A oração do amor próprio
O amor próprio é o tipo de amor que as pessoas devem ter por si mesmas. Existe uma oração que pode ajudar a relembrar o quanto somos importantes e o quanto nos devemos valorizar. Por antigos sofrimentos e relacionamentos com outras pessoas, muitas vezes não defendemos os nossos próprios interesses.
Ter amor próprio não significa ser egoísta e ter os seus desejos acima dos outros. O intuito do amor próprio e sua oração é que as pessoas ajam de forma positiva e que deixem de pensar em momentos tristes do passado. Quem procura ter controle emocional acaba por se amar de verdade. Com a ajuda da oração, é possível compreender as pessoas que nos cercam, as suas atitudes, e estar sempre, ou na maioria das vezes, de bem com a vida.
Para sentirmos amor por nós mesmos, precisamos esquecer a opinião dos outros. Não guardar raiva nem rancor, estar sempre disposto a perdoar e ter coragem. É preciso ainda confiança e segurança para recomeçar, alcançar novos caminhos e seguir a vida em frente.
Versículos mais apropriados
Orações próprias e criadas especialmente sobre o amor próprio são ideais para quem precisa de uma ajuda adicional. Entretanto, se for católico, na Bílbia existem alguns versículos bastante interessantes também sobre essa questão. É o caso dos Salmos 139:14, Lucas 12:6-7, 1 Pedro 2:9, Romanos 12:3, entre outros.
Clique Aqui: Oração poderosa para o anjo da guarda da pessoa amada
Dicas para ter mais amor próprio
Além da oração, algumas dicas básicas podem te ajudar a ser mais amoroso consigo mesmo. Siga esses exemplos:
- Saiba avaliar: conhecer a si mesmo é fundamental. Uma pessoa deve saber o que lhe dá prazer e como respeitar os seus próprios sentimentos.
- Não tenha medo de ser quem você é: com o tempo, você aprende a gostar mais da sua pessoa, e a gostar de quem gosta de você. Mostre ao mundo a sua personalidade incrível.
- Mudar? Apenas por você: devemos mudar pela única pessoa que vale a pena, ou seja, nós mesmos. Em uma situação de casal ou que afete ao próximo, deve sempre avaliar primeiro o quanto mudar impacta o seu amor próprio e, posteriormente, o que será bom para os dois.
- Afaste tudo o que te faz mal: não insista, não vale a pena. O mal apenas te prende em uma bolha infinita, corte pela raiz e siga a vida com pensamentos positivos e sempre com a cabeça erguida.
Leia abaixo a oração do amor próprio e use no seu dia a dia se achar preciso uma força extra:
“Que eu saiba primeiro me encontrar, antes de me doar.
Que eu possa respeitar os meus próprios limites e aprender a dizer não quando essa é a minha real vontade e direção.
Nos erros que cometo, que eu possa me olhar com todo amor e compaixão, pois sei que faço e dou o meu melhor, que eu aprecie a autogratidão.
Em cada alegria celebro a grandeza de ser quem sou, sem querer ser uma imagem que pintaram de mim, esse tempo acabou.
Com carinho eu me cuido e me amparo a cada passo, a cada queda. Sei que minha força se refaz no meu tempo, e nele meu coração celebra.
Que eu não me critique ou me culpe, drenando assim minha própria energia. Que eu saiba respeitar o meu tempo de florescer a cada dor, que eu possa também me permitir a alegria.
Que antes de eu cuidar do outro, eu olhe para a minha vida, regue o meu jardim para que a doação não me deixe um buraco e eu me sinta depois dolorida.
Que eu não abandone a mim mesma, esperando que alguém venha me salvar, ao invés disso que eu saiba me olhar com amor e me curar.”
Clique Aqui: Oração Pai Nosso – aprenda a origem e a interpretação da oração
Saiba mais :