Solidariedade: Fast-foods distribuírem comida para pessoas em situação de rua após serem desafiados
Após uma postagem na página oficial do meme Chapolin Sincero no Instagram, o que era para ser apenas uma brincadeira, acabou se tornando uma ação de solidariedade. O Chapolin Sincero, que já era uma febre na internet, ganhou ainda mais repercussão após desafiar a pizzaria Domino’s a distribuir pizzas para pessoas em situação de rua. Outros fast-foods também aderiram a ação de solidariedade.
Fast-Food adere a onda de solidariedade
A postagem dizia o seguinte: “Por que pizzaria só funciona à noite? Quem inventou isso? Toda hora é hora de comer pizza”. Logo após a publicação, o perfil oficial da Domino’s Brasil respondeu: “…amanhã seu almoço e da sua galera será por nossa conta. Serão várias Domino’s quentinhas para provar que realmente não tem hora para comer o que há de melhor nesse mundo”.
Foi exatamente depois dessa resposta, que o Chapolin Sincero decidiu desafiar a Domino’s a distribuir pizzas para quem realmente precisa: as pessoas em situação de rua. O desafio foi aceito pela rede com a distribuição de 120 pizzas no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. A concorrente Pizza Hut também resolveu entrar no desafio.
Depois que as ações da Domino’s e Pizza Hut foram amplamente comentadas nas redes sociais, o Chapolin Sincero lançou a hashtag #chapolinchallenge para desafiar outras grandes redes de fast-food. McDonald’s, Burger King também aceitaram o desafio e distribuíram hambúrgueres. A Sadia distribuiu os icônicos sanduíches de presunto do seriado Chaves. A Cacau Show por sua vez, deixou o dia das pessoas em situação de rua um pouco mais doce com a distribuição de chocolates.
“A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.”
O sucesso de uma ação de solidariedade foi tanto, que até mesmo restaurantes e empreendimentos de pequenas cidades do interior do Brasil acabaram aderindo ao desafio. Em São João del Rei (MG), o Mineirão Box distribuiu quentinhas no jantar. Em Imperatriz (MA), a Esfiharia do Tio Ali distribuiu esfihas. Em Vila Velha (ES), a Cazaroto Pizzaria seguiu o exemplo da Domino’s. Além deles, o projeto Banho da Alegria, na periferia do Rio de Janeiro arrecadou alimentos e produtos de higiene para distribuir.
Foram inúmeras iniciativas em todo o Brasil. Apesar das redes sociais serem amplamente utilizadas como forma de propaganda por maior parte das grandes, médias e até pequenas empresas, quando surge um desafio como esse só temos que agradecer a genialidade dessa conexão em redes. Afinal, ações de solidariedade que visam ajudar aqueles que passam por dificuldades são sempre bem-vindas. Empatia é um sentimento que todos precisam colocar em prática.
Saiba mais :