.
Sabia que dá pra usar aromaterapia para emagrecer? Saiba como!

Sabia que dá pra usar aromaterapia para emagrecer? Saiba como!

A aromaterapia pode ajudar a emagrecer? Sim, pode. Veja como isso é possível no artigo abaixo.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Encontre já o seu Bem Estar Espiritual!

Aceito a ajuda! >

A aromaterapia e a relação com a alimentação


A aromaterapia faz uso das propriedades dos óleos essenciais para reestabelecer o equilíbrio emocional e físico das pessoas. A terapia complementar parte do princípio que o nosso corpo ultrapassa o peso considerado saudável por encontrar-se em desequilíbrio. Nós vivemos uma vida muito agitada, fazemos mil coisas por minutos, acabamos respirando mais depressa, acelerando o nosso corpo, desequilibrando-o e nos trazendo maior necessidade de alimentação. E o que é pior: a ansiedade, agitação e correria nos faz comer mal, comer rápido e em excesso. Portanto, o objetivo da aromaterapia é acalmar as necessidades do nosso organismo e da nossa mente para reequilibrar as emoções e necessidades para atingir um peso saudável.

►Não perca: Simpatia para emagrecer com batata e feijão

Como atua a aromaterapia no processo de emagrecimento


Ela atua equilibrando os fatores que geram a alimentação incorreta e estimulando atividades que propiciam a perda de peso e ganho de saúde.

  • Diminui a ansiedade e a irritabilidade
  • Incentiva a concentração e o foco nos objetivos
  • Dá energia e estímulo para seguir praticando exercícios físicos
  • Equilibra as necessidades do organismo para não precisar comer com maior freqüência e maior quantidade do que o necessário
  • Regula o sono, o que contribui decisivamente para o emagrecimento
  • Estimula o bem estar, o positivismo, aumenta a autoestima e ajuda a gostar mais de si, do próprio corpo.

Leia Também: Florais de Bach para emagrecer: vença a luta contra a balança

Então quer dizer que o óleo não emagrece, ele ajuda no processo?


Exatamente. O uso dos óleos essenciais da aromaterapia não irá tirar gordura, eliminar quilos, fazer milagres. Eles irão ajudar induzindo a alimentação correta e a prática de exercícios e inibindo as ações que prejudicam o seu corpo (como a alimentação incorreta e o sedentarismo). Os resultados das pessoas que fazem uso dessa terapia complementar são surpreendentes, sentiram-se mais motivadas e viram os resultados aparecerem mais depressa justamente porque eles não “se sabotaram”, sentiram-se motivados e determinados a emagrecer com a ajuda dos óleos essenciais.

Leia Também: Óleos essenciais na aromaterapia - descubra seus efeitos de cura

Então, como utilizar a aromaterapia para emagrecer?


Cada pessoa possui um processo diferente de emagrecimento pois as causas do ganho de peso são diversas. Normalmente o tratamento para perda de peso com a aromaterapia passa pelos seguintes processos:

  • 1

    Acalmando a ansiedade, os nervos e diminuindo a insônia


    Quem começa uma dieta ou reeducação alimentar costuma passar por um momento de irritabilidade, insônia, ansiedade por comer os alimentos gordurosos e não saudáveis (que são viciantes). Vencer essa primeira fase é difícil por isso indica-se o uso de óleos que combatem a ansiedade, a irritabilidade e favorecem o sono. Utilize colares aromáticos com 2 gotinhas de óleo essencial de jasmim e pingue diariamente 2 gotinhas de óleo essencial de lavanda na fronha do seu travesseiro 1 hora antes de dormir. Existem diversos óleos essenciais e formas de utilizá-los no combate à ansiedade e insônia, confira aqui.

  • 2

    Disfarçando a vontade de comer doces


    Você é viciado em doces? A vontade de comer doces aparece toda vez depois de cada refeição (ou mesmo em vários momentos do dia)? O óleo essencial de salva ajuda a eliminar essa vontade quase incontrolável. Dilua 10 gotas de essência de salva em meio litro água e espalhe no ambiente ao seu redor sempre que achar necessário, de preferência meia hora antes do horário em que você costuma sentir muita vontade de comer doces.

  • 3

    Evitando comer fora de hora


    Para evitar aquela vontade de ficar petiscando entre as refeições, você pode fazer uso do chá de tília com erva-cidreira. Prepare esse chá e leve uma caneca térmica com você. Quando você sentir vontade de comer uma “besteira”, tome o chá, vagarosamente, ele ajuda a passar a vontade. Você pode também aromatizar a sua casa ou local de trabalho com essência de erva-doce ou laranja doce, o aroma dessas ervas trazem sensação de saciedade constante.

  • 4

    Diminuindo a fome durante a noite


    Comer muito a noite é um dos principais motivos para o ganho de peso. Quando o nosso corpo vai descansar durante longas horas sem fazer mais atividades do que as meramente metabólicas, não precisamos injetar uma carga de energia muito grande, pois ele não irá utilizar toda a quantidade ingerida e irá armazená-la em forma de gordura. É por isso que no jantar a recomendação é sempre fazer refeições leves e pelo 2 horas antes de ir dormir. Mas se você sente muita vontade de comer á noite (principalmente vontade de comer comidas que não favorecem a perda de peso) antes de dormir, tome um banho relaxante e prepare um banho de banheira com 10 gotas de óleo de lavanda. Se for tomar banho de chuveiro, depois do banho jogue do pescoço para baixo uma água morna com 10 gotas de óleo de lavanda diluído. Isso irá acalmar, dar vontade de dormir e esquecer a vontade de comer.

  • 5

    Para ajudar a modelar o corpo e eliminar gorduras


    Massagens localizadas com óleos essenciais ajudam o corpo a eliminar a gordura sobressalente. Faça uma vez por semana uma massagem com óleo essencial de gergelin com algumas gotas de limão tahiti. Você pode substituir o limão tahiti pelo óleo essencial de erva-doce. Faça uma massagem no local que deseja eliminar a gordura localizada, para ajudar a modelar e tonficar o corpo. Cuidado para não se expor ao sol com o limão tahiti na pele pois pode provocar manchas.

Essas indicações não dispensam a consulta em um aromaterapeuta que irá indicar os óleos e as quantidades exatas a serem utilizadas para o seu caso. Cada corpo reage de uma maneira ao tratamento da aromaterapia, por isso o aconselhamento com uma pessoa especializada é sempre recomendado.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!