7 tipos de amor: você conhece cada um?
O amor é um dos sentimentos mais puros e envolventes de toda a sociedade, seja na ocidental, seja na oriental. É o sentimento que perpassa gerações e continua existindo em toda a sua virtude. Mas, você sabia que existem ao menos 7 principais tipos de amor? Descubra hoje cada um deles e como eles são importantes para a nossa vida.
Tipos de Amor:
-
Amor próprio
Quando a Bíblia nos relata: “Ame ao próximo como a ti mesmo”, geralmente a gente se esquece de nós mesmos e nos concentramos em amar o próximo. Entretanto, para que consigamos amar o próximo com a intensidade certa, temos que nos amar primeira para, assim, conhecer de fato esta intensidade. O amor próprio é fundamental para qualquer pessoa que deseja uma vida de paz e prosperidade.
-
Amor prático
Este sentimento é centrado sobre a razão e deixa sempre de lado a sexualidade. É um amor que encontra a sua importância na praticidade da vida, nos afazeres, na rotina e nas compatibilidades com o outro.
-
Amor lúdico
Popularmente conhecido como “charme” ou “flerte”, este é o tipo de amor que se desenvolve em pequenos gestos, como palavras, brincadeiras, sorrisos, danças, etc. Quando começamos a desejar alguém e flertamos com esta pessoa, fazemos uso deste amor lúdico.
-
Amor universal
Este é o amor mais difundido pelo mundo enquanto teoria. É o amor que se subdivide em milhares de outros amores. Nele, encontramos o amor pelo próximo, por estranhos que vemos pela rua, pelo ar, pelo sentido da natureza, por Deus, pelos deuses, pela vida!
-
Amor familiar
É o laço que jamais se quebra, é o amor que sentimos dentro de casa pela nossa família. De irmão a irmão, de pai à mãe, de marido à esposa, de filho com filha. É o amor que nasce desde berço, desde cedo e dura para toda a vida.
-
Amor de amigo
É o amor que se constrói com o tempo. Raramente pode acontecer à primeira vista, mas sobretudo em amizades muito especiais e fortificadas. Esse amor só se aprimora com o tempo e, como o vinho, quanto mais antigo, melhor!
-
Amor erótico
Esse já é o amor puramente sexual, aquele amor da libido, de sexo, de cama. Esse pode conter em outros tipos de amor, mas também pode existir sozinho, como apenas “passatempo” de um casal, sem o envolvimento de um amor familiar. É baseado, também, no romantismo.
Saiba mais :