.
9 lições para a vida da filosofia samurai

9 lições para a vida da filosofia samurai

Para a imaginação contemporânea, os guerreiros samurais continuam sendo símbolos de honra, coragem e disciplina. Essas três qualidades são desejáveis ​​não apenas para a vida dedicada à batalha, mas para a própria existência. E isso, talvez, os torna úteis para qualquer uma das lutas que enfrentamos e em todas as suas muitas frentes.

Além da visão de vida dos samurais, não há dúvida de que seu código de conduta mantém alguns ensinamentos notáveis ​​e valiosos. No final do dia, como muitas outras tentativas de governar o comportamento humano, a maneira de pensar dos samurais, e seus métodos reformados ao longo do tempo, os orientaram para a realização de um certo ideal de vida, e isso foi para o benefício de ambos o indivíduo e a comunidade.

Código de conduta os samurais

Entre os participantes mais notáveis ​​na elaboração do código de conduta dos samurais estava Miyamoto Musashi. Além de lidar com a espada com maestria temível, ele também era filósofo e escritor. Também vale a pena citar que Musashi não era um samurai como tal, mas um “ronin”, um termo dado a guerreiros que perderam seus mestres devido à morte ou a uma perda de favor.

Dentro da filosofia deste lendário guerreiro, um dos princípios fundamentais é a união necessária entre o aluno e a técnica: como o bulbo e a flor, não se pode existir sem o outro. Por si só, isso já é uma ótima lição. Isso nos lembra que, na vida, o aprendizado nunca para, que cada um de nós nunca deixa de ser um aprendiz da habilidade de viver e que, portanto, a técnica de viver é um trabalho em progresso que pode ser sempre aperfeiçoado.


Clique Aqui: 8 ensinamentos para vencer na vida


9 regras de conduta de um guerreiro samurai

No final do seu primeiro livro, dedicado à Terra, Musashi escreveu estas nove regras simples de conduta para o guerreiro samurai. Mesmo em sua brevidade, constituem um notável guia de reflexão e posterior determinação para nossa própria existência, na medida em que são preceitos que exigem compreensão e exercício contínuo.

  1. Não pense desonestamente. Pense honestamente e sinceramente.
  2. O caminho está em treinamento. É preciso sempre continuar a treinar.
  3. Se familiarize com todas as artes.
  4. Conheça o caminho de todas as profissões.
  5. Conheça a diferença entre perda e ganho em assuntos mundanos.
  6. Desenvolva o julgamento intuitivo e a compreensão de tudo.
  7. Perceba aquelas coisas que não podem ser vistas.
  8. Preste atenção até às pequenas coisas.
  9. Não faça nada que não tenha utilidade.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.