Me respeita: meu direito de não querer é válido
Quem nunca viveu uma situação onde o direito de um esbarrava no direito do outro? Aqui, vamos falar um pouco sobre os diferentes quereres da vida. Uma mãe que se recusa a ver a filha, ou um namorado que se estressa porque a esposa não quer escutá-lo. Saiba como proceder nesses casos.
Direito: de quem é?
Precisamos ter em mente que cada um de nós possuímos direitos e eles podem ser usados quando quisermos, salvo exceções que se confrontem com a nossa realidade e necessidades, sejam elas físicas ou financeiras.
Como exceção, podemos pensar na seguinte situação: você está nos seu trabalho e o seu chefe te chama para uma conversa. Você tem o direito de dizer não, com certeza, mas não terá o direito de reconquistar o trabalho se perdê-lo por inadimplência.
Da mesma forma que, em situações extremas, você não poderá dizer não para uma pessoa que está te segurando enquanto você tentava pular de uma ponte. O peso de uma vida está acima de qualquer direito, mesmo que você está querendo se matar.
Clique Aqui: O que é ser livre? Entenda o conceito moderno de liberdade
Direito de ver, escutar ou responder: saiba o seu
Entretanto, o direito de escutar alguém ou de ver quem você, fora de exceções extremas, pertence a você. Se o seu marido quer uma noite apimentada e você não está a fim, saiba que se ele fizer pressão, o culpado é ele e não você, você pode – com certeza – “não” querer.
Da mesma forma, uma amiga de longa data que te envia uma mensagem dizendo que quer sair com você, mas você está muito cansada, você pode lhe dizer não da maneira que te convier. Seja através de SMS, seja ligando se desculpando, etc.
Um namorado que quer ir numa balada, mas você detesta dançar, não se sinta pressionada a realizar os desejos de outros só para ser melhor aceita. Saiba se posicionar e não tenha medo de fazer uso desses seus direitos.
O egoísmo no direito
O que acontece é que muito dos pedidos que procuram romper com o nosso direito são oriundos de um egoísmo. “Eu quero que ela fale comigo agora!”, “eu preciso levar ela pra cama hoje a noite!”, “eu sou homem e ela tem que me escutar!”, etc.
“Aprenda a dizer não para tudo aquilo que você realmente não aceita.”
Várias são as situações que devemos analisar para não cair numa fria. Saiba fazer uso da sua autoridade e não tenha medo, não abaixe a cabeça, não negue suas posições!
Saiba mais :