9 tipos de tensão muscular causada por emoções presas
Seu corpo é o reflexo de todas as experiências que você já teve. Muitos de nós carregamos emoções reprimidas em várias áreas do corpo, sem nem mesmo saber. De fato, podemos passar anos, até décadas, completamente alheios à energia bloqueada que ficam detidas nos nossos músculos. Essa energia reprimida é responsável por inúmeras doenças e condições crônicas de saúde que podem causar grande sofrimento.
O corpo não esquece o passado
Seu corpo é a maneira mais honesta e óbvia de acessar sentimentos presos e até memórias traumáticas. Não importa o quanto você tente ignorar, intelectualizar ou suprimir como se sente, seu corpo sabe a verdade.
Se você está sentindo uma tensão crônica no pescoço, ombros, costas, coxas, pernas ou qualquer outra área do corpo, você deve chegar à raiz da dor de uma vez por todas.
O que causa a tensão muscular crônica?
De acordo com vários estudos, a tensão muscular crônica pode ser o resultado de quatro causas diferentes.
A primeira causa é o condicionamento social. O condicionamento social começa na infância e é reforçado pelo resto da vida por pais, amigos, professores, membros da família e pela sociedade em geral. Grande parte da tensão muscular que se desenvolve é resultado de crenças sociais, ensinadas como forma de ser “aceitável” ou agradável. Por exemplo, muitos de nós fomos ensinados que “apenas bebês choram”, assim como crianças, aprendemos a reprimir nossas lágrimas e tristeza para “não ser um bebê”.
A segunda causa da tensão muscular é o trauma. As experiências traumáticas podem variar, desde levar umas palmadas quando criança até mesmo à violência extrema. O trauma pode ter sido deliberadamente infligido (por exemplo, estupro ou uma agressão física) ou acidental (por exemplo, um acidente de carro). Quando essas experiências traumáticas não são tratadas conscientemente, elas podem resultar em medo crônico e estresse.
A terceira causa de tensão muscular é a tensão psicológica. A tensão psicológica é qualquer forma de ansiedade, frustração, tristeza ou raiva que desenvolvemos como resultado de percepções. Por exemplo, tensão psicológica é desenvolvida como resultado de pensamentos sobre colegas de trabalho (por exemplo, achar que são preguiçosos) ou ao estar preso no trânsito.
A causa final da tensão muscular são estresses e hábitos ambientais. Por exemplo, o estilo de vida sedentário (trabalhando em uma mesa o dia inteiro) tende a exacerbar a dor física, porque não dá aos músculos a chance de expulsar a tensão. Outros hábitos, como má postura, falta de sono, uso de drogas, alimentação não saudável e poluição ambiental tendem a aumentar a probabilidade de desenvolver tensão muscular crônica.
Clique Aqui: 23 emoções ocultas que todo ser humano sente mas nunca fala
Consequências da tensão muscular crônica
Quando falamos de tensão muscular causada por fatores mentais e emocionais, as tendências entre os problemas de saúde são:
- Transtornos do humor (ansiedade, depressão)
- Dor nas articulações e aumento da chance de lesão
- Dismenorreia (cólicas no baixo ventre)
- Insônia
- Problemas de pele (acne, psoríase)
- Asma e febre do feno
- Dores de cabeça e enxaquecas
- Palpitações e dor no peito
- Náusea
- Fibromialgia
- Síndrome do intestino irritável
- Problemas gastrointestinais (diarreia, inchaço, constipação, cistos)
- Hipertensão / pressão alta
- Disfunção sexual (ejaculação precoce, sexo doloroso)
- Maior tendência ao comportamento viciante
9 tipos de tensão muscular causadas por emoções presas:
Embora todas as pessoas sejam diferentes, há certas partes do corpo mais conhecidas que tendem a acumular tipos específicos de emoções.
-
Tensão do ombro = responsabilidades
Quando nos sentimos sobrecarregados pelo estresse da vida, tendemos a acumular esses sentimentos em nossos ombros. Já ouviu a expressão “carregando o peso do mundo em seus ombros”? A tensão do ombro parece estar intimamente ligada às responsabilidades sociais e emocionais, incluindo inconscientemente o fardo da dor de outras pessoas.
-
Tensão no pescoço = medo e auto-expressão reprimida
A tensão do pescoço geralmente está ligada a problemas no chakra da garganta, como a incapacidade de se comunicar claramente ou ser o seu eu autêntico em torno dos outros. Medo e ansiedade também são frequentemente armazenados nesta área. A tensão muscular do pescoço também está relacionada a problemas de confiança.
-
Parte superior das costas = dor e tristeza
Tristeza não liberada tende a se acumular na região lombar. Como esta área fica próxima ao coração, também é onde as emoções ligadas ao desgosto e à perda são armazenadas.
-
Parte do meio das costas = insegurança e impotência
Tradições curativas, como a reflexologia, ligam a dor lombar aos sentimentos de desamparo, desesperança e insegurança. Se você não se sente apoiado por outras pessoas ou pela vida, provavelmente carrega tensão nessa área do corpo.
-
Lombar = culpa, vergonha e indignidade
Problemas na região lombar geralmente se correlacionam com sentimentos de baixa auto-estima e falta de auto-aceitação. Sentimentos como culpa, vergonha e até inadequação ou trauma sexual também podem ser armazenados aqui.
-
Estômago = incapacidade de processar emoções
A expressão “Eu não aguento mais” descreve adequadamente a tensão muscular do estômago. Se seu estômago estiver duro ou dolorido, você pode ter dificuldade para processar emoções negativas (e até positivas).
-
Coxas Internas = medo da vulnerabilidade
Você está nervoso e não confia nas pessoas? Se você luta com a ansiedade social, também pode sentir dores na parte interna da coxa. Como nossas pernas são biologicamente programadas para correr quando detectamos o perigo pela primeira vez, o medo em relação aos outros geralmente é armazenado nessa zona.
-
Coxas externas = frustração e impaciência
Quão rápido você vive a vida? Quanto mais rápido e sem pensar você vive, maior a probabilidade de você ter energia frustrada e impaciente armazenada nos músculos externos da coxa. Nosso trabalho e vida pessoal também podem contribuir bastante para a tensão muscular nessa área.
-
Nádegas = raiva
Quantas vezes você tem que lidar com pessoas que são, do inglês, uma “pain in the ass”, que quer dizer, uma dor no bumbum? A raiva reprimida é frequentemente armazenada nas nádegas. Preste atenção na próxima vez que sentir raiva: sente que está ficando tenso também?
Saiba mais :