.
Artemísia: propriedades medicinais e aplicações

Artemísia: propriedades medicinais e aplicações

Artemísia é um gênero de plantas com várias espécies e diversas propriedades medicinais. As plantas do gênero artemísia são aromáticas e podem ser utilizadas na aromaterapia, como óleos essenciais, ou como alimento na forma de temperos aromáticos ou chás para tratar e aliviar sintomas de muitas doenças. Pode ser utilizada para combater vermes, melhorar a digestão ou estimular a secreção biliar e a menstruação, por exemplo.

Dentre os efeitos adversos, a artemísia tem propriedades abortivas e, por isso, deve ser evitada por mulheres grávidas.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Tipos de artemísia

Conheça os diferentes tipos de artemísia e suas propriedades medicinais:

  • Artemísia abrotanum

    Nome popular: abrótano.
    Principais propriedades medicinais: vermífuga, reduz os gases intestinais e diminui a retenção de líquidos, por isso é muito indicada para pessoas com ascite e retenção hídrica.

  • Artemísia absinthium

    Nome popular: losna, absinto, erva-santa ou erva-dos-vermes. É utilizada para a produção do absinto, uma bebida alcoólica.
    Principais propriedades medicinais: vermífuga, antidiarréica, melhora a digestão, combate azia, náuseas e vômitos e é abortiva.

  • Artemisia annua

    Nome popular: erva-de-são-joão
    Principais propriedades medicinais: antiinflamatória, antiespasmódica, calmante, digestiva, diurética e combate vermes, como lombrigas e oxiúros.

  • Artemísia dracunculus

    Nome popular: como estragão ou erva-dragão.
    Principais propriedades medicinais: estimula o apetite, combate vermes, favorece a digestão gástrica e reduz os gases.

  • Artemísia camphorata

    Nome popular: cânfora ou cânfora-de-jardim
    ]Principais propriedades medicinais: descongestionante das vias respiratórias, combate a inflamação do sistema imunológico, reduz a dor nos nervos, é calmante e antiepiléptica. Possui óleos essenciais que aliviam a coceira de picadas de inseto e pode ser usada para aliviar dores musculares.

  • Artemísia vulgaris

    Nome popular: artemísia-verdadeira, artemísia-comum e flor-de-são-joão.
    Principais propriedades medicinais: melhora a anemia, a digestão, combate vermes, regula a menstruação, tem ação analgésica e antiinflamatória, por isso combate dores, como cólicas menstruais e dor de estômago.

Leia também: Como usar a alfazema e aproveitar suas propriedades medicinais?


Como usar a artemísia

A espécie mais indicada e a forma de uso para o tratamento de cada doença varia. Por isso, é fundamental que um médico, nutricionista ou fitoterapeuta seja consultado para a prescrição correta dessa planta medicinal. Abaixo você encontra algumas aplicações da artemísia:

Chá: infusão com 5 a 15g de folhas ou flores em 1 litro de água fervente por 10 minutos. São recomendadas 2 xícaras ao dia, antes ou após as principais refeições.
Compressa: molhar uma gaze ou pano com o chá ou suco das folhas amassadas sobre a parte da pele a ser tratada, como picadas de insetos ou ferimentos leves.
Misturada ao álcool (uso externo): ideal para tratar dores musculares e contusões.

Artemísia na aromaterapia

O óleo essencial de artemísia tem ação calmante e relaxante. Seu uso ajuda a controlar o ciclo menstrual e seus sintomas, como cólicas, dores abdominais e enjôos. Pode ser considerado um equilibrador hormonal anti-estresse. O óleo pode ser passado na pele em casos de eczema, acne e psoríase, pois estimula o crescimento de células saudáveis.
 

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: