Akai Ito: o fio vermelho do destino
A palavra akai ito (赤い糸) significa literalmente fio vermelho. Essa linha vermelha, na verdade, pode ser considerada uma metáfora para uma contagem regressiva do encontro de uma pessoa com a sua alma gêmea.
Há uma lenda de origem chinesa, porém também há uma versão dela no Japão, que diz que os deuses amarram uma corda vermelha invisível em volta dos tornozelos de homens e mulheres que estão predestinados a passarem suas vidas juntas, pois acreditam ser almas gêmeas.
Duas versões diferentes do akai ito
A versão japonesa do akai ito conta a história de um garoto que diz que nunca vai se casar, obtendo como resposta do deus Xia Lao Yue que ele está ligado a uma garota por um fio vermelho. Um dia, o garoto encontra uma menina e se sente atraído por ela instantaneamente. Querendo fugir do seu destino, o menino atira uma pedra nela, dizendo que nunca ia se casar. Passa-se os anos e o menino, agora um rapaz, casa-se com uma mulher que escondia o rosto com um véu. Ao indagá-la o porquê disso, ela responde ao seu marido que uma vez quando ela era criança um menino lhe jogou uma pedra no rosto, formando uma cicatriz na sobrancelha. Foi quando o jovem percebeu que não adianta fugir do akai ito.
Os chineses contam o akai ito de outra forma. Nela há um homem que está prestes a se casar, o Deus intervém o ato, dizendo que aquela não é a pessoa certa para ele e aponta através da corda vermelha um bebê. Irritado ele incendeia a casa onde o bebê morava com sua família e casa-se com a pessoa errada. Depois de um casamento infeliz, o homem se casa novamente com uma mulher que havia sobrevivido a um incêndio, sendo feliz na nova união.
Clique Aqui: Sanpaku: os olhos podem prever a morte?
O Akai Ito em outras culturas
“Uma alma gêmea é alguém cujas fechaduras coincidem com nossas chaves e cujas chaves coincidem com nossas fechaduras. Quando nos sentimos seguros a ponto de abrir as fechaduras, surge o nosso eu mais verdadeiro e podemos ser completa e honradamente quem somos. Cada um descobre a melhor parte do outro.”
Na Índia há um gesto que demonstra o vínculo entre irmãos. Uma corda vermelha chamada de Rakhi serve como um talismã de proteção. Na verdade, esse fio as vezes é usado para matar interesses românticos de outros. Ele é um cordão literal e costuma ser amarrado no pulso ao invés de ligar uma pessoa na outra.
Graças ao akai ito, nasceu um gesto envolvendo os dedos que servem como uma abreviação da lenda. Se segurarmos o dedo mindinho indicamos um namorado, se segurarmos o polegar indicamos uma namorada. No mundo ocidental, acredita-se na alma gêmea, crença bem parecida com a lenda oriental. E você, gostou dessa lenda?
Saiba mais :