.
Como sair de um relacionamento abusivo - 6 conselhos

Como sair de um relacionamento abusivo - 6 conselhos

Você está vivendo um relacionamento abusivo? (Se você tem dúvida se está ou não, veja aqui como reconhecer os sinais). Veja alguns conselhos que nós temos para você que está passando por esse momento difícil e saiba como sair de um relacionamento abusivo.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Como sair de um relacionamento abusivo – os primeiros passos

como sair de um relacionamento abusivo

Quando comentamos com alguém da nossa confiança os problemas que estamos vivenciando no nosso relacionamento, a primeira reação das pessoas é dizer: “Sai dessa, acaba esse relacionamento já, isso é uma cilada!”. Infelizmente nós sabemos que isso não é tão simples quanto parece. Por isso, escrevemos esse breve artigo com alguns conselhos de como sair de um relacionamento abusivo e doentio.

  • Identifique e assuma para si mesma que está vivendo um relacionamento abusivo

    Nós sabemos que isso pode ser mais difícil do que parece. Identificar é mais fácil pois há sinais claros que indicam abuso do parceiro, nos encaixar neste perfil admitir que está vivenciando este problema é o primeiro passo para sair dele.

  • Não pense que a culpa é sua

    Muitas pessoas pensam: “ele ficou assim porque eu deixei”, “ele faz isso por causa dos meus atos”. Isso não é verdade. Esse tipo de pensamento é consequência do período de abuso que você está vivendo. Ninguém nunca pede para viver um relacionamento abusivo e se isso está acontecendo com você é porque o seu parceiro aproveitou da sua fragilidade para tomar o controle da relação e te dominar por completo. A culpa não é sua se ele fez isso, ele abusou da sua confiança nele.

  • Não pense que você pode salvar essa relação

    Muitas vezes as pessoas que estão vivendo um relacionamento abusivo estão verdadeiramente apaixonadas pelo seu parceiro. E é aqui que se torna mais difícil se livrar dessa relação: a dependência emocional é um dos sinais do abuso e uma forma que o abusador tem de ter o controle sobre você. Se o seu relacionamento já tem fortes traços de dominação por parte do seu parceiro, isso não irá regredir. O abusador não irá aceitar que está abusando de você e mudar da água pro vinho, é uma verdade dura, mas é uma verdade. Uma pessoa que abusou psicologicamente e/ou fisicamente de você não vai conseguir te enxergar em grau de igualdade, vai sempre te enxergar como inferior e fazer com que você se sinta assim, para que ele possa dominar.

Leia também: Como manter um relacionamento saudável? Descubra!


  • Ame-se e reerga sua autoestima

    Quem vive um relacionamento abusivo vê a sua autoestima ir para o chão, destroçada. Para isso, é preciso que você seja forte e segura de si. Não é algo fácil, que se consegue do dia para a noite, é uma batalha para reconstruir a sua autoestima, para acreditar em si mesma e ver que você vai muito. É preciso perceber que as críticas que o seu parceiro faz sobre você são infundadas, ele faz isso porque abusa de você, ele está errado. Você tem sim muitas qualidades e precisa aceitá-las, exaltá-las, aperfeiçoá-las, ver o quanto você é boa, pensar em si de maneira positiva e independente, você é dona da sua própria vida e do seu próprio destino.

  • Procure ajuda

    Não é fácil sair de um relacionamento abusivo sozinha. Procure ajuda, pode começar se abrindo para uma pessoa próxima e que você acredita que irá te entender (não alguém que vá te culpar por isso!) e se possível, procure um psicólogo ou terapeuta. A ajuda profissional é decisiva neste momento, é um cuidado que você vai ter consigo mesma que irá trazer benefícios incalculáveis para o resto da sua vida. Você pode procurar ajuda também em grupos como o Mulheres que Amam Demais Anônimas (Madas).

  • Tenha cuidado, seja cautelosa

    Se o seu relacionamento abusivo já tem indícios de agressão (verbal, sexual ou física) você precisa ter cuidado. Se o seu parceiro perceber que você está tentando se livrar dele, o sentimento de perda pode ser muito grande, ele irá perder a “posse” sobre você e isso pode ser um golpe forte para ele, que pode se virar contra você de forma violenta. Por isso é muito importante ter cuidado, se achar que seu parceiro pode se tornar violento, peça aconselhamento na Delegacia da Mulher, se for casada, prepare uma separação judicial antes de contar a ele. Previna-se, tenha outras pessoas perto para evitar uma agressão. O aconselhamento profissional é muito importante para se livrar desse tipo de abuso.

Leia também: Banho para superar o fim de um relacionamento


Atenção: este artigo trata de como sair de um relacionamento abusivo e alerta que ele pode acontecer a partir de um parceiro do gênero feminino ou masculino. O parceiro abusador não existe somente no sexo masculino, apesar de ser mais comum. Existem mulheres que também são parceiras abusadoras e os homens têm igual sofrimento e igual direito a se livrar desse tipo de relação.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!