.
A potência e versatilidade do óleo essencial de lavanda

A potência e versatilidade do óleo essencial de lavanda

Entre os mais utilizados e versáteis na Aromaterapia, o óleo essencial de lavanda apresenta resultados nas mais diversas áreas de atuação; seja na saúde física, emocional ou para finalidades estéticas, ainda indicado para pessoas de todas as idades.

De odor limpo e fresco, tal óleo essencial em questão ainda possui combinação harmoniosa com uma série de outros óleos, de modo a tornar ainda mais precisos determinados tratamento. Entretanto, de modo geral, a lavanda é conhecida por suas propriedades tônicas sedativas sobre o coração, contribuindo para a diminuição da pressão arterial e amenizando quadros de palpitações, tensões nervosas e histerias. Além destes, outros efeitos são frequentemente associados ao uso do óleo essencial de lavanda, os quais podemos entender melhor a seguir.

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência.

10 min de consulta por telefone SÓ R$ 5.

O versátil poder do óleo essencial de lavanda


Muito além da já citada ação sedativa, o óleo essencial de lavanda aplicado em uso tópico ainda se mostra como um excelente antiespasmódico, antifúngico, bactericida, analgésica, antiinflamatória e cicatrizante, atuando eficazmente no tratamento das dores de cabeça, enxaquecas e tensões musculares; irritações da pele, acne, queimaduras e no alívio dos sintomas de picadas de insetos.

Já na aromaterapia, seu tratamento tem cunho emocional, tratando da depressão, insônia e stress. É conhecido também como um poderoso restaurador das emoções e do equilíbrio mental.

Leia Também: Os poderes dos óleos dos 4 elementos

Como utilizar o óleo essencial de lavanda


Atuando contra dermatites, cólicas, cabelos opacos, medos, crises de ansiedade e uma série de outras enfermidades, o óleo essencial de lavanda pode ser utilizado de diversas maneiras. Conheça algumas possibilidades.

Óleo puro: em uso tópico, pode ser aplicado em pequenas áreas sobre a pele contra queimaduras, picadas de insetos, cortes abertos e também para prevenir infecções e auxiliar no processo de cicatrização. Possui boa eficácia na emoliência de calos se aplicado sobre eles por três vezes ao dia. No travesseiro, duas gotas no travesseiro proporcionam uma boa noite de sono; já para dores de cabeça, pingue uma gota em cada têmpora.

Nos tratamentos da aromaterapia, pode ser utilizado para inalação em um difusor ou umidificador para relaxar, abrir vias aéreas, proporcionar mais paz e harmonia ao ambiente.

Massagens e banhos: contra tensões e dores musculares, utilize oito gotas de óleo essencial de lavanda a 10 ml de outro óleo condutor, como o de semente de uva, para realizar massagens no local.

Em uma banheira, 10 ml de óleo vegetal com 10 gotas de lavanda e 1 xícara de café de leite integral serão suficientes para relaxar, aliviar o cansaço e dores.

Compressas, escalda-pés e outros: contra cólicas, basta adicionar 10 gotas de óleo essencial de lavanda a 2 litros de água morna, fazendo compressas durante 15 minutos. Para queimaduras, utilize 10 gotas com 500ml de água fria, aplicando o conteúdo com gaze.

Para aliviar pés inchados, doloridos ou cansados, faça um escalda-pés adicionando 10 gotas de lavanda e uma colher de sal grosso em uma bacia de água quente durante 15 minutos. Em bebês, o óleo pode ser usado em conjunto com o óleo vegetal de semente de uva para acalmar assaduras.

Leia Também: Rituais: Limpeza com Óleo de proteção


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!