Santuário Mariano de Nossa Senhora de Guadalupe – local de fé e devoção
A Virgem Maria possui milhões de devotos pelo mundo e os santuários marianos, que são dedicados à Nossa Senhora, recebem muitos destes fiéis anualmente. As visitas aos santuários são feitas para agradecer por um milagre concedido, pedir por algo ou apenas praticar a fé. O Santuário Mariano de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, é considerado o maior templo católico da América. O Santuário está localizado no alto da colina de Tepeyac, onde Juan Diego Cuauhtlatoatzin, um indígena convertido ao cristianismo, teria avistado Nossa Senhora. O lugar recebe cerca de 20 milhões de fiéis por ano, vindos do México e de diversos locais do mundo. Conheça um pouco mais sobre a história do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e seu processo de consagração.
História do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe
Em 1531, na Cidade do México, que era a capital asteca neste período, Nossa Senhora apareceu para o índio Juan Diego Cuauhtlatoatzin pedindo que construísse um templo em sua honra. O índio foi contar sobre a aparição para o Bispo, que não lhe deu muito crédito. Então, a Virgem fez crescer flores em um campo desértico em pleno inverno, para provar sua aparição. Nossa Senhora pediu que o índio levasse as flores ao Bispo. Juan guardou as rosas milagrosas em sua tilma (manto semelhante a um poncho) para leva-las ao cardeal. Quando chegou ao bispo, abriu o manto e as flores caíram, aparecendo a imagem da Virgem estampada na tilma. A capa com a imagem da Virgem ainda está exposta no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e, por ser feita com o cacto agave maguey, um material que se decompõe rapidamente, os fiéis enxergam a duração de cinco séculos do tecido como uma prova da aparição.
No mesmo ano da aparição da Virgem, em 1531, o Frei Juan de Zumárraga mandou construir uma ermida de tijolo, para onde a imagem sagrada foi levada no dia 26 de dezembro. Porém, em 1556, o local já não era suficiente e foi ampliado pelo segundo Arcebispo do México, Dom Alonso de Montufar. A devoção continuou crescendo e o Conselho da Catedral determinou em 29 de agosto de 1600, que a primeira pedra fosse colocada para a construção de um novo templo, que foi o primeiro santuário inaugurado em 1614.
O segundo santuário construído foi abençoado em 27 de abril de 1709. Apesar de terem havido modificações, ele é atualmente conhecido como Basílica antiga de Guadalupe. Por conta de alguns problemas de estrutura, foi tomada a decisão de construir a Basílica mais atual. A Basílica antiga ficou fechada para restauração e foi aberta novamente em 5 de maio de 2009, nominada como Templo Expiatório a Cristo Rei.
O novo do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe teve sua primeira pedra colocada em 12 de dezembro de 1974. Atualmente, o templo comporta 10.500 pessoas, contando com nove capelas superiores.
Clique para saber tudo sobre Turismo Religioso em Santuários Marianos
Consagração do Santuário Mariano de Nossa Senhora de Guadalupe
O Santuário Mariano de Nossa Senhora de Guadalupe foi consagrado pelo Arcebispo do México, Cardeal Miguel Darío Miranda. Posteriormente, dois Papas celebraram missa na Basílica, São João Paulo II e o Papa Francisco. Também recebeu a visita do Papa Bento XVI, quando ainda era cardeal.
Ao ser declarada santuário nacional do México e basílica menor pelo Vaticano, a Basílica de Guadalupe se tornou um dos primeiros santuários marianos da América Latina. O acesso principal para a Basílica é feito por “La Villa de Guadalupe”, chamada popularmente de “La Villita”, que fica ao norte da cidade do México.
O índio que avistou Nossa Senhora, São Juan Diego, foi canonizado no santuário, onde também houve a beatificação do Pe. Ermo y Parres, os Três Meninos Mártires de Tlaxcala, os dois Mártires Fiscais de Cajonos e a Madre Maria Inês Teresa Árias.
A Festa da Virgem de Guadalupe é realizada no dia 12 de dezembro e durante todo o mês, o Santuário recebe de seis a oito milhões de pessoas. Anualmente, o local é visitado por 20 milhões de peregrinos, sendo o santuário mariano mais visitado do mundo. Por causa das peregrinações de fiéis vindos de diferentes lugares, foram colocadas as bandeiras dos países americanos e de outros países como Espanha, Polônia e Filipinas.
Caso você queira se benzer ou benzer algum objeto na visita ao santuário, existem alguns horários específicos para isso. Se gostar de comprar santinhos, terços ou qualquer outro tipo de lembrança, os preços nas lojas dentro da Basílica são bem razoáveis.
Muitos peregrinos que vão ao Santuário Mariano de Nossa Senhora de Guadalupe visitam no mesmo dia as impressionantes pirâmides de Teotihuacan, já que o Santuário fica no caminho da atração. Os católicos apreciam o turismo religioso, em que viajam e peregrinam simultaneamente. Aproveite a visita ao santuário para conhecer o México, um país com rica cultura, belos monumentos e incríveis paisagens naturais.
Saiba mais :