Você sabe o que significa Maktub?
Maktub é uma palavra diferente que pouco se ouve falar, mas que possui um imenso significado que vale a pena entender. Significa “já estava escrito” ou “isso tinha que acontecer“. Está associado diretamente a algo que aconteceu e que tinha ser como é. Quando nos deparamos com alguma situação que nos coloca numa posição de achar que devemos aceitar tudo como aconteceu da forma como é, podemos utilizar essa expressão: Maktub.
A expressão Maktub também é conhecida por ser o nome e o tema de um livro de um escritor brasileiro, o Paulo Coelho, que falamos um pouco sobre mais abaixo. Essa palavra pode ser considerada a um sinônimo de destino, o que é muito conveniente por tudo que representa, pois o destino é algo que sempre será parte das nossas vidas e essa expressão traduz o quanto devemos pensar que na nossa vida as coisas acontecem como devem acontecer e que devemos sempre nos importar em aproveitar cada momento vivido.
Mesmo acreditando que temos o livre arbítrio em nossas decisões, o Maktub acontece, tudo acaba sendo da forma como devem ser, independente das decisões que tomamos. Nosso destino sempre estará traçado, é o que chamamos de certezas.
A etimologia de Maktub
O que se sabe etimologicamente, é que Maktub provém do vocabulário com a palavra Kitab, que em árabe significa “livro”. Na cultura árabe, a palavra Maktub está relacionada a uma revelação da face fatalista de um certo indivíduo que, crente no islamismo, se submete inteiramente a Alá.
Uma curiosidade: A palavra Maktub também faz parte da música “Vida Longa Mundo Pequeno”, cuja autoria pertence ao grupo de rap Oriente.
O livro de Paulo Coelho – “Maktub”
O conhecido livro de Paulo Coelho, Maktub, possui uma certa coletânia de crônicas que foram redigidas entre 1993 e 1994, publicadas na Folha de São Paulo. Essa obra, possui parábolas e textos que pertencem a outros autores e que se referem a ideia de que o universo sempre conspira a nosso favor, mas que também em muitas ocasiões, nós conspiramos contra nós mesmos.
Paulo Coelho, afirmou que nesse livro, quem tiver essa leitura deve entender que ele “não é um livro de conselhos e sim uma grande expressão de cultura e filosofia de vida e também de vários assuntos relacionados a isso.”
Conheça uma das crônicas de Maktub, da autoria de Paulo Coelho
Controle é Sabedoria
“O abade soube que perto de seu mosteiro havia um ermitão com fama de sábio.
Foi procurá-lo e perguntou:
– “Se você encontrasse uma bela mulher em sua cama, conseguiria pensar que não era sua mulher?”
– “Não, mas conseguiria me controlar”, respondeu.
O abade continuou: – “E se visse moedas de ouro, conseguiria vê-las como pedras?”
– “Não, mas me controlaria para não pega-las”, disse o eremita.
De volta ao mosteiro, o abade reuniu seus noviços e disse: – “Vou lhes explicar o que é um sábio: é aquele que, em vez de matar suas grandes paixões, consegue controlá-las”.
Paulo Coelho, Maktub
Saiba mais :