Santuário Mariano de Nossa Senhora do Pilar – local de devoção e fé
A Virgem Maria possui muitos adoradores pelo mundo e os santuários marianos, que são dedicados à Nossa Senhora, recebem milhões de fiéis. Ao visitar os santuários, os católicos aproveitam para praticar sua fé e conhecer lugares novos. O Santuário Mariano de Nossa Senhora do Pilar, localizado na cidade espanhola de Zaragoza, possui o maior templo barroco da Espanha. Acredita-se que foi o primeiro santuário mariano de toda a cristandade, uma vez que nele se conserva o pilar que foi entregue pela Virgem Maria em vida ao apóstolo Tiago, no ano 40 dC. Conheça um pouco mais sobre a história do Santuário Mariano de Nossa Senhora do Pilar e seu processo de consagração.
História do Santuário Mariano de Nossa Senhora do Pilar
A aparição da Virgem em Zaragoza ocorreu em 2 de janeiro, no ano 40 dC. O Apóstolo Tiago estava em missão evangelizadora pela Espanha, quando teve um momento de incerteza, pois os pagãos não acolhiam as suas palavras. Nas margens do Rio Ebro, apareceu Maria, que entregou ao Apóstolo um pilar de jaspe com sua imagem, para assinalar a presença de Deus. Na aparição, a Mãe de Deus instruiu o apóstolo a construir uma igreja em sua honra: “Este lugar é para ser minha casa, e esta imagem e coluna serão o título e altar do templo que você deve construir.” A Igreja, que desde do século II abriga a imagem, hoje é a Basílica-Catedral de Nossa Senhora do Pilar, que recebe peregrinos de todo o mundo.
Aproximadamente um ano após a aparição, acredita-se que Tiago construiu uma pequena capela em honra de Maria, a primeira igreja dedicada a ela. Depois que Tiago voltou a Jerusalém, ele foi executado por Herodes Agripa em cerca de 44 dC – sendo o primeiro apóstolo a ser martirizado por sua fé. Vários de seus discípulos pegaram seu corpo e o devolveram para o sepultamento final na Espanha. Esta primeira capela acabou sendo destruída, como vários outros santuários cristãos. Porém, a estátua e o pilar permaneceram intactos sob a proteção do povo de Zaragoza.
Diversas igrejas foram construídas sobre este local ao longo dos anos. A construção da atual Basílica em estilo barroco foi iniciada em 1681, por Charles II rei da Espanha, e finalizada em 1686. A área mais visitada é a parte oriental do santuário, onde está a Capela Sagrada de Ventura Rodríguez (1754), que abriga a imagem venerada da Virgem. Ao redor da Capela Sagrada estão as abóbadas ou cúpulas pintadas com afrescos de Francisco Goya: A Rainha dos Mártires e a Adoração do Nome de Deus. Durante a Guerra Civil Espanhola, de 1936 a 1939, três bombas foram lançadas no santuário mariano, mas nenhuma delas explodiu. Duas delas ainda estão em exibição na Basílica.
A imagem de madeira possui 39 cm de altura e está repousada sobre uma coluna de jaspe. A história conta que Nossa Senhora foi levada em uma nuvem pelos anjos a Zaragoza, durante a noite. Enquanto viajavam, os anjos construíram uma coluna de mármore e uma imagem em miniatura da Virgem. A imagem foi coroada em 1905, com uma coroa projetada pelo Marquês de Griñi.
Clique para saber tudo sobre Turismo Religioso em Santuários Marianos
Consagração do Santuário Mariano de Nossa Senhora do Pilar
A aparição de Nossa Senhora do Pilar foi canonicamente aceita pelo papa Inocêncio XIII, em 1723. Surgiram tantas especulações a respeito da origem da igreja que a Espanha solicitou o Inquérito para verificar os fatos. Em 7 de agosto de 1723, depois de uma cuidadosa investigação, doze cardeais que cuidaram do caso aprovaram pela Sagrada Congregação dos Ritos a invocação de Nossa Senhora do Pilar. Posteriormente, inseriram nas lições do ofício a festa do Pilar, celebrada em 12 de outubro. Os cardeais fizeram a seguinte declaração: “De todos os lugares que a Espanha oferece para a veneração do devoto, o mais ilustre é, sem dúvida, o santuário consagrado a Deus sob a invocação da Santíssima Virgem, sob o título de Nossa Senhora do Pilar, em Zaragoza”.
Em 1730, o Papa Clemente XII permitiu a celebração da festa de Nossa Senhora do Pilar em toda a Espanha. Como a data coincide com a descoberta das Américas, a Virgem mais tarde foi nomeada como a Patrona do Mundo Hispânico.
As festas dedicadas à Nossa Senhora do Pilar, celebradas durante toda a semana de 12 de outubro, recebem milhares de fiéis. Existe um extenso calendário cultural com espetáculos pirotécnicos, concertos e diversas celebrações. O ponto alto das festividades é a famosa Oferenda de Flores. No dia 12 de outubro, uma multidão deposita flores em uma grande estrutura piramidal, que se situa no centro da Praça do Pilar e é coroada pela imagem da santa.
Os católicos apreciam o turismo religioso, em que aproveitam para viajar e peregrinar simultaneamente. A cidade de Zaragoza possui uma ótima localização na Espanha. Ela se encontra no meio caminho entre Madrid, Barcelona e Valência, ficando a 300 km de cada uma das três. Visite o Santuário Mariano de Nossa Senhora do Pilar e aproveite para conhecer um pouco deste país repleto de arte, história e cultura.
Saiba mais :