Salmo 149 — Cantai ao Senhor um cântico novo
Começando e terminando com “aleluia” (louvai ao Senhor), o Salmo 149 é o penúltimo texto deste livro bíblico. Aqui, o salmista nos convida novamente a exultar com nosso Deus, regozijar Nele, que é Pai, Criador e Deus Eterno.
Salmo 149 — Um hino de louvor
Temos aqui no Salmo 149 palavras um pouco diferentes dos demais cânticos de louvor. Neste, tratamos sobre o triunfo do Deus de Israel sobre os inimigos desta nação. É muito provável que tenha sido escrito após alguma vitória onde o povo de Israel foi honrado e abençoado.
Louvai ao Senhor. Cantai ao Senhor um cântico novo, e o seu louvor na congregação dos santos.
Alegre-se Israel naquele que o fez, regozijem-se os filhos de Sião no seu Rei.
Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor com tamborim e harpa.
Porque o Senhor se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação.
Exultem os santos na glória; alegrem-se nas suas camas.
Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e espada de dois fios nas suas mãos,
Para tomarem vingança dos gentios, e darem repreensões aos povos;
Para prenderem os seus reis com cadeias, e os seus nobres com grilhões de ferro;
Para fazerem neles o juízo escrito; esta será a honra de todos os seus santos. Louvai ao Senhor.
Interpretação do Salmo 149
A seguir, desvende um pouco mais sobre o Salmo 149, por meio da interpretação de seus versículos. Leia com atenção!
Versículos 1 a 5 – Louvai-o, sol e lua
“Louvai ao Senhor. Cantai ao Senhor um cântico novo, e o seu louvor na congregação dos santos. Alegre-se Israel naquele que o fez, regozijem-se os filhos de Sião no seu Rei. Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor com tamborim e harpa. Porque o Senhor se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação. Exultem os santos na glória; alegrem-se nas suas camas”.
Iniciamos o Salmo 149 com um convite do salmista para que entoemos um novo cântico, celebrando tudo aquilo que Deus fez. Devemos todos os alegrar, pois Ele é nosso Rei; expressando-nos com danças e cantos.
O Senhor é aquele que não se limita a conceder dádivas e salvação aos ricos. Ele adorna os humildes e, ao lado Dele, não haverá pranto durante a noite; apenas segurança e paz.
Versículos 6 a 9 – Louvai ao Senhor desde a terra
“Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e espada de dois fios nas suas mãos, Para tomarem vingança dos gentios, e darem repreensões aos povos; Para prenderem os seus reis com cadeias, e os seus nobres com grilhões de ferro; Para fazerem neles o juízo escrito; esta será a honra de todos os seus santos. Louvai ao Senhor”.
Nestes versículos, o foco do salmo muda, rumando para uma celebração para a guerra. Talvez pareça assustador ver, em meio ao cântico de louvor, o povo empunhando uma espada de dois gumes.
É importante aqui entender o contexto histórico, onde podemos interpretar como uma dança de vitória ou um povo prestes e se vingar por todo o sofrimento causado. Nos dias atuais, devemos compreender estes versículos não como uma permissão para lutar em nome de Deus, mas para levar como “prisioneiro” todo o pensamento à obediência ao Senhor.
Nossa espada é a palavra de Deus. E somos diariamente honrados com a permissão para participar da glória e da vitória do Senhor.
Saiba mais :