Linguagem corporal de espelhamento – como funciona?
A linguagem corporal de espelhamento é uma forma de se relacionar e estabelecer entendimento com alguém. Trata-se de uma ferramenta poderosa, que usamos instintivamente sem estarmos cientes disso. As maneiras mais comuns de espelhamento são sorrir e bocejar. Ao ver uma pessoa bocejar, ou até ao ler a palavra “bocejo”, provavelmente você vai bocejar instantaneamente ou nos próximos 30 segundos. O sorriso também é bastante contagioso. Ver alguém sorrindo faz você querer sorrir e, como resultado, vai se sentir melhor, mesmo que não estivesse muito feliz anteriormente.
De acordo com alguns pesquisadores, existe um neurônio que atinge parte do cérebro responsável pelo reconhecimento de expressões faciais e rostos. Tal neurônio gera uma reação de espelhamento quando você enxerga rostos sorridentes ou franzindo a testa, por exemplo. Ou seja, ele faz com que você copie a expressão facial que vê em outras pessoas.
“Atrair o que você espera, refletir o que deseja, tornar-se o que respeita e espelhar-se no que você admira”
Por que usamos a linguagem corporal de espelhamento?
Espelhar uma expressão corporal é uma forma não verbal de dizer: eu sou como você e tenho o mesmo sentimento. A sincronicidade de uma multidão em um show de rock garante a sensação de segurança e pertencimento a cada participante. Pesquisas indicam que pessoas que vivenciam as mesmas emoções provavelmente possuem confiança, entendimento e conexão mútuos. Naturalmente, eles também passam a combinar expressões faciais e linguagem corporal. Em outras palavras, eles instintivamente se espelham.
Quando pessoas afirmam que sentem vibrações positivas a respeito de alguém em particular, estão se referindo ao espelhamento e comportamento sincronizado, ao qual não estão conscientes. Por isso, uma música que toca ao fundo de um encontro romântico funciona como uma excelente ferramenta, pois leva duas pessoas ao mesmo comprimento de onda.
Expressões adquiridas pela linguagem corporal de espelhamento
É interessante ressaltar que, caso você assuma intencionalmente uma expressão corporal, característica de algum estado emocional, vai começar a experimentar sentimentos relacionados a este estado. Um bom exemplo para ilustrar isso é se sentir mais feliz depois de se esforçar para sorrir. Isso também acontece quando você assume uma posição de linguagem corporal que demonstra confiança, fazendo- o realmente se sentir mais confiante, mesmo que não estivesse inicialmente.
Outro exemplo de linguagem corporal que leva a experimentar sentimentos é o gesto usado por uma pessoa durante uma conversa, no qual se coloca as pontas dos dedos das duas mãos conectadas e pressionadas uma contra a outra. Quando fazemos isso, notamos que começamos a nos sentir mais confiantes com o que dizemos. Este é o motivo pelo qual a linguagem corporal de espelhamento faz indivíduos se sentirem entendidos. Quando as pessoas veem você as espelhando, recebem uma mensagem de que você se sente da mesma forma.
Clique aqui: Guia para iniciantes em Linguagem Corporal
Linguagem corporal de espelhamento em homens e mulheres
A maior parte das mulheres possui a capacidade natural de captar e interpretar sinais corporais. Por isso, é normal que uma mulher tenha mais chance de espelhar outra mulher do que um homem espelhar outro homem. Caso você observe uma mulher conversando com a outra, vai perceber que os gestos expressados por ambas são semelhantes. Isso acontece por causa das expressões faciais que serão espelhadas pela ouvinte.
É recorrente que um homem que faça questão de espelhar a expressão facial de uma mulher enquanto ela fala seja descrito como inteligente, cuidadoso e atraente. Porém, os homens geralmente preferem uma máscara que não demonstra emoção e lhes permita se sentir com o controle da situação. Entretanto, isso não quer dizer que eles não estão vivenciando emoções, apenas significa que eles sentem as emoções tão fortemente quanto as mulheres, mas preferem se esconder atrás de máscaras.
O segredo para espelhar um homem é entender que ele não usa o rosto para expressar suas emoções, em vez disso, usa seu corpo. Se você for uma mulher, não é preciso espelhar a máscara sem emoções de um homem. Porém, é interessante reduzir suas expressões para que ele não se sinta intimidado. Não tente espelhar o que você imagina que ele está sentindo, porque caso você erre, pode ser vista como boba. Em conversas de negócios, mantenha uma expressão séria para ser vista como inteligente.
Linguagem corporal de espelhamento – muito além de expressões
O espelhamento da linguagem corporal vai muito além das expressões faciais. As pessoas também podem espelhar entonações, vozes e sotaques. Isso, somado ao espelhamento das expressões corporais, ajuda a construir a confiança e compreensão. Não fale em um ritmo mais acelerado que a outra pessoa, ela pode se sentir pressionada. A melhor opção é falar no mesmo ritmo, ou em um ritmo um pouco mais lento do que o outro.
Também é preciso levar em conta o seu relacionamento com a pessoa que está espelhando. Se você estiver em uma posição subordinada e espelhar a linguagem corporal dominante de seu chefe, ele vai enxerga-lo como arrogante. Por outro lado, se você quer intimidar aqueles que se mostram superiores a você, espelhar sua linguagem corporal vai ajudar a desarmá-los e mudar de posição.
A linguagem corporal de espelhamento é uma ótima forma de criar confiança e entendimento rapidamente. Caso você deseje estabelecer uma conexão com uma pessoa nova, espelhe a sua postura, posição de sentar, gestos, tom de voz e ritmo de fala. Isso vai fazer com que ela sinta que há algo em você que gosta. Isso acontece porque o outro enxerga o seu próprio reflexo. Porém, nunca espelhe a linguagem corporal negativa de outra pessoa, porque você vai emitir uma vibração negativa.
Você gostaria de estabelecer uma relação instantânea com as pessoas que conhece? Busque usar a linguagem corporal de espelhamento a seu favor.
Saiba mais :