Hierarquia Angelical – a dimensão dos Anjos
Você sabia que existe uma hierarquia entre os anjos? Eles são separados em nove categorias diferentes e cada uma delas possui seus deveres e poderes. Saiba como funciona a hierarquia angelical e a dimensão dos anjos de cada uma delas.
Hierarquia Angelical
A hierarquia aqui descrita tem bases no conceito da igreja católica, mas os anjos são citados em diversas religiões, portanto as categorias e hierarquias podem mudar conforme a crença. A hierarquia angelical é categorizada da seguinte maneira:
- Serafins
- Querubins
- Tronos
- Dominações
- Virtudes
- Potestades
- Principados
- Arcanjos
- Anjos
Anjos Serafins
Os Serafins estão no topo da Hierarquia Angelical por serem os anjos que estão mais próximos de Deus. Eles são os anjos mais antigos, seres de extrema bondade com deveres de purificação e iluminação da humanidade. Seu príncipe é chamado Metatron, o reis dos Anjos, que ganhou poderes de Deus para reger todas as forças da criação em prol da humanidade.
Nas representações imagéticas, os anjos Serafins são representados por seis asas e são cercados por fogo. Em algumas representações, Metatron possui 12 pares de seis asas, mostrando toda a sua imponência. Dentro da escala dos serafins estão também os seguintes anjos: 1-Vehulah -2- Jeliel – 3-Sitael – 4-Elemiah – 5- Mahasiah – 6- Lelahel, 7- Achaiah – 8- Cahethel.
Anjos Querubins
Os Querubins são os segundos na hierarquia, mas há quem discorde dessa posição. Alguns estudiosos apontam que eles teriam o posto mais alta na hierarquia angelical porque os Serafins não poderiam ser considerados anjos. Polêmicas à parte, o mais comum é considerar o Querubins como nº 2 na escada de importância dos anjos. Eles são criaturas dotadas com o dom da luz e da verdade e os responsáveis pela adoração a Deus.
São descritos, muitas vezes, como seres misteriosos, por causa de seu príncipe – Raziel, o anjo dos mistérios. Raziel é apontado como o príncipe da originalidade e do conhecimento. As representações dos querubins variam muito. Nos registros mais antigos, associavam-se os querubins a criaturas resultantes de uma mistura de homem e animal, outros escritos apontam os querubins como crianças aladas. A hierarquia angelical dos querubins é composta por: 9- Haziel – 10- Aladiah – 11- Laoviah – 12- Hahahiah – 13- Yeslael – 14- Mebabel – 15- Hariel – 16- Hekamiah
Anjos Tronos
Os anjos Tronos são aqueles têm por dever zelar e defender o trono de Deus, por isso ganharam esse nome. Eles são criaturas extremamente puras e ligadas à música, assim muitas vezes vemos representações dos tronos como criaturas aladas que tocam instrumentos como a harpa e a trombeta, por exemplo.
O príncipe dos Tronos é Tsaphkiel, anjo associado à Terra. Ele representa as forças criativas da terra e auxilia os humanos a imaginarem e contemplarem o futuro. Outros anjos que compõem a hierarquia de Tronos: 17- Lauviah – 18- Caliel – 19- Leuviah – 20- Pahaliah – 21- Nelchael – 22- Ieiaiel – 23- Melahel – 24- Haheuiah.
Anjos Dominações
São os anjos que têm como dever fazer com que a vontade de Deus seja cumprida, portanto eles têm o dom de reger o universo. O príncipe da hierarquia angelical Dominação é Tsadkiel, um anjo que ajuda as pessoas a concretizarem as suas metas aqui na terra. Ele tem o poder de incentivo, auxilia na produção das ideias e dá amparo para que não desistamos mediante as derrotas.
A hierarquia dentro desta categoria angelical se dá da seguinte maneira: 25- Nith-Halah – 26- Haaiah – 27- Ierathel – 28- Sehelah – 29- Reyel – 30- Omael – 31- Lecabel – 32- Vasariah.
Anjos Potências
Os anjos da hierarquia potências têm como missão proteger a humanidade de todo o mal. Eles são acionados quando o mal começa a rondar e temos a tentação de nos desviar do caminho de Deus. Além disso, eles são também responsáveis por ordenar e equilibrar os quatro elementos: água, terra, fogo e ar. O príncipe de Potências é Camael, um anjo que interfere nas relações das pessoas quando o mal está atuando sobre elas.
Os anjos Potência seguem a seguinte hierarquia: 33- Iehuiah – 34- Lehahiah – 35- Chavakiah – 36- Menadel – 37- Aniel – 38- Haamiah – 39- Rehael – 40-Ieiazel.
Anjos Virtudes
Os anjos da hierarquia virtudes são muito fortes e poderosos contra doenças do corpo e da alma. Eles, como defensores do reino mineral, são invocados por pessoas que desejam construir ou reconstruir a fortaleza espiritual ou física. São eles os designados a transmitir e expressar as vontades de Deus. O príncipe de Virtudes é Raphael, o único anjo que possui o poder da cura. Ele ganhou de Deus o bálsamo para todas as dores humanas que restaura a saúde e força daqueles que o invocam.
Veja a hierarquia: 41- Hahahel – 42- Mikael – 43- Veuliah – 44- Yelaiah – 45- Sealiah – 46- Ariel – 47- Asaliah – 48- Mihael.
Anjos Principados
Os anjos do Principado são aqueles considerados como vigias ou mentores. Eles protegem e regem reinos, estados, países e territórios e são considerados os agentes protetores da flora, fauna e dos cristais da terra. A representação desses anjos é sempre como criaturas que têm nas mãos cetros e cruzes. O príncipe dos Principados é Haniel, conhecido mentor de David. Ele é invocado para resolver problemas amorosos e para ajudar a se livrar de todo o mal.
A sequência da hierarquia é: 49- Vehuel – 50- Daniel -51- Hahasiah – 52- Imamaiah – 53Nanael – 54- Nithael – 55- Mebahiah – 56- Poiel.
Arcanjos
Não pense que os anjos que estão mais abaixo na hierarquia angelical são menos importantes. Todos eles são muito importantes e têm deveres e poderes estabelecidos por Deus. Como prova disso, temos o Arcanjo Gabriel, que foi designado para anunciar à Maria o nascimento de seu filho Jesus. Os arcanjos são responsáveis pela guarda dos pais de família.
O príncipe regente dos arcanjos é Miguel, representado sempre com um escudo e espada. Miguel é invocado em situações onde se precisa de providência divina para ter muita coragem e enfrentar algo muito difícil.
Outros anjos que compõem a hierarquia: 57- Nemamiah – 58- Heialel – 59- Harahel – 60- Mitzrael – 61- Umabel – 62- Iah-Hel – 63- Anauel – 64- Mehiel.
Não perca estas poderosas Orações ao Arcanjo Miguel:
Limpeza Espiritual dos 21 dias com o Arcanjo Miguel ►
Oração Poderosa para Libertação ►
Anjos
Os últimos da hierarquia mas que são de fundamental importância são os anjos, seres dotados de muita luz, encarregados na orientação e desenvolvimento espiritual da humanidade. São eles que protegem cada um de nós, nos influenciando positivamente para que tomemos as decisões mais certas. Há autores que afirmam que os anjos cuidam não só do nosso espírito, mas também do nosso corpo físico.
O príncipe dos anjos é Gabriel, o mensageiro de Deus. Para os hebreus, ele era considerado o anjo da Esperança, já no Alcorão ele é mencionado como anjo da guarda. A hierarquia angelical finaliza com: 65- Damabiah – 66- Manakel – 67- Ayel – 68- Habuiah – 69- Rochel – 70- Yabamiah – 71- Haiaiel – 72- Muniah.
Mais uma categoria?
Há alguns autores que afirmam que são 10 as categorias da hierarquia angelical. Que além das 9 citadas acima, haveria ainda os Gênios da Humanidade, responsáveis por escolher o anjo guardião de cada ser humano através de um estudo feito por eles antes mesmo de cada um de nós nascermos. Essa última categoria não é unânime entre os estudiosos.
Saiba mais :