Tara Verde: a deusa libertadora
O oriente sempre nos ensina novas maneiras de enxergar a vida com sua milenar sabedoria, ainda temos muito que aprender com o que vem dos países distantes da Ásia e extremo oriente, neste artigo você conhecerá sobre mais uma divindade muito popular na cultura e religião budistas.
O budismo é uma prática religiosa e filosófica que surgiu há muitos séculos atrás, com a figura do príncipe indiano Sidarta Gautama. O pai de Sidarta tinha obsessão por proteger o filhos dos flagelos da vida, então sidarta cresceu em um palácio murado mimado pelo que de mais bom e belo um ser humano poderia ter, assim o pai de Sidarta tentou esconder do filho a existência da nossa miséria, da pobreza, da dor e principalmente… da morte, entretanto, um dia, Gautama consegue escapar do palácio dourado de seu pai, e faz um passeio pelas ruas da cidade, lá, o príncipe descobre o que era o sofrimento, a fome, a pobreza e se choca ao descobrir numa pira ardente um corpo sendo cremado e que esse corpo não viveria mais. Gautama não se conforma com a realidade que ele desconhecia e foge do palácio em busca da cura para a vida, a cura para morte, para isso Gautama tenta achar um modo de parar a roda da reencarnação, que na crença Hindu é a roda à qual todos os seres vivos estão presos.
Resumindo a história Gautama se torna Buda (o iluminado) quando alcança um estágio de completa inação capaz de fugir à roda da reencarnação e por consequência fugir da morte e do sofrimento das criaturas vivas.
A história de Tara Verde
Na mitologia Buda não é apenas Sidarta Gautama mas todo aquele que alcança esse estágio de iluminação em vida e ensina o caminho àqueles que precisam de ajuda. Também na mitologia budista existem outras divindades que atendem aos iluminados, dentre elas Tara Verde, ela é tida como a mãe de todos os budas, a criadora do caminho da iluminação, Tara significa Liberdade, claro que o caminho da iluminação deveria passar por ela.
Tara Verde é a divindade invocada para afastar o medo em situações de perigo em alto mar, ou perdidos numa floresta cheia de predadores ferozes. Tara Verde nos liberta desse mal sentimento e nos traz proteção, ela também é invocada para afastar sentimentos de ódio, teimosia e dúvidas.
Clique Aqui: Símbolos budistas: explore a simbologia delicada do budismo
Saiba mais :