.
Como utilizar óleos essenciais contra alergias

Como utilizar óleos essenciais contra alergias

As alergias atingem 30% dos adultos e 40% das crianças brasileiras. Felizmente existem óleos essenciais contra alergias para realizar um tratamento natural e seguro dos sintomas da alergia, impulsionando nosso sistema imunológico. Veja quais são os mais indicados.

Óleos essenciais contra alergias são eficazes?

Para entender como os óleos agem precisamos compreender como as crises de alergia ocorrem no corpo. A reação alérgica começa no sistema imune quando uma substância engana o nosso sistema imunológico fazendo com que ele pense que o alergêneo é um invasor, como um vírus ou bactéria, por exemplo. Assim, o sistema imunológico aciona um mecanismo de defesa produzindo anticorpos para combater o “invasor” – que na verdade é uma substância inofensiva. Esses anticorpos então fazem com que células libertem a histamina e outras substâncias que dão origem à reação alérgica.


A ação dos óleos essenciais contra alergias no organismo

A partir desse momento começamos a sentir sintomas no nariz, garganta, ouvidos, pulmões, seios paranasais, estomâgo ou pele. Os óleos essenciais contra alergias ajudam o corpo a combater as inflamações geradas no corpo e estimular o sistema imune. Ele ajuda a desintoxicar o organismo de bactérias, parasitas, microrganismos e toxinas prejudiciais. Os óleos essenciais contra alergias auxiliam também na redução dessa reação exagerada do sistema imunológico amenizando os sintomas e fazendo com que o corpo elimine o problema através do suor e da urina.


Clique Aqui: Conheça os óleos essenciais dos signos


Os 5 melhores óleos essenciais para combater alergias

  • 1

    Hortelã-pimenta

    Ao inalar o óleo essencial de hortelã-pimenta temos como efeito a desobstrução nasal e o alívio para a garganta irritada pela alergia. Esse óleo atua como expectorante, alivia constipação, a tosse e os sintomas da asma e bronquite, já que inibe as contrações que fazem tossir. Ele também é expectorante e ajuda a reduzir a inflamação, umas das principais razões da reação alérgica.

    Como utilizar: é eficiente colocar cerca de 5 gotas do óleo essencial de hortelã pimenta no difusor em casa e deixar o aroma exalar em casa, desobstruindo o nariz e a garganta irritada.

    Para reduzir a inflamação, tome 1 a 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta puro internamente, uma vez por dia. O óleo também pode ser consumido misturado a água, chá ou vitamina de fruta. Para aplicar na pele, sugerimos que dilua o óleo essencial em óleo de coco ou óleo de jojoba e massageie o peito, nuca e têmporas.

  • 2

    Manjericão

    O óleo essencial de Manjericão reduz a resposta imunológica aos alergênicos. Este óleo ajuda o corpo a reagir de forma adequada a uma ameaça de invasão e também ajuda a desintoxicar o corpo de bactérias e vírus, enquanto luta contra a inflamação, dor e fadiga. Ao estar presente no ar do ambiente, ele ajuda também a matar bactérias e fungos que causam reações alérgicas, asma e outros problemas respiratórios.

    Como utilizar: Para combater a inflamação e reação exagerada do organismo aos alergênicos, tome uma gota de óleo essencial de manjericão por dia. Ele pode ser diluído em água, sucos, sopas, molhos, saladas, ou qualquer outro prato. Para fortalecer o sistema respiratório, dilua 2 a 3 gotas de óleo de manjericão em partes iguais de óleo de coco e aplique no peito, nuca e têmporas.

  • 3

    Eucalipto

    O óleo essencial de eucalipto desobstrui os pulmões e o nariz, melhorando a circulação e reduzindo os sintomas da alergia. Este óleo possui efeito analgésico e anti-inflamatório, funcionando como um expectorante que ajuda a limpar o organismo de toxinas e microorganismos nocivos que atuam como alergênicos.

    Como utilizar: para alívio de problemas respiratórios associados a alergias, coloque cinco gotas de óleo essencial de eucalipto no difusor em casa ou aplique topicamente no peito e têmporas.

    Para descongestionar as vias nasais e aliviar o nariz entupido, despeje uma xícara de água fervente numa tigela e adicione 1 a 2 gotas de óleo essencial de eucalipto. Em seguida, coloque uma toalha sobre a cabeça e inale o vapor profundamente durante 5 a 10 minutos.

  • 4

    Limão

    O óleo essencial de limão ajuda na drenagem do sistema linfático e contribui para a superação de problemas respiratórios. Este óleo é capaz de inibir o crescimento de bactérias que provocam a alergia, estimular o sistema imunológico (ao incentivar a produção de glóbulos brancos) e desintoxicar o organismo. Além disso, ele estimula também o fígado a eliminar toxinas que causam resposta exagerada no sistema imunológico.

    Como utilizar: Adicionar 1 ou 2 gotas de óleo essencial de limão à água e beber ajuda a equilibrar o Ph do organismo, melhora a função imunológica e favorece a desintoxicação. Para alívio das alergias, pode-se utilizar 5 gotas no difusor elétrico e também utilizar o óleo essencial para desinfetar a casa de modo natural, substituindo a água sanitária ou desinfetante. Adicione o óleo de limão também ao detergente ou sabão em pó, e misture algumas gotas com água e pulverize seus sofás, lençóis, cortinas e tapetes. Ao utilizar esse óleo nas limpezas, irá remover as bactérias e os poluentes reduzindo os gatilhos existentes no interior da casa que causam as alergias.

  • 5

    Melaleuca (ou Tea Tree)

    Esse óleo essencial possui vários nomes, pode ser chamado de Melaleuca, Tea Tree, árvore-Ti, árvore-do-chá ou ainda Melaleuca alternifólia. Trata-se exatamente do mesmo óleo, eficiente para eliminar fungos e bactérias com sua ação anti-séptica e propriedades anti-inflamatórias. Este óleo é muito eficaz para eliminar microorganismos desinfetando o ar de possíveis alergênicos. Ele também acalma o sistema imunológico para que ele não trabalhe em demasia e desencadeie reações alérgicas.

    Como utilizar: para aliviar alergias de pele, erupções cutâneas e urticárias, basta pingar 2 gotas em um algodão e aplicar suavemente na área afetada. Pode-se usar também esse óleo de difusor da casa, basta colocar 5 gotas e deixar o aroma purificar o ar.  Não é recomendado ingerir esse óleo.


Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual