Namastê: reconheça o seu real significado
Um gesto conhecido no ocidente, principalmente entre os praticantes de ioga, a saudação namastê tem um sentido mais complexo do que um simples cumprimento de um ser humano. Não é uma mesura superficial ou, simplesmente, uma palavra. Namastê é um modo de mostrar respeito, dizendo que tanto você como o outro são iguais. É usado para todos os tipos de encontro, dirigidos a um velho ou jovem, seja um próximo ou alguém desconhecido. Saiba mais sobre Namastê significado.
Namastê Significado: Origens da palavra
Sabe-se que o Namastê teve suas origens na Índia e no sul da Ásia antes de ser conhecido e usado em quase todo o planeta. Parte dessa fama se deve à popularização da prática do ioga. Alunos curvam-se em respeito a seus mestres e dizem “Namastê” ao fim de cada aula. No Japão, nas tradições seguidas à flor de lótus, diz-se “Gassho” e, assim, os japoneses se utilizam de uma gestualidade similar, tipicamente em orações e práticas de cura.
O gesto de cumprimentar alguém com Namastê representa a crença de que há em nós uma fagulha divina resguardada em nosso interior, localizada mais especificamente no chakra do coração. É o reconhecimento da alma de um ser na alma de outrem.
Namastê Significado: definição
A definição da palavra, oriunda do sânscrito, é formada por nama, que significa “curvar-se” ou “reverenciar alguém”, e te, que significa “a você”, portanto, Namastê é uma palavras que exprime literalmente “eu me curvo a você”.
Esta forma mais digna de cumprimento incorpora humildade, empatia e reconhecimento perante a outra pessoa. Evoca a lembrança de que todos, através do imenso universo, estamos conectados por essa centelha de divindade e de tudo que compõe o divino.
Praticado aos finais das sessões de ioga, quando a energia de todos encontra-se em harmonia, o Namastê parte do professor para os alunos, como sinal de gratidão e respeito. Já os alunos, logo após, cumprimentam seus mestres com o mesmo respeito e tradição. Nesta troca positiva através do Namastê, seus participantes convidam uns aos outros a se conectarem com essa linhagem de sabedoria, permitindo que a verdade flua. Verdade esta de que somos todos um, quando bem vivemos a partir do coração.
Leia também: Falta de respeito e intolerância: a contribuição da internet para o individualismo
A simples união do Namastê
O Namastê é mais uma valiosa lição que o oriente transmite ao ocidente, em nosso mundo contemporâneo. Neste vivemos sempre agitados, com pressa e nem sempre observamos as pessoas à nossa volta, nas ruas, nos transportes públicos, até mesmo em nossas casas.
A educação pura do Namastê nos ensina a parar, ver e escutar a fagulha que nos torna todos humanos e seguindo na mesma direção, mesmo que – em nossa frágil individualidade – não notemos isto.
Namastê!
Saiba mais :