Com a chegada do outono, veja dicas e receitas de como cuidar da saúde
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Desde a chegada do outono, Londrina apresentou uma queda nos termômetros. No município, assim como na maior parte do Estado, o frio tem se intensificado gradativamente e deve permanecer assim até o início do inverno, em 21 de junho, quando as temperaturas caem de vez.
Segundo a professora Deise Fabiana Ely, coordenadora do Laboratório de Climatologia Geográfica da UEL (Universidade Estadual de Londrina), o outono se caracteriza pelo processo de resfriamento do continente Sul-Americano, provocando temperaturas médias, máximas e mínimas abaixo das atingidas durante o verão.
“Com o avanço do outono, a energia solar gradativamente atinge de forma mais direta o Hemisfério Norte e com raios mais inclinados sobre o Hemisfério Sul. Em virtude desta alteração na inclinação dos raios solares sobre as latitudes de Londrina e pelo fato da distância em relação ao oceano Atlântico, as temperaturas passam a apresentar médias mais baixas após, aproximadamente, 1 mês do início do outono. E gradativamente as massas polares que atingirem a região de Londrina também vão apresentando maior intensidade”, explica.
Segundo previsão elaborada em conjunto pelo CPTEC (Centro de Previsão do Tempo), Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), há 70% de probabilidade de que o fenômeno La Niña continue em atuação neste trimestre (março, abril e maio), alterando a circulação do vento e provocando chuvas abaixo da média no Paraná, assim como em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santo Catarina. Em contrapartida, as regiões Norte e Nordeste do país devem ter chuvas acima do normal.
Caso o La Niña termine antes do fim do trimestre, a região Sul sofrerá influência direta na temperatura, que deve ficar mais amena, e no volume de chuvas. “Também existe a chance deste fenômeno se findar entre março e abril, o que poderá gerar possíveis excedentes de precipitação em setores da Região Sul”, afirma Ely.
Cuidados com a saúde
Durante os dias frios, as pessoas tendem a se aglomerar em ambientes fechados e com pouca circulação de ar, ficando mais propensas a pegar gripe e resfriado, além de outras doenças, como a Covid-19.
“Com a chegada dos meses mais frios, aumenta a probabilidade de infecções respiratórias. Entre as causas dessas infecções, há vários vírus, como Influenza e bactérias como Pneumococo. Sem falar do vírus da Covid-19, que ainda está infectando muitas pessoas, em especial as crianças nesse momento”, explica a infectologista Jaqueline Capobiango.
Para evitar o adoecimento, os cuidados com a saúde devem ser redobrados nessa época do ano. Um dos principais é tomar as vacinas que previnem contra essas doenças, como explica a infectologista. Os imunizantes são aplicados de forma gratuita, seguindo os calendários da Sociedade Brasileira de Imunização, da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Ministério da Saúde.
Cabobiango cita, ainda, algumas medidas simples que auxiliam na proteção contra o vírus e, portanto, devem ser tomadas no dia a dia. Entre elas estão a manutenção de ambientes ventilados, alimentação equilibrada e uma boa noite de sono, além da ingestão de líquidos e instilação de soro nas narinas, que facilitam a eliminação do vírus do corpo.
A falta de higiene contribui para a disseminação de vírus e bactérias, portanto, é necessário ficar atento aos cuidados básicos, como a higienização das mãos. “Para reduzir a transmissão de vírus que persistem em superfícies no ambiente, deve-se manter boa higiene das mãos e utilizar com frequência álcool 70%, principalmente antes de tocar a face e antes de se alimentar ou tomar alguma bebida”, finaliza a infectologista.
Alimentação
Os cuidados com a alimentação durante os dias frios podem contribuir para evitar a contaminação por vírus e bactérias. Alguns pratos simples, que podem ser preparados em casa, são eficientes para fortalecer a imunidade. Esse é o caso de sopas, como a sopa de inverno, que leva shitake, couve, espinafre e outras verduras e legumes que beneficiam a saúde.
Para quem está sempre na correria e precisa de algo rápido e prático para se aquecer, mas sem deixar o sabor de lado, pode inovar preparando um chocolate quente com paçoca, que leva apenas cinco minutos para ficar pronto e agrada todos os paladares.
Nos dias mais frios, há quem prefira ficar em casa, mas não abra mão de um prato mais elaborado para comer com a família e amigos. Para essas pessoas, uma ótima opção é preparar um fondue de queijo, que deve ser consumido quente e ajuda a aquecer. Outra vantagem de preparar o prato em casa é a economia, já que, em alguns restaurantes, ele pode ter um valor elevado.
Saiba mais :