.
Você conhece os principais benefícios do alecrim?

Você conhece os principais benefícios do alecrim?

O alecrim é uma erva típica do mediterrâneo que é muito utilizada na culinária para temperar carnes, sopas e molhos. Ele também é um poderoso remédio natural que tem sido utilizado desde a antiguidade pelo homem.  Com o avanço da ciência, comprovou-se que nossos antepassados estavam certos: o alecrim possui diversos efeitos medicinais e traz inúmeros benefícios à nossa saúde. Conheça os principais abaixo.

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência.

10 min de consulta por telefone SÓ R$ 5.

Os principais benefícios do alecrim para a nossa saúde


Veja o que o consumo dessa erva pode trazer à sua saúde.

1- Memória
O alecrim possui ácido carnósico, uma substância neuro-protetora que previne a doença de Alzhaimer e retarda a perda de memória natural do envelhecimento.

2- Humor
O alecrim favorece o bom humor! Um estudo realizado com cobaias mostrou que aqueles que tiveram contato diário com o aroma do alecrim conseguiam manter o bom humor durante o dia de forma significativa em comparação para o grupo de controle que não teve contato com o aroma desta erva.

Leia Também: Poder das Ervas para Proteção e Equilíbrio

3- Prevenção do câncer
O alecrim possui em sua composição o carnosol, um composto anticancerígeno.  O consumo de alecrim previne principalmente o câncer de mama, de próstata, de cólon, de pele e a leucemia.  Em um estudo realizado com ratos cobaias, o carnosol  conseguiu reduzir em até 76% o agente cancerígeno do câncer de mama.

4- Anti-inflamatório
O alecrim é um poderoso anti-inflamatório graças aos já citados ácido carnósico e carnosol. A combinação dessas duas propriedades inibe a enzima COX-2, responsável pela dor e inflamação no corpo. Além disso, eles ainda inibem a produção de ácido nítrico, que tem papel fundamental no processo inflamatório.

5- Digestão
O alecrim é excelente para a nossa saúde digestiva, ele consegue tratar os principais problemas digestivos como dor de estômago, prisão de ventre, indigestão, gastrite e muitos outros. Além disso, ele ainda ajuda a evitar doenças transmitidas por alimentos, como carnes e ovos contaminados.

Leia Também: Ervas de Ogum: suas utilizações em rituais e propriedades de cura

6- Dores
O óleo do alecrim é muito utilizado como analgésico, ele é excelente para aliviar as dores causadas pela artrite, artrose, dores musculares e nas articulações.

7- Enxaqueca
É um remédio natural poderoso no alívio de enxaqueca. Para utilizar as propriedades desta erva contra a enxaqueca, indica-se ferver água e acrescentar alguns raminhos de alecrim. Depois, desligue o fogo, coloque uma toalha sobre a cabeça e inale repetidamente o vapor d’água com aroma de alecrim. O alívio é certo, mas muito cuidado para não se queimar.

8- Diurético
O alecrim é uma erva diurética leve, ela ajuda a diminuir a retenção de líquido e o inchaço. Ele estimula a excreção e o fluxo da urina, favorecendo o trabalho dos rins e melhorando também a circulação.

Leia Também: Aprenda a fazer um amuleto de ervas para ter sorte e proteção

9- Doenças respiratórias
O aroma do alecrim é poderoso para tratar os sintomas de problemas respiratórios. Basta inalar o óleo de alecrim ou vapor d’água com alecrim (no mesmo processo descrito para alívio de enxaqueca) e ele trará alívio para o congestionamento causado pelos resfriados, gripes, alergias, infecções respiratórias, ajudando a limpar a garganta e os pulmões do excesso de muco e catarro.

10 – Desintoxicação do fígado
O alecrim é utilizado desde os tempos mais remotos na cura e desintoxicação do fígado. Atualmente, a ciência já investigou e mostrou que o extrato de rosmaninho é capaz de reduzir a cirrose e impede os danos ao fígado.

11- Antienvelhecimento
O alecrim é valioso também para quem quer evitar o envelhecimento precoce. A erva propicia a regeneração celular, reduz o inchaço,  dá mais firmeza e melhora o tônus da pele.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!