Salmo 127 — Eis que os filhos são herança do Senhor
Atribuído à Salomão, o Salmo 127 fala sabiamente sobre a família, sobre os esforços da vida cotidiana, e pode facilmente ser aplicado a inúmeros momentos e situações. Historicamente, pode ser associado à construção do Templo de Salomão ou ainda à reconstrução de Jerusalém após a volta dos exilados da Babilônia.
Salmo 127 — Sem o Senhor, nada adianta
Repleto de virtudes, o Salmo 127 contém palavras muito valiosas para trabalhar a honestidade, a confiança, o companheirismo e o trabalho em parceria do lado do Senhor.
Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.
Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.
Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.
Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.
Interpretação do Salmo 127
A seguir, desvende um pouco mais sobre o Salmo 127, por meio da interpretação de seus versículos. Leia com atenção!
Versículos 1 e 2 – Se o Senhor…
“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono”.
Este é um lembrete constante para que jamais busquemos soluções e conquistas sozinhos. Se Deus não estiver presente em cada um de nossos passos, todo o esforço será em vão. Deus é o eixo, a base, a estrutura para que possamos construir boas convivências e conquistas sólidas.
O trecho também nos alerta quanto aos perigos do esforço excessivo. Se você está se privando de algo, ou trabalhando além do que suas forças permitem, talvez lhe esteja faltando confiança — em si mesmo ou em Deus.
O esforço é sempre algo positivo, quando dentro dos limites. Quando há excesso, Deus intercede, e protege os Seus.
Versículos 3 a 5 – Eis que os filhos são herança do Senhor
“Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta”.
Filhos são verdadeiros presentes, prêmios, recompensas de Deus. E, assim, devem ser criados, ensinados e amados perante as leis do Senhor. Como uma flecha precisa, a chegada de um filho nunca é um erro; e chega exatamente àquele que o necessita para ser completo.
Por fim, tratamos de bem-aventurança, dizendo que o homem que tiver vários filhos, e deles cuidar bem, será um vencedor; terá segurança, estabilidade e amor. Assim, afastará a maldade de seu lar, e nele instalará a harmonia.
Saiba mais :