11 passos para criar uma filha super confiante
Qualquer mãe sabe que, ao criar uma filha, incutir um forte senso de autoconfiança é uma das tarefas mais importantes e essenciais dos pais. Embora nossa sociedade possa muito bem ter progredido em direção a certos níveis de igualdade de gênero, ainda há um longo caminho a percorrer, e nossas filhas continuarão a enfrentar desafios que seus colegas do sexo masculino nunca poderiam sequer imaginar. Conheça nossas dicas para ter uma filha autoconfiante.
Uma mulher com um alto nível de confiança é uma mulher que vai defender seus direitos e seguir sua visão, não importa quais desafios e obstáculos possam surgir. Para ajudar sua filha a desenvolver essa sensação de confiança, aqui estão orientações rápidas sobre como criar uma filha autoconfiante.
11 dicas para ter uma filha autoconfiante:
-
Diga a ela que você acredita nela
Pessoas de sucesso têm todas uma coisa em comum – pais que lhes dizem repetidamente que podiam conseguir qualquer coisa que quiserem. Diga a sua filha esta mensagem – e repita-a sempre que possível.
-
Deixe ela sair
Dando a sua filha o conforto e as habilidades para brincar ao ar livre irá incutir uma maior sensação de seu corpo como uma fonte de força e ensiná-la a assumir riscos saudáveis. Especialistas em psicologia infantil explicam que quando você “os empurra para fora de sua zona de conforto, eles percebem que não importa o resultado, eles sobrevivem e têm a força para enfrentar qualquer desafio”. Então, apresente a ela o que é o arvorismo, caçar insetos e acampar – mesmo se você preferir estar em ambientes fechados.
-
Incentive a perseguir seus interesses
Ellen Galinsky, autora de Mind in the Making, enfatiza a importância de mostrar à sua filha que seus interesses são levados a sério. “Pegue nas coisas que sua filha demonstra interesse e ajude a construir e aprofundar essas coisas para que, no fim das contas, ela tenha uma paixão por algo.”
-
Minimize a princesa dentro dela
Quando perguntamos a uma menina qualquer o que as princesas fazem, a resposta mais comum sem hesitação pode ser: “Eles limpam as casas e esperam que os príncipes se casem com elas”. Caso encerrado. Focar a atenção das suas filhas na beleza e na feminilidade em uma idade tão jovem é fazê-las se concentrar no foco errado.
-
Seja uma mãe ou pai com empatia
Você não precisa concordar com sua filha para expressar empatia sobre como ela se sente. A empatia faz com que sua filha saiba que ela é importante e que seus sentimentos são importantes. A educação empática e não baseada no medo leva a uma maior autoestima nas crianças.
-
Ajude-a a amar a sua aparência
Se sua filha vê você amando todo o seu corpo, não importa a forma ou o tamanho, ela vai crescer pensando em amar o dela. Nunca coloque seu corpo na frente de sua filha e não tenha uma “crise de figurino” na sua presença. Vá com a primeira roupa que você experimentar.
-
Incentive a prática esportiva
Colocar sua filha nos esportes desde cedo faz com que ela aprecie seu corpo por sua força e não apenas por sua beleza. Michelle Obama tem uma política que cada filha joga um esporte de sua escolha e um que ela mesma escolhe para elas.
-
Mostre interesse em seus estudos
Demonstre que os estudos são importantes mostrando interesse pela vida acadêmica da sua filha. Envolva-se na escola, seja voluntário, apareça nos eventos da escola e verifique o dever de casa.
-
Deixe-a seguir seus próprios interesses
Permitindo a sua filha a liberdade de encontrar seus próprios interesses na vida, você estará dando a ela a chance de desenvolver confiança e alta auto-estima. As meninas que são ensinadas a serem obedientes e que só se envolvem em atividades que seus pais esperam delas raramente desenvolvem a coragem de acreditar em si mesmas e em seus próprios interesses.
-
Deixe sua filha saber que ser confiante é bom
De acordo com estudos recentes, muitas garotas acham que mostrar confiança e auto-estima é o mesmo que ser vaidosa e arrogante. Como pai ou mãe, deixe sua filha saber que está tudo bem em ser confiante, não importa o que os meninos (ou outras garotas) pensem. Os homens que são confiantes com seu estilo e toda metrossexualidade quase nunca são criticados.
-
Não seja protetora demais
Quando você vê sua filha visivelmente sofrendo com algum problema relacionado aos colegas, pode ser quase que da sua natureza querer vir ajudar. Embora qualquer pai precise demonstrar preocupação, há uma linha tênue aqui, e você precisa aprender quando oferecer sua preocupação e apoio, e quando deixar sua garotinha enfrentar a situação sozinha.
Quanto mais confiante a sua filha se tornar, melhor ela estará preparada para enfrentar qualquer situação de emergência ou difícil que surja ao longo de sua vida.
Saiba mais :