Sexta-feira santa: por que não comemos carne?
Desde a antiguidade, o costume de não comer carne durante a sexta-feira santa vem se expandindo. Hoje em dia, quando praticamos este ritual de se abster da carne, muitas vezes nem ao menos sabemos por que estamos fazendo isto. Na verdade, o principal motivo é devido à carne de Cristo, que nos foi transpassada para que pudéssemos estar aqui, vivendo e respirando a sua graça.
Sexta-feira santa: por que a carne?
Bem, desde o tempo mais remoto, o ser humano sempre precisou de carne para manter seus níveis de proteína e, durante a antiguidade, a carne era um dos principais alimentos do povo judeu e cristão. Assim, a igreja católica acabou instaurando este rito. Porém, hoje em dia não é visto tanto como uma obrigação, mas sim uma “recomendação”, visto que, configurando jejum, várias coisas poderiam ser diminuídas.
Com os vícios e tecnologias, há muita gente que deixa de usar o celular ou de comer chocolate na sexta-feira santa. Isto mostra uma espécie de rendição e de jejum de algo que gera prazer. Neste momento, onde nos rendemos para respeitar a Cristo, nos aproximamos mais dele, honrando a sua palavra e a sua morte para a nossa salvação.
Clique aqui: Aprenda Oração para sexta-feira Santa e se aproxime de Deus
Sexta-feira santa: princípio básico
Além da questão de não comer carne ou se abster de coisas que gostamos imensamente para o respeito para com o sacrifício e ressureição de Cristo, um outro princípio está presente e é o que mais enaltece estes dias de pré-Páscoa. É a questão da não violência e do não fazer sofrer.
Neste período, sobretudo na sexta-feira santa, não devemos praticar a violência com ninguém, sobretudo com animais e seres humanos. Isto não leva ninguém a nada e, talvez seja esta uma das lições mais lindas de Jesus. Ao invés de apenas pensar em matar para comer ou comer para se saciar, poderíamos tirar um tempinho para amarmos uns aos outros nesta sexta-feira santa e nunca se esquecer de Cristo. Assim como o apóstolo João diz em João, capítulo 3 e versículo 16:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Reflitam sobre isto e tomem responsabilidades neste período.
Saiba mais :