A filosofia Ubuntu em seu conceito de igualdade e humanidade
Tendo o respeito e a solidariedade como base de uma sociedade, a filosofia Ubuntu é sustentada por um conceito tradicional africano onde a importância das alianças entre os indivíduos e o relacionamento entre eles é levado como um dos pilares para a boa convivência e harmonia de todo um povoado.
Diante da filosofia Ubuntu, conta-se que não há uma origem precisa da mesma, mas que seu conceito permanece presente; no entanto, seu fundamento costuma ser atribuído à origens na África Subsaariana e ao povoado Banto (o qual deu forma à palavra).
Ao ser traduzida para o português, Ubuntu recebe a sentença “humanidade para com os outros” em adaptação mais condizente com seu significado filosófico. Com isso, todos os indivíduos que se classificam Ubuntu têm em suas consciências o fato de que quando o próximo é diminuído ou oprimido de alguma forma, isso também o afeta.
Filosofia Ubuntu: respeito e senso de humanidade
Após cinco longas décadas em que a África do Sul se viu em regime de segregação racial apoiada pela lei local, esse processo pós-apartheid exigiu medidas urgentes para retomar o respeito, pela igualdade, valores e respeito às diferenças. É desta maneira que a filosofia Ubuntu surge em seu ideal para lutar contra tal regime de exclusão e lutava pelo direito de cidadania dos negros.
Inserida na sociedade, a filosofia Ubuntu foi e continua sendo citada por diversos líderes em contextos sobre a repressão e o colonialismo. No entanto, sua aplicação consiste em um espectro muito mais abrangente que a igualdade racial, mas política, religiosa e também implicando nos direitos de agir e se expressar desde que tal atitude seja benéfica à sociedade como um todo.
De acordo com Nelson Mandela, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, sua declaração sobre a filosofia Ubuntu foi expressa nas seguintes palavras: “Respeito. Cortesia. Compartilhamento. Comunidade. Generosidade. Confiança. Desprendimento. Uma palavra pode ter muitos significados. Tudo isso é o espírito de Ubuntu. Ubuntu não significa que as pessoas não devam cuidar de si próprias. A questão é: você vai fazer isso de maneira a desenvolver a sua comunidade, permitindo que ela melhore?”
Basicamente, uma pessoa com Ubuntu, como assim chamada, é alguém que não se intimida diante do próximo, quando estes são bons, humanos e capazes; o que consiste em uma autoconfiança proveniente de um meio onde o próximo não é diminuído, oprimido ou sofre violência pelos seus semelhantes. Afinal, no contexto africano, uma pessoa só é uma pessoa através de outra pessoa.
Sistema operacional Ubuntu: qual sua relação com a filosofia?
Simples, intuitivo, gratuito e de código aberto, o sistema operacional Ubuntu Linux ganhou o nome dessa filosofia justamente por conta de sua proposta livre, e como forma de trazer o espírito do Ubuntu para o mundo tecnológico — uma vez que conta com o trabalho comunitário para o desenvolvimento e aprimoramento do software.
O sistema Ubuntu tem como objetivo ser mais amigável ao usuário, sob uma ideologia de ajuda mútua, compartilhando e ajudando outras pessoas.
Saiba mais:
- O que é ser livre? Entenda o conceito moderno de liberdade
- Tolerância: como praticar essa virtude que pode nos livrar do ódio
- Espiritualidade em tempo de redes sociais