Terapias alternativas para aliviar os sintomas de Lúpus
O Lúpus é uma doença autoimune na qual o sistema imunitário ataca os tecidos e órgãos saudáveis do organismo humano. Isso gera níveis de inflamação constantes, que afetam de forma agressiva quase todas as partes do corpo como articulações, coração, pulmões, rins e glândulas endócrinas. A doença pode não ter cura, mas optar por um tratamento integrado, envolvendo a medicina tradicional e terapias alternativas, pode ser um bom caminho para aliviar os sintomas.
Algumas pessoas com Lúpus conseguem levar uma vida normal, enquanto outros pacientes lidam com sintomas graves, que podem torna-los debilitados. Os sinais mais comuns da doença incluem dores de cabeça, fadiga, dores nas articulações, erupções cutâneas, insônia e problemas gastrointestinais.
Atualmente, os medicamentos tradicionais para Lúpus são produzidos com analgésicos, drogas corticosteroides, componentes para tireoide e reposição hormonal sintética, que auxiliam no combate à inflamação, mas podem causar diversos efeitos colaterais indesejados e até gerar outros problemas de saúde a longo prazo.
No tratamento que integra medicina tradicional com terapias alternativas podem ser utilizadas técnicas de aromaterapia, aromaterapia vibracional e frequencial, Reiki, terapia floral, entre outras. Compostos naturais, suplementos, exercícios físicos e dieta com alimentos anti-inflamatórios ajudam a aliviar os sintomas e melhoram a função imunológica de forma geral. Conheça algumas terapias alternativas indicadas para as pessoas que sofrem com essa doença.
Terapias alternativas para Lúpus
As terapias alternativas e naturais ajudam a melhorar a qualidade de vida de pacientes com Lúpus. Porém, cada pessoa é única e deve ser analisada de forma completa, tratando-a de forma integralista. Além disso, cada um pode reagir de formas diferente aos tratamentos. As terapias naturais não têm contraindicação, mas é necessário informar seu médico caso resolva incluí-las em seu tratamento. Conheça algumas terapias indicadas para pessoas com Lúpus:
– Aromaterapia e óleos essenciais: Na aromaterapia, diversos óleos essenciais podem ser utilizados para trabalhar tanto as questões físicas quanto psicológicas dos pacientes. Existem óleos que auxiliam nas dores articulares, no quadro de inflamações de pele e nas quedas de cabelo, sintomas comuns em pacientes com Lúpus. O óleo essencial de olíbano é eficaz para reduzir inflamações articulares; óleos de lavanda e gerânio podem ser usados para tratar as inflamações da pele e óleo de gengibre para problemas digestivos.
A aromaterapia vibracional também desempenha um papel importante para o controle da doença, ela atua de forma sutil, principalmente no quadro energético e emocional. Ela tem em seus princípios o uso dos melhores óleos essenciais, que são potencializados com energias universais como cor vibracional, potência numérica, influência lunar e qualidade energética Yin e Yang. Esses fatores resultam em produtos acabados, atuando pelo olfato e paladar. Podem ser ingeridos com água, trazendo resultados mais rápidos e potentes.
– Reiki: O Reiki pode ser um forte aliado no equilíbrio emocional de pessoas com Lúpus. O Reiki proporciona o reequilíbrio físico, energético e emocional, traz melhora na qualidade de vida de pessoas com o quadro da doença. Nas cores azul e verde, a água solarizada pode ajudar a controlar quadros de ansiedade, trazendo tranquilidade, amenizando dores e colaborando com o tratamento tradicional.
– Quiropraxia: o tratamento quiroprático pode ajuda a aliviar as dores de pessoas que sofrem com o Lúpus. Problemas de coluna, dores de cabeça ou nas articulações são alguns dos sintomas que podem ser amenizados com a prática.
– Ioga e alongamento: Estudos que avaliam a relação entre problemas de articulação e exercícios físicos constatam que atividades aeróbicas moderadas podem ser benéficas, o mesmo se aplica para quem sofre de dores articulares causadas pelo Lúpus. A ioga auxilia na flexibilidade, ajuda nas dores das articulações e melhora a amplitude dos movimentos. Uma prática regular de ioga também ajuda a mente a observar a si mesma durante o estresse da dor e das limitações físicas, encontrando um equilíbrio emocional nas crises. Praticantes de ioga com Lúpus relatam melhoras significativas a partir da atividade. Os principais benefícios da ioga para pessoas com Lúpus incluem o seguinte: melhor flexibilidade e mobilidade; energia física aumentada; gerenciamento de estresse; controle da dor, melhor humor e enfrentamento.
O Lúpus é uma doença variável, o que significa que afeta cada paciente de forma diferente, tornando a ioga quase perfeita intervenção, uma vez que a prática pode ser individualizada para a variedade de sintomas que cada pessoa está lidando. Desenvolver uma prática em casa ou encontrar uma boa aula pública que seja certa para você pode levar a um longo caminho para tornar uma doença difícil mais gerenciável.
– Acupuntura: De acordo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), as doenças reumatológicas são consequência da diminuição da energia de defesa nomeada como “Wei Qi” e do ataque sucessivo de patógenos externos conhecidos como vento-frio, vento-calor e vento umidade, que pouco a pouco vão se instalando nas articulações. O objetivo do uso da acupuntura em pacientes com Lúpus é executar o tratamento que envolve múltiplos sistemas do corpo às medicinas oriental e ocidental.
Existem estudos que indicaram melhoras da síndrome a partir do tratamento medicinal combinado com a acupuntura. A acupuntura não substitui o tratamento medicinal, mas ameniza os sintomas causados pela doença, como o alívio das dores crônicas. O tratamento adequado, na maior parte dos pacientes, permite uma vida longa, produtiva e com boa qualidade de vida.
Terapias alternativas como banhos de desintoxicação utilizando sais de Epsom, massagem terapêutica e meditação podem ser eficazes no auxílio ao tratamento do Lúpus.
Saiba mais :