.
Sintomas da menopausa? Saiba como aliviar com óleos essenciais

Sintomas da menopausa? Saiba como aliviar com óleos essenciais

A menopausa é uma ocorrência natural em todas as mulheres caracterizada pelo fim dos ciclos menstruais, significando o encerramento da capacidade reprodutiva da mulher. Este período gera diversos sintomas devido a alteração dos hormônios que controlam a ovulação. Veja como os óleos essenciais da aromaterapia podem ser valiosos aliados para controlar os sintomas da menopausa de forma natural.


Aromaterapia controla os sintomas da menopausa de forma natural

A menopausa é um período de transição que pode durar de alguns meses a até 4 ou 5 anos e é acompanhada por ciclos de menstruação irregular, ondas de calor pelo corpo, suores noturnos, irritabilidade, alteração na lubrificação vaginal, queda do desejo sexual, depressão e outros sintomas. Essas alterações hormonais costumam incomodar muito as mulheres, principalmente porque coincide com o período de envelhecimento do corpo, algo que pode ser difícil aceitar apesar de ser um processo natural.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Para que esse período inevitável aconteça de forma mais leve e sem incomodar tanto, podemos fazer uso dos óleos essenciais da aromaterapia para aliviar os sintomas da menopausa. Veja como é fácil:

  • Óleo essencial de Gerânio: é um excelente regulador e balanceador hormonal, sendo o principal óleo essencial para o tratamento da menopausa.

  • Óleo essencial de Rosas: ajuda a regular o ciclo menstrual, tonificar o útero e incentivar a feminilidade (que pode ficar abalada neste período).

  • Óleo essencial de Limão, Cipreste, Patchouli, Sálvia e Gerânio : são excelentes para reduzir os calores súbitos e os suores noturnos.

  • Óleo essencial de Camomila, Lavanda, Rosa, Manjerona e Hortelã-pimenta: são excelentes para o tratamento das dores de cabeça decorrentes da menopausa.

  • Óleo essencial de Rosas e de Ylang Ylang: são eficazes para alívio das palpitações.

Como utilizar os óleos essenciais para os sintomas da menopausa

A utilização mais adequada dos óleos essenciais no alívio dos sintomas da menopausa é através de massagens. Como as mulheres apresentam sintomas diferentes e em diferentes graus de intensidade, o ideal é que uma mistura de óleos seja feita para refletir a combinação de sintomas presentes. Lembramos que os óleos devem sempre ser combinados com um óleo base para serem utilizados e solicitar a preparação, de preferência, com um aromaterapeuta. Além da utilização em massagens, a inalação, utilização em cremes e loções hidratantes, óleos de banho e aromatização de ambientes também oferecem benefícios para alívios dos sintomas da menopausa. Se você quiser saber mais sobre como utilizar os óleos essenciais da aromaterapia para diversos fins, confira neste artigo.


Leia também: 5 dicas para aliviar os sintomas da TPM com a técnica Feng Shui


Sugestões de utilização

Spray que alivia ondas de calores e suores noturnos:

Misture em 30 ml de óleo vegetal base 2 gotas de óleo essencial de gerânio e 1 gota de óleo essencial de hortelã pimenta. Aplique a mistura no pescoço, ombros e nuca.


Loção pós banho

  • 100g de hidratante neutro
  • 5 gotas de óleo essencial de gerânio
  • 2 gotas de óleo essencial de sálvia esclaréia
  • 5 gotas de óleo essencial de erva doce

Misture bem os ingredientes e armazene em uma embalagem esterilizada. Aplique no corpo todos os dias após o banho.


No aromatizador ou difusor pessoal:

No difusor pessoal você pode pingar 1 gota de gerânio e 1 gota de sálvia esclaréia e utilizar por 15 dias, pausa 5 e retorna mais 15 dias. No aromatizador, pingue 2 gotas de gerânio ou de óleo de rosas todos os dias.

Atenção: lembramos que todo o tratamento da aromaterapia é auxiliar ao tratamento médico e não deve substituí-lo. Ele não interfere na ação dos medicamentos, podendo ser utilizado como uma ferramenta natural para reduzir os sintomas da menopausa.


Leia também: Aprenda a fazer um difusor de óleos essenciais ecológico


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: