemplo.

Na realidade, essas recomendações são coisas que a pessoa já deveria ter feito em vidas passadas, mas não o fez. E é por isso que poderá continuar acontecendo nesta e nas próximas vidas até que esse padrão seja quebrado e o indivíduo aprenda a lição.

O papel da astrologia védica é apontar e orientar a pessoa rumo a direção correta, permitindo que ela pague suas dívidas cármicas pertencentes aos assuntos regidos por um planeta particular. Dessa forma, os efeitos negativos do planeta passam a ser reduzidos em ritmo gradual e progressivo.


Clique Aqui: Mapa Védico — 5 passos para começar a ler o seu


A importância dos Yagyas

Yagyas, como citamos, são formas ou procedimentos tradicionais antigos védicos, milenares, utilizados para apaziguar ou amenizar a fúria de certos planetas ou aspectos que estariam causando problemas em nossas vidas.

Os yagyas védicos (também chamados de yajna, yagna) são executados para criar efeitos positivos e evitar os indesejados nas diferentes áreas da vida de indivíduos e nações inteiras, bem como para ter o melhor apoio possível da natureza.

Os yagyas são baseados no conhecimento dos antigos santos da tradição védica. Os yagyas védicos são feitos por personalidades védicas especialmente treinadas, que são especialistas em cerimônias védicas, performances e vivem suas vidas de acordo com as regras da tradição védica.

Yagnas são executadas através da recitação do som ou mantras védicos para alcançar certos resultados. Isso é, música védica, vibração védica. É possível usá-los como prevenção, mas também é possível usá-los para promover as diferentes áreas da vida. Os benefícios do yagya são a saúde, riqueza (não apenas material), harmonia e evolução.


Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar