Ranço: os perigos de nutrir desavenças
Cada dia mais, escutamos a seguinte palavra crescer no meio das pessoas a nossa volta. “Nossa, eu estou com um ranço daquela menina, não suporta mais ela!”. É geralmente vindo de pessoas que tiveram ou têm um contato muito curto e passageiro. “Ai, que ranço. Não quero mais ver aquela cara na minha frente!”.
Mas de onde vem tanto “ranço”? E por que ele é tão prejudicial ao mundo e a nós mesmos?
Ranço: o que é e suas origens
O ranço é uma palavra que veio do latim, significando “estragado” ou nomeando um processo de decomposição alimentar, e hoje está integrando em disparada o nosso vocabulário, nossas gírias, etc.
Ele se dá como forma de sentimento e esse sentimento nasce quando aspectos ou características de uma certa pessoa não nos convém.
Por exemplo, não gostamos da maneira com a qual ela come, como ela anda ou como ela se veste. Isto já pode dar vasão para que comecemos a ter ranço de tal pessoa.
Às vezes, por um motivo tão bobo, começamos a ter ranço de alguém. Como uma pessoa que não suporta mais um conhecido porque ele tem um timbre de voz irritante ou porque ele tem uma opinião política diferente. Tudo isso é extremamente prejudicial e pode nos afetar de maneira horrenda.
Clique Aqui: Oração Poderosa para afastar o rancor
Os perigos do ranço
O ranço se torna perigoso para a nossa saúde mental e social quando começamos a senti-lo com certa frequência. Quando você sente ranço de alguém porque esta pessoa come de determinada maneira, você começa a espelhar este motivo em outras pessoas, aumentando ainda mais o seu ranço.
O seu desgosto por tal motivo começa a crescer tanto que, independentemente de quem seja, se esta pessoa come de tal maneira, você já não consegue nem conversar com ela direito, criando inimizades e bloqueios mentais sem motivo aparente.
Esta cadeia de desgostos e reprovações pode se estender tanto que, sem perceber, você vai começar a perder amigos pois você se torna uma pessoa muito seletiva e preconceituosa. Um ranço pode levar a um outro e depois, a milhares de outros.
Clique Aqui: 5 florais de Bach para controlar sentimentos de raiva
Como se livrar do ranço?
Se você sente que isto já está prejudicial e você se encontra cansado(a), pense:
“Por que eu sinto nojo disso? Eu consigo conviver com isso por mais tempo do que imagino? Isso é algo tão reprovável como eu imagino ou apenas estou fabulando? Não existem coisas piores? Eu serei uma pessoa melhor se sinto ranço? Por que eu não tento amar o meu próximo, ignorando que ele tem defeitos? No fim, todos nós não os temos?”
Saiba mais :