Aprenda a usar mantras, palavras para curar e atrair amor
Nós ouvimos isso muitas vezes. “Repita esse mantra para se acalmar, cante esse mantra para ter paz interior”, pois muitos e diversos mantras.
Mas o que é um mantra?
A palavra vem da antiga língua sânscrita e trata-se de palavras que, pelo seu conteúdo, podem ter uma grande força psicológica naqueles que as pronunciam ou ouvem.
O que acontece no cérebro é semelhante ao transe hipnótico. Uma palavra ou ritmo que se repete e cria uma espécie de irradiação no córtex cerebral.
Imagine esse transe como o efeito produzido por uma pedra que jogamos em uma lagoa e vemos como as ondas se formam a partir dela, atingindo a costa.
Isso também acontece em nossa mente. Essas palavras, quando repetidas de maneira constante e monótona, causam uma espécie de relaxamento, uma espécie de sonhar acordado que facilita a meditação e a introspecção, e muitos consideram a porta para o mundo interior.
Existem muitas palavras que agem como mantras. Por sua vez, cada palavra pode se tornar um mantra. O ponto-chave está em nos convencermos de que o que estamos dizendo tem uma conexão com o que pensamos e queremos.
Por exemplo, em nossa língua ouvimos a palavra amor e evocamos sentimentos belos, mas a palavra ódio, já acontece o contrário.
Assim, quando alguém experimenta esse sentimento terrível de ódio, é combatido com amor, porque, de acordo com o antigo ensinamento budista, “o ódio não é conquistado pelo ódio, o ódio é conquistado pelo amor”.
Os mantras mais conhecidos
Os mantras mais conhecidos são muito antigos, associados ao hinduísmo, ao budismo e à prática do Yoga.
Entre eles, os mais populares são o conhecido “Om mani padme hum”, com diferentes significados provenientes do budismo e com uma antiguidade milenar.
Sua tradução varia porque para seus praticantes o importante é sua musicalidade. Os ritmos evocam paz e tranquilidade. Significa os seis estágios da existência, está associado à flor de lótus, símbolo de pureza, e começa com o mantra OM que desde tempos imemoriais é considerado sagrado, como o sopro do Divino.
Outro mantra conhecido é o chamado “Maha Mantra” ou mantra principal popularizado no Ocidente pelo grupo dos Hare Krishnas. É muito antigo e vem da Índia, indicando a adoração do deus Krishna e sua consorte Radha.
O mantra “Om Namah Shivaya” dedicado ao deus Shiva, originário também do hinduísmo há muitos séculos, é usado para cantar as glórias da divindade.
Um mantra amplamente utilizado é o “Nam Myoho Renge Kyo”, que se refere à lei do Karma ou Causa e efeito porque Nam significa devoção.
Clique Aqui: 5 mantras para melhorar a sua vida
Efeitos benéficos dos mantras
De acordo com todos os seus praticantes, quando um mantra é repetido, seus efeitos relaxantes começam a se sentir imediatamente e ajudam cada pessoa a encontrar seu eu interior, meditar e ser um ser humano melhor.
Mesmo a repetição de um certo ritmo musical pode ser considerada uma espécie de mantra pela ação que exerce no sistema nervoso em geral.
De acordo com os estudiosos desses assuntos, o ideal é que uma pessoa feche os olhos, respire pelo nariz, expelindo o ar pela boca, canalizando a respiração que nos dá vida e é conhecida como “prana” ou energia vital.
Repetir um mantra, oralmente ou mentalmente, tem efeitos muito positivos sobre o organismo, além de acalmar e relaxar a mente, o que nos ajuda a nos concentrar melhor.
Saiba mais :