.
18 Receitas de Aromaterapia com uso de Óleos Essenciais

18 Receitas de Aromaterapia com uso de Óleos Essenciais

Usufrua dos aromas com estas receitas!


A aromaterapia nos permite tratar e amenizar diversas enfermidades e distúrbios físicos e psicológicos. Com as combinações de óleos essenciais é possível tratar de gripes, insônia, problemas dermatológicos ou até mesmo a depressão. Conheça algumas receitas aromaterápicas simples para diversas finalidades e peça sempre o auxílio de um terapeuta especializado para evitar efeitos indesejados.

Insônia


É possível, através da aromaterapia, suavizar os sintomas de uma insônia crônica ou temporária. Alguns óleos tem profundo efeito nas emoções, trazendo a calma e reduzindo a ansiedade. Desta forma, o usuário é induzido ao sono sem maiores efeitos colaterais. Conheça algumas receitas: 


→ No ambiente:
Em um aromatizador elétrico, coloque 6 gotas de óleo essencial de laranja, completando o restante com água.

→ Em massagens:
Misture 60ml de óleo vegetal de germe de trigo + 15 gotas de óleo essencial de lavanda + 15 gotas de óleo essencial de bergamota. Em seguida, massageie todo o corpo lentamente a fim de induzir ao relaxamento.

→ No banho:
Esfregue pelo corpo uma gota de óleo essencial de ylang ylang, em banho morno.

→ Antes de dormir:
Outra opção bastante eficaz é pingar 2 gotas de óleo essencial no travesseiro antes de dormir.

Procura um novo sentido para 2016?

Fale agora com a nossa Esotérica.
Saiba qual é o seu Arcano Regente e encontre a orientação espiritual que procura.
Tenha fé em si e em nós, podemos ajudar você.

 

Gripe


Para o combate à gripe e inflamações de origem respiratórias, usaremos a aromaterapia baseada nos óleos essenciais de tomilho (antisséptico), tea tree (fungicida, bactericida, emoliente, anti-inflamatório e cicatrizante) e o óleo essencial de laranja, tonificando o corpo como um todo. 


→ No ambiente:
Num aromatizador, coloque cinco gotas dos óleos essenciais de Tomilho, Tea Tree e Laranja.

→ No banho:
É possível inalar a mesma receita utilizada no ambiente durante o banho, utilizando de apenas 3 gotas para cada óleo. 

Relaxamento


Óleos essenciaisOs óleos essências de lavanda, bergamota, alecrim e hortelã, são considerados analgésicos na aromaterapia, atuando diretamente nas terminações nervosas e aliviando a dor. Já os óleos de lavanda e laranja, também são sedativos e reduzem a hiperatividade do sistema nervoso. Outros óleos, como o gerânio, cipreste e eucalipto são antiespasmódicos, acalmando os nervos musculares. Lembrando que, dependendo das combinações, alguns óleos apresentam mais de uma característica. Aprenda a aplica-los com a finalidade de relaxamento:


→ Em massagens:
60ml óleo vegetal de semente de uva + 25 gotas de óleo essencial de lavanda + 5 gotas óleo essencial de ylang ylang. Utilize também como alternativa, o óleo corporal de Rosas e o de lavanda.

→ No banho:
Coloque 1 gota de óleo essencial de lavanda na bucha, passando-a por todo o corpo. Caso tome banho de banheira, pode colocar 5 gotas de óleo essencial de lavanda + 3 gotas de óleo essencial de ylang ylang, misturando bem na na água.

→ No ambiente:
Coloque 5 gotas de óleo essencial de tangerina num aromatizador elétrico, cobrindo o restante com água. 

Para tratar pele seca


Com o aumento da idade, problemas de pele como as rugas, descolorações, flacidez ou rompimentos de vasos podem surgir. Com as massagens baseadas na aromaterapia, aliadas ao estímulo da circulação facial, podem auxiliar no crescimento de novas células. 


→ Uso tópico diário:
Aplique no rosto todos os dias o óleo perfumado de rosas, alternando com as seguintes misturas:

1. 60ml de óleo vegetal de germe de trigo + 20 gotas de óleo essencial de lavanda + 10 gotas de óleo essencial de gerânio. 
2. 60ml de óleo vegetal amêndoa doce + 10 gotas de óleo essencial de patchouli + 20 gotas de óleo essencial de lavanda + 10 gotas de óleo essencial de alecrim.

Para massagens, as mesmas misturas podem ser utilizadas.
Antes da aplicação de uso tópico, é recomendado realizar o seguinte banho de vapor facial:

1. Adicione em uma bacia de água quente 7 gotas de óleo essencial de lavanda + 7 gotas de óleo essencial de gerânio.
2. Cubra a cabeça com uma toalha, deixando o vapor desobstruir os poros do rosto. A cada 5 minutos, adicione 2 gotas de cada óleo, repetindo por 15 minutos.


→ Máscara de argila:
Use a argila da cor que preferir e conforme a necessidade de sua pele. 
Misture 1 xícara de argila pronta com 4 gotas de óleo essencial de lavanda, 2 gotas de óleo essencial de gerânio, 1 gota de óleo essencial de patchouli, 1 colher de sopa de óleo vegetal de castanha do Pará. Aplique a mistura no rosto, deixando agir por 20 minutos.

→ Em compressa:
Adicione 5 gotas de óleo essencial de lavanda em uma bacia de água morna. Embeba um chumaço de algodão e aplique no rosto durante 5 minutos. Repita até três vezes. 
Para fazer uso de compressa com frequência, você pode alternar com óleos como o gerânio, patchouli e o alecrim.

Estados Emocionais


Estado EmocionalAlguns óleos são considerados antidepressivos, enquanto outros, tem propriedades ansiolíticas e relaxantes. Portanto, é necessário o acompanhamento de um terapeuta para avaliar qual mistura será eficaz, pois algumas pessoas podem apresentar diferentes comportamentos. Para cada caso, será usada uma mistura diferente. Veja a seguir a aplicação de alguns dos óleos essenciais mais utilizados:
 
  • Óleos sedativos: lavanda e ylang ylang.
  • Óleos para melhorar o humor: bergamota, gerânio e rosas.
  • Óleos ansiolíticos: bergamota, cedro, cipreste, gerânio, lavanda, patchouli, rosas e ylang ylang.


→ Em massagens:

  • Para ansiedade: 60ml de óleo vegetal + 10 gotas de óleo essencial de cedro + 10 gotas de óleo essencial de lavanda + 10 gotas de óleo essencial de tangerina.
  • Apatia: 60ml de óleo vegetal + 25 gotas de óleo essencial de alecrim + 5 gotas de óleo essencial de patchouli.
  • Melancolia: 60ml de óleo vegetal + 20 gotas de óleo essencial de lavanda + 10 gotas de óleo essencial de bergamota + 5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta.
  • Irritabilidade: 60ml de óleo vegetal + 20 gotas de óleo essencial de lavanda + 7 gotas de óleo essencial de cipreste.
  • Fadiga mental: 60ml de óleo vegetal + 10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta + 15 gotas de óleo essencial de lavanda + 5 gotas de óleo essencial de alecrim.


→ No banho:
Coloque 1 gota do óleo essencial compatível com a sua necessidade, na bucha. 

Aproveite a ajuda de nossos esotéricos e aprenda a ver a luz do seu caminho!

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!