Os Planetas e a correspondência astrológica
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Por Tiná Silva
Instagram: Casa Astrológica
Na Astrologia Tropical consideramos os dez planetas do nosso sistema solar, cada um correspondendo a determinadas características que se relacionam com a natureza individual, lembremos do Princípio da Correspondência (um dos sete princípios herméticos), “O que está em cima é como o que está embaixo e o que está embaixo é como o que está em cima.”
Os planetas em um mapa astral indicam ações, dinâmicas, movimentos dentro dos variados setores de nossas vidas, ou seja, dentro das casas astrológicas, onde cada uma corresponde a um setor de vida como relacionamentos, família, trabalho entre outros. O signo para onde o planeta está direcionado, ou seja, a divisão do céu a partir do ponto de vista da Terra, para onde o planeta se direciona apresenta a maneira comportamental de expressão individual.
PLANETAS PESSOAIS, SOCIAIS E GERACIONAIS
Os planetas pessoais estão relacionados a Mercúrio, Vênus, Marte, no caso de Sol e Lua também são astros relacionados a questões pessoais, no entanto por estarem mais próximos da Terra e serem facilmente vistos, são chamados de luminares. Esses cinco astros são associados a caraterísticas individuais.
Enquanto Júpiter e Saturno são considerados os planetas sociais, pois se relacionam com os contextos sociais e relacionais no Mapa Astral, o desenvolvimento pessoal enquanto parte de um todo (sociedade).
Já Urano, Netuno e Plutão, pertencem aos chamados planetas geracionais, pois tratam de características correspondentes a uma geração. Na análise do Mapa Astral de uma pessoa, suas ressonâncias fazem mais diferença pelas casas astrológicas e em aspectos com planetas pessoais. Por signo faz mais ressonância ao comportamento de toda uma geração, por terem movimentos mais lentos e demorarem mais tempo na permanência em cada signo.
CADA PLANETA TEM AS SUAS PRÓPRIAS CORRESPONDÊNCIAS
- Sol – a essência, o ser interior, o ponto mais luminoso, identidade, ego, expressão da individualidade, sua dignidade.
- Lua – reações emocionais, como reagimos a qualquer tipo de reação externa, impressionabilidade. Humores, mudanças.
- Mercúrio – comunicação, intelecto, pensamento, trocas, como a pessoa interpreta e elabora ideias, como faz escolhas, como elabora e capta informações.
- Vênus – o valor que se dá as coisas, como se valoriza, valores sociais e financeiros, prazeres físicos e relacionamentos.
- Marte – como se manifesta e é direcionada a ação pessoal, impulso, vigor, força, afirmação, expressão de desejo, paixão.
- Júpiter – onde lidamos com a ética e leis, onde a pessoa promove ampliação de conhecimento e conexões estrangeiras, as buscas mais profundas sobre fé e filosofias de vida.
- Saturno – responsabilidade, estruturação, os limites e obstáculos que a vida nos apresenta, a realidade nua e crua da vida cotidiana, as lições que aprendemos após as superações.
- Urano – áreas da vida onde é manifesta a originalidade, atitudes fora do padrão comum, inventividade, progresso, consciência coletiva.
- Netuno – A subjetividade, o lúdico, imaginação, inspiração, arte, musicalidade, simbolismo, espiritualidade, sensibilidade.
- Plutão – onde ele está no Mapa Astral indica situações de poder, transformações, profundidade, intensidade, magnetismo, resiliência.
CADA PLANETA É REGENTE DE UM OU DOIS SIGNOS
Cada planeta é regente de um ou dois signos, ou seja, há uma conexão, afinidade de correspondência entre os signos e os planetas.
No entanto, no que se refere a regência planetária anual, (planeta regente do ano, praticada entre os povos caldeus) não há fundamentos suficientes na mecânica celeste por observação que valide essa prática, a qual considera apenas os planetas até Saturno, devido a visão da Astrologia Clássica.
Dessa maneira, a regência planetária por signo corresponde a:
- Sol – leão
- Lua – câncer
- Mercúrio – gêmeos e virgem
- Vênus – touro e libra
- Marte – áries
- Júpiter – sagitário e peixes
- Saturno – capricórnio e aquário
- Urano – aquário
- Netuno – peixes
- Plutão – escorpião
Note que o planeta Urano é regente moderno de aquário e Saturno, o clássico.
O planeta Netuno é regente moderno de peixes e Júpiter, o clássico.
O planeta Plutão é regente moderno de escorpião e Marte, o clássico.
As explicações mencionadas são referentes a alguns dos significados gerais do simbolismo corresponde a cada planeta na Astrologia. Para a leitura de um Mapa Astral, deve ser considerado todo o contexto do Mapa em conexão para se interpretar, pois há muita diversidade de significados em cada um dos símbolos astrológicos.
Saiba mais :