.
Para que serve o alecrim? Veja suas múltiplas utilidades

Para que serve o alecrim? Veja suas múltiplas utilidades

O alecrim é uma erva de origem mediterrânica com diversas propriedades que trazem benefícios para a nossa saúde, para a nossa pele, cabelo, promove relaxamento, alivia dores, é utilizado como tempero na culinária, perfuma o ambiente e muito mais. Conheça no artigo as principais utilidades do alecrim e veja como é vantajoso ter essa plantinha em casa.

encontre resposta para os seus pedidos

Quero a ajuda do meu Anjo!

As múltiplas utilidades do alecrim e como aproveitá-las


Veja como utilizar o alecrim como:

1- Remédio Natural
O chá de alecrim é um excelente remédio natural. Ele é eficiente no combate ao reumatismo, depressão, má circulação, má digestão, gases intestinais, insônia, dores de cabeça, sintomas da TPM, combate o cansaço, alivia os sintomas da gripe e resfriado e de outras doenças respiratórias. Melhora também a circulação sanguínea sendo um aliado para tratar da pressão alta, ajuda a prevenir problemas cardíacos, acalma as dores musculares, estimula a concentração e combate o stress.

Como utilizar: Para usufruir de todos os benefícios, sugerimos o consumo de 2 a 4 xícaras de chá de alecrim por dia. Ferva ½ litro de água, acrescente um ramo de alecrim e abafe por 15 minutos. Depois é só tomar, de preferência sem adoçar.

Precauções: O Chá de alecrim não deve ser ingerido em excesso, não ultrapasse as 4 xícaras diárias. Não é recomendado para pessoas que sofram de nefrite, gastroenterite, com histórico de epilepsia e convulsão. As grávidas e menores de 12 anos também não devem consumir este chá.

Leia Também: As mil e uma utilidades do óleo essencial de alecrim

2- Para tratar do cabelo e do couro cabeludo
O alecrim é um poderoso fortificante para o couro cabeludo, previne a caspa, o envelhecimento precoce dos fios e a degeneração do folículo capilar. Ele ainda fortalece os fios e, por ser rico em antioxidantes, combate os radicais livres evitando a queda e as caspas.

Como utilizar: Faça um chá de alecrim bem concentrado, se quiser um efeito mais poderoso, coloque também 5 gotinhas de óleo essencial de hortelã no seu chá. Pegue 50 ml do chá de hortelã e passe no couro cabeludo, massageando bem com as pontas dos dedos. Deixe agir por meia hora e depois lave o cabelo como de costume. Repita esse procedimento 3 vezes na semana.

Leia Também: Você conhece os principais benefícios do alecrim?

3- Para tratar da pele
O alecrim também é poderoso para tratar da pele, são inúmeros os benefícios que essa erva tem para deixar sua pele saudável. Ele é refrescante, anti-inflamatório, antiséptico, antiacne, tem ação analgésica, estimula a circulação e é ideal para peles mistas e oleosas.

Como utilizar: Faça um chá de alecrim bem concentrado, utilizando cerca de 50 ml de água. Com um algodão, espalhe o alecrim em todo o seu rosto limpo, especialmente nas áreas mais afetadas pela acne. O alecrim ajuda a retirar a vermelhidão da espinha e previne o aparecimento de outras.  Em seguida, lave o rosto com água fria para fechar os poros. Se restar, você pode guardar o chá de alecrim em um vidro escuro, ao abrigo da luz, por alguns dias. Utilize-o diariamente.

4- Como tempero
O alecrim é delicioso como tempero. Você pode utilizá-lo no preparo de carnes assadas, de sopas, de molhos, para temperar queijos e como a sua imaginação mandar. Você encontra a versão desidratada em qualquer supermercado, mas o alecrim fresco é mais saboroso e muito mais nutritivo que o desidratado, por isso vale a pena ter a plantinha em casa ou comprar os ramos frescos.  

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!