Salmo 138 — Eu te louvarei, de todo o meu coração
Repleto de palavras de gratidão, o Salmo 138 escrito por Davi, exalta a benevolência do Senhor a todos; agradecendo a Ele por cumprir com suas promessas. O salmista ainda demonstra toda a sua confiança a Deus, bem como a do povo de Israel, após o retorno de seu povo do cativeiro.
Salmo 138 — Palavras de gratidão
Durante o Salmo 138, você verá que, mesmo tendo o salmista sofrido ameaças, e passado por diversos momentos de perigo, Deus sempre esteve lá para protegê-lo. Agora, livre de seus inimigos, Davi louva ao Senhor, e convida a todos para que façam o mesmo.
Eu te louvarei, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores.
Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome.
No dia em que eu clamei, me escutaste; e alentaste com força a minha alma.
Todos os reis da terra te louvarão, ó Senhor, quando ouvirem as palavras da tua boca;
E cantarão os caminhos do Senhor; pois grande é a glória do Senhor.
Ainda que o Senhor é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe.
Andando eu no meio da angústia, tu me reviverás; estenderás a tua mão contra a ira dos meus inimigos, e a tua destra me salvará.
O Senhor aperfeiçoará o que me toca; a tua benignidade, ó Senhor, dura para sempre; não desampares as obras das tuas mãos.
Interpretação do Salmo 138
A seguir, desvende um pouco mais sobre o Salmo 138, por meio da interpretação de seus versículos. Leia com atenção!
Versículos 1 a 3 – Eu te louvarei, de todo o meu coração
“Eu te louvarei, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores. Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome. No dia em que eu clamei, me escutaste; e alentaste com força a minha alma”.
O Salmo 138 basicamente consiste num louvor pessoal, e começa com a profunda expressão de gratidão do salmista, exaltando sua fidelidade e por cumprir com suas promessas em todas as situações.
Você pode exercitar essa gratidão no seu dia-a-dia, sempre buscando pelas razões pelas quais agradece a Deus. Nesse exercício, nos aproximamos do Pai; Seu amor nos envolve e passamos a sentir mais intimamente Sua paz e poder de salvação.
Versículos 4 e 5 – Todos os reis da terra te louvarão
“Todos os reis da terra te louvarão, ó Senhor, quando ouvirem as palavras da tua boca; E cantarão os caminhos do Senhor; pois grande é a glória do Senhor”.
São raros os líderes e governantes que realmente ouvem e seguem as palavras de Deus; muitos deles, inclusive, se sentem os próprios deuses, em vez de adorar quem a tudo criou.
Nestes versos, o salmista pede para que essa situação se inverta, e que os reis que agora governam a terra passem a ouvir a autoridade Divina. Segundo a Bíblia, chegará o dia em que deuses, reis e líderes se curvarão perante o Senhor.
Versículos 6 a 8 – O Senhor aperfeiçoará o que me toca
“Ainda que o Senhor é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe. Andando eu no meio da angústia, tu me reviverás; estenderás a tua mão contra a ira dos meus inimigos, e a tua destra me salvará. O Senhor aperfeiçoará o que me toca; a tua benignidade, ó Senhor, dura para sempre; não desampares as obras das tuas mãos”.
Todo aquele que detém poder sobre a vida material, e despreza os demais, especialmente os mais necessitados, devem comparar sua atitude com a do Pai que, de tão rico, possui o Universo. Ao contrário dos soberbos, Deus não despreza os humildes; pelo contrário, os aproxima e afasta quem não se preocupa com as necessidades dos mais fracos.
A proteção do Senhor nos concede segurança, e Ele nos molda seguindo seus propósitos de bondade e fidelidade. Ao final, Davi pele para que Deus continue ajudando a si e a seu povo, mesmo nos momentos em que a fé se abalar.
Saiba mais :