Quatro programas turísticos de devoção e fé em Curitiba
Mesmo pessoas que não têm uma religião ou que não são muito ligadas à fé acabam por visitar destinos turísticos que carregam muitos significados espirituais. Em Curitiba, capital do estado do Paraná, no sul do país, existem diversos destinos turísticos de devoção e nós vamos te contar um pouco mais sobre eles.
Rotas religiosas de Curitiba
A Prefeitura de Curitiba oferece aos turistas e moradores um guia de Rotas Religiosas, que integra a coleção Curta Curitiba. Neste roteiro existem 26 passeios para se fazer na cidade e entre eles existem os espaços religiosos da cidade e região. É possível inclusive fazer o download gratuito do Guia.
Clique aqui: Intolerância Religiosa: o que é e qual a religião mais atingida
Pluralidade religiosa
No setor histórico de Curitiba existem templos de diversas religiões que podem ser visitados por meio de uma caminhada. Entre eles estão a Igreja da Ordem, que é a mais antiga da capital paranaense e que empresa seu nome a toda a região (Largo da Ordem).
Depois deste templo, é possível visitar a Igreja Presbiteriana Independente, localizada na Rua do Rosário. Para continuar o passeio, siga para a Igreja do Rosário, na Praça Garibaldi, e depois vá à Catedral Basílica Menor, na Praça Tiradentes. Inclua ainda na rota uma visita à Mesquita Imam Ali Ibn Abi Talibm na Rua Kellers e ao Templo Hare Krishna, na Rua Duque de Caxias. Estes espaços têm entrada gratuita e possuem visitas guiadas. Em alguns casos é necessário, contudo, agendar.
Clique aqui: Viagem astral: saiba como realizá-la
Outros locais de Devoção e Fé
- Masac: Um bom passeio para se fazer na sua rota de turismo religioso com certeza inclui o Museu de Arte Sacra de Curitiba, o Masac. Ele está localizado na Igreja da Ordem, no Centro Histórico, que é a mais antiga da cidade, tendo sido inaugurada em 1738.
- Capela dos Fundadores: A poucos metros do Masac está o Memorial de Curitiba. Ali é possível se encontrar os altares retábulos da antiga Igreja Matriz, que foi demolida no ano de 1875. Já no segundo andar deste espaço é possível ver as impressionantes estruturas de mais de cinco metros de altura que fizeram parte do altar no qual o Papa João Paulo II rezou missa durante a primeira visita que ele fez ao Brasil, em 1980.
- Igrejinha centenária da novena: Em agosto deste ano a centenária Capela de Nossa Senhora da Glória foi reaberta e com certeza deve ser incluída em seu roteiro religioso por Curitiba. A construção localizada na Avenida João Gualberto encanta com suas portas e janelas em arcos semicirculares, elementos de argamassa imitando lambrequins e frontão triangular.
Saiba mais :