Salmo 86 – Dá ouvidos, Senhor, à minha oração
O Salmo 86 falará sobre os pedidos clamados a Deus. Em suma, todos os pedidos daqueles que forem fieis e justos com os ensinamentos, serão ouvidos. Consolo faz parte das misericórdias divinas para com a humanidade, basta ter fé.
As palavras do Salmo 86
Leia com atenção:
Inclina os teus ouvidos, ó Senhor, e responde-me, pois sou pobre e necessitado.
Guarda a minha vida, pois sou fiel a ti. Tu és o meu Deus; salva o teu servo que em ti confia!
Misericórdia, Senhor, pois clamo a ti sem cessar.
Alegra o coração do teu servo, pois a ti, Senhor, elevo a minha alma.
Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.
Escuta a minha oração, Senhor; atenta para a minha súplica!
No dia da minha angústia clamarei a ti, pois tu me responderás.
Nenhum dos deuses é comparável a ti, Senhor, nenhum deles pode fazer o que tu fazes.
Todas as nações que tu formaste virão e te adorarão, Senhor, e glorificarão o teu nome.
Pois tu és grande e realizas feitos maravilhosos; só tu és Deus!
Ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome.
De todo o meu coração te louvarei, Senhor, meu Deus; glorificarei o teu nome para sempre.
Pois grande é o teu amor para comigo; tu me livraste das profundezas do Sheol.
Os arrogantes estão me atacando, ó Deus; um bando de homens cruéis, gente que não faz caso de ti procura tirar-me a vida.
Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade.
Volta-te para mim! Tem misericórdia de mim! Concede a tua força a teu servo e salva o filho da tua serva.
Dá-me um sinal da tua bondade, para que os meus inimigos vejam e sejam humilhados, pois tu, Senhor, me ajudaste e me consolaste.
Interpretação do Salmo 86
Nossa equipe preparou uma interpretação detalhada do salmo 86, leia com atenção:
Versículos 1 a 7 – Escuta a minha oração, Senhor>
“Inclina os teus ouvidos, ó Senhor, e responde-me, pois sou pobre e necessitado. Guarda a minha vida, pois sou fiel a ti. Tu és o meu Deus; salva o teu servo que em ti confia! Misericórdia, Senhor, pois clamo a ti sem cessar. Alegra o coração do teu servo, pois a ti, Senhor, elevo a minha alma. Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam. Escuta a minha oração, Senhor; atenta para a minha súplica! No dia da minha angústia clamarei a ti, pois tu me responderás”.
Com humildade, Davi capta a grandeza do Senhor e fala de sua fé, e da bondade que toda pessoa justa exerce perante a lei divina. O salmista aqui exalta a alegria de ser um servo de Deus.
Quando o versículo nos diz “escuta a minha oração”, temos um apelo para que Deus o ouça. Generoso, o Senhor permite que seus servos falem dessa forma com Ele.
Versículos 8 e 9 – Nenhum dos deuses é comparável a ti, Senhor>
“Nenhum dos deuses é comparável a ti, Senhor, nenhum deles pode fazer o que tu fazes. Todas as nações que tu formaste virão e te adorarão, Senhor, e glorificarão o teu nome”.
Nas nações antigas, muitos dos povos mantinham suas crenças em diversos deuses. Entretanto, quando esses mesmo povos deixavam de crer na existência de tais divindades, se voltavam à Deus, admitindo que apenas Ele é o Senhor. Davi ainda prevê que, num futuro, outras nações passariam a adorar o Deus Verdadeiro.
Versículos 10 a 15 – Ensina-me o teu caminho, Senhor
“Pois tu és grande e realizas feitos maravilhosos; só tu és Deus! Ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome. De todo o meu coração te louvarei, Senhor, meu Deus; glorificarei o teu nome para sempre. Pois grande é o teu amor para comigo; tu me livraste das profundezas do Sheol.
Os arrogantes estão me atacando, ó Deus; um bando de homens cruéis, gente que não faz caso de ti procura tirar-me a vida. Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade”.
Davi pede, então, para que o Senhor o ensine a louvá-lo e constata que Deus, misericordioso, está o livrando da morte certa. Deus é amigo dos humildes, e se volta contra os falsos e soberbos. Com Sua misericórdia, permite a libertação.
Versículos 16 e 17 – Volta-te para mim!
“Volta-te para mim! Tem misericórdia de mim! Concede a tua força a teu servo e salva o filho da tua serva. Dá-me um sinal da tua bondade, para que os meus inimigos vejam e sejam humilhados, pois tu, Senhor, me ajudaste e me consolaste”.
O Salmo finaliza com uma alusão à mãe de Davi, como serva do Senhor. E, sendo ela devota e justa, Deus havia de salvar o salmista da situação conflituosa que se encontrava.
Saiba mais :