Santo do dia 12 de junho: São Gaspar de Búfalo
Entre o povo, o Santo do Dia 12 de junho era chamado de “anjo da paz”, pois fazia pregações que eram caridosas e pacíficas. São Gaspar de Búfalo conseguiu conter bandidos usando apenas como armas a paz e a caridade.
Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!
Santo do dia 12 de junho
O santo do dia de hoje nasceu no dia 6 de janeiro do ano de 1786 em Roma, na Itália. São Gaspar era filho de Antônio e de Anunciata Quarteroni.
Ele foi companheiro de Vicente Strambi em missões que ele chamava de “terremoto espiritual;.
Foi a São Gaspar de Búfalo, santo do dia 12 de junho, que o Papa Leão XII recorreu para conter os bandidos que proliferavam por Roma. E o santo o fez usando da paz e da caridade. O Papa João XXIII chegou a defini-lo como “Glória toda resplandecente do clero romano, verdadeiro e maior apóstolo da devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus no mundo”.
Certa vez, no ano de 1810, uma religiosa piedosa dizia que surgiria um sacerdote zeloso que seria capaz de sacudir o povo da sua indiferença, e faria isso mediante a propagação da devoção ao Precioso Sangue de Cristo. Então, naquele mesmo ano, o santo do dia de hoje, que possuía dois anos de sacerdócio e havia sido preso por ter se negado a jurar fidelidade a Napoleão, foi libertado graças à queda do imperador. Então São Gaspar recebeu de Pio VII a responsabilidade de se dedicar às missões populares. O objetivo era que trabalhassem na restauração religiosa e moral do Estado Pontifício.
Foi então que o santo começou esta nova cruzada que era feita em nome do Precioso Sangue de Jesus. Ele tornou-se então o ardoroso apóstolo desta devoção.
No dia 28 de dezembro do ano de 1837, na mesma cidade em que nascera, São Gaspar de Búfalo faleceu em um quarto sobre o Teatro Marcelo. Seu contemporâneo, São Vicente Palloti, teve então uma visão de que a alma do santo subia ao encontro de Jesus Cristo, como se fora uma estrela luminosa. A fama da santidade de Gaspar não demorou para atingir então todo o mundo.
No ano de 1904 foi beatificado e em 1954 o Papa Pio XII o canonizou.
Leia também: Santo do dia 13 de junho: Santo Antônio
Oração para o santo do dia
Com fé, repita:
Ó S. Gaspar,
tu amaste a Igreja perseguida
e, para seres fiel a Deus,
aceitaste a prisão e o exílio.
Pedimos-te que interceda
pela Igreja de hoje
e ajuda-nos a saber pregar
e viver o Evangelho
todos os dias da nossa vida.
Aumenta o nosso amor
ao Sangue de Jesus Cristo
para estarmos também dispostos
a arriscarmos as nossas vidas.
Bendizemos e agradecemos
ao Pai a tua obra, a fundação
dos Missionários do Preciosíssimo Sangue
e o exemplo que nos deixaste.
Alcança-nos de Deus …
(dizer a graça que se deseja receber)
e fortalece a nossa união com Cristo
e a Igreja para alcançarmos
a salvação eterna.
Amém.
Leia também: Santo do dia 14 de junho: Santa Clotilde
Saiba mais :