Conheça o Santuário Mariano de Nossa Senhora de Lourdes
Dentre várias invocações de Maria, existem àquelas que estão ligadas ao local onde seu culto foi iniciado, ou onde aconteceram suas aparições. Os santuários marianos são dedicados à Nossa Senhora e geralmente carregam uma história associada à Virgem. O Santuário Mariano de Nossa Senhora de Lourdes é um dos locais de invocação da Virgem Maria, que recebe seis milhões de visitantes anualmente. Quando vão aos os santuários, os católicos aproveitam para fazer turismo religioso e conhecer lugares novos. Localizado em Lourdes, no sudoeste da França, também é a entrada para os vales dos rios Arrens, Cauteres, Ossau e Gavarnie. Visitar o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes pode ser uma experiência emocionante e inesquecível. Conheça um pouco mais sobre a história deste santuário mariano e seu processo de consagração.
História do Santuário Mariano de Nossa Senhora de Lourdes
Em 11 de fevereiro de 1858, na aldeia de Lourdes, uma menina muito simples chamada Bernadette Soubirous estava apanhando lenha às margens do rio Gave quando avistou pela primeira vez a Virgem Maria. Bernadette viu uma luz na gruta e uma menina vestida de branco, com uma faixa-azul presa em sua cintura e um rosário em suas mãos. Depois da primeira, ocorreram mais 17 aparições de Nossa Senhora. Em uma destas aparições, a Virgem pediu que fosse construída uma igreja no local. Em outra ocasião, fez brotar na rocha, através das mãos de Bernadette, uma fonte de água cristalina e considerada milagrosa, que até hoje corre no lugar. Desde da última visão, os peregrinos visitam a gruta, para deixar suas muletas e encher garrafas com a água milagrosa.
A água foi usada por pacientes de todos os tipos e muitas curas milagrosas foram noticiadas. Sete dessas curas não tinham qualquer explicação médica. A primeira pessoa a qual foi concedido um milagre era uma mulher, que tinha a mão direita deformada por causa de um acidente. Com tanta repercussão, o governo vedou a Gruta e emitiu duras sanções para alguém que tentasse chegar perto da área fora dos limites.
Um padre local, Abbé Dominique Peyramale, juntamente com seu bispo Monsenhor Bertrand-Sévère Mascarou Laurence, comprou a gruta e a terra ao redor da comuna em 1861, três anos depois das aparições. Imediatamente, começaram a modificar a área para torná-la mais acessível aos visitantes e começaram a trabalhar para construir a primeira das igrejas, que agora é conhecida como a Cripta. Atualmente, o templo pode abrigar cerca de 30 mil pessoas. Ao redor do local, há várias construções e monumentos em homenagem à Bernadette.
O domínio do Santuário Mariano de Nossa Senhora de Lourdes inclui a própria Gruta, as torneiras próximas que distribuem a água de Lourdes e os escritórios do Departamento Médico de Lourdes, bem como várias igrejas e basílicas. A área total possui 22 locais de culto separados. Existem seis línguas oficiais do Santuário Mariano: Francês, Inglês, Italiano, Espanhol, Holandês e Alemão. As grutas que contém réplicas da imagem de Nossa Senhora de Lourdes, e outras grutas em honra de Nossa Senhora de Lourdes, são frequentemente descritas como “grutas de Lourdes”.
Clique para saber tudo sobre Turismo Religioso em Santuários Marianos
Consagração do Santuário Mariano de Nossa Senhora de Lourdes
Em 17 de novembro de 1958, diante de uma grande repercussão, a Igreja decidiu instituir uma comissão de inquérito das aparições. Em 18 de janeiro de 1860, o bispo local declarou que a Virgem Maria realmente apareceu para Bernadette Soubirous. A partir de então, o culto mariano de Lourdes foi estabelecido. Trata-se de um dos santuários marianos mais frequentados do mundo, junto com Fátima e Aparecida, recebendo milhões de peregrinos anualmente.
A veracidade das aparições de Lourdes é um fato de fé para os católicos. Todos os últimos Papas visitaram o santuário. Bento XV, Pio XI e João XXIII conheceram quando ainda eram bispos, Pio XII, como delegado papal. Pio XII declarou uma peregrinação a Lourdes em uma encíclica, na ocasião e que foi comemorado o 100º aniversário das aparições, completados em 1958. São João Paulo II esteve três vezes em Lourdes e o Papa Bento XVI realizou uma visita em 15 de setembro de 2008, comemorando o aniversário das aparições em 1858.
Uma missa em intensão de Nossa Senhora de Lourdes é celebrada pela Igreja Católica em 11 de fevereiro de cada ano, aniversário da primeira aparição. Nesta celebração, existia a tradição de interpretar o Cântico dos Cânticos (4,7) – “Tu és toda formosa, meu amor, não há mancha em ti”. Esta era uma alegoria à Imaculada Conceição e às aparições de Lourdes.
Os católicos apreciam o turismo religioso, em que aproveitam para viajar e peregrinar simultaneamente. Na cidade de Lourdes, os fiéis podem visitar o Pic du Jer, através de um passeio de funiculaire, ou realizar um city tour em um pequeno trem que circula a cidade saindo do Office de Tourisme. Porém, o complexo católico é a maior atração e ponto principal dos visitantes da cidade.
Saiba mais :