Esoterismo, misticismo e ocultismo – conheça o significado de cada um deles
Quando falamos sobre esoterismo, misticismo e ocultismo, muitas pessoas acham que estamos nos referindo à mesma coisa. Porém, existem grandes diferenças entre esses três termos. Se você tem interesse em descobrir ao que se refere cada um deles, o que significam e as diferenças entre eles, não deixe de ler este artigo. Descubra o que difere esoterismo, misticismo e ocultismo.
“As crianças não tem ideia religiosas, mas têm experiências místicas. Experiência mística não é seres de um outro mundo. É ver este mundo iluminado pela beleza”
Esoterismo, misticismo e ocultismo – do que se trata o ESOTERISMO?
O termo esoterismo vem do grego e significa escondido ou interno. O esoterismo se refere ao conjunto de tradições e interpretações filosóficas de doutrinas e religiões que têm o objetivo de transmitir conhecimento sobre alguns temas que estão ligados à energias da natureza brevemente ocultas.
Há 400 anos atrás, os alquimistas começaram a resgatar um conhecimento perdido sobre as energias da natureza. Depois, foi a vez de aparecer uma grande quantidade de magos e livros de magia, há 200 anos atrás. No século XXI, os antigos conhecimentos passaram a ser reunidos em uma nova filosofia, que é o Esoterismo.
A ideia principal desta filosofia é pesquisar o conhecimento perdido e usar técnicas para que os homens consigam transmutar o velho em novo, o mal em bem e as trevas em luz. O objetivo do esotérico é fazer a alquimia da sua própria alma e ascender rumo ao Criador.
O esoterismo estuda especialmente o uso prático das energias da natureza e existem inúmeros métodos em sintonia com isso. Este conhecimento está oculto às pessoas e se revela no tempo certo aos iniciados. Isso não acontece em escolas, mas de forma solitária, a partir da leitura de livros espirituais. De forma resumida, o esoterismo traz à luz conhecimentos ligados à verdade das leis que regem o universo, criando um vínculo entre o que natural e sobrenatural.
É muito comum que o esoterismo seja confundido com o ocultismo, mas, a maior parte dos estudiosos da área consideram que o ocultismo é apenas uma vertente mais específica do esoterismo. Desta forma, acredita-se que o ocultismo é uma ramificação exclusivamente espiritual dessa filosofia que é muito mais ampla.
Clique aqui: 06:06 — é hora de misticismo, desafios e revelações
Esoterismo, misticismo e ocultismo – do que se trata o MISTICISMO?
Entre os conceitos de esoterismo, misticismo e ocultismo o misticismo é o que mais se diferencia. O termo misticismo vem do grego mystikos, que significa “um iniciado em uma religião de mistérios”. Na prática, significa ter contato com uma divindade, verdade espiritual ou Deus, através de uma experiência intuitiva ou direta.
O conceito do misticismo está relacionado com a noção de religião que cada indivíduo leva dentro de si e a conexão que uma pessoa pode estabelecer com tudo o que não é material ou terrestre.
Através do misticismo, as pessoas conseguem entender aquilo que identificam como Deus, de forma particular e direta. O misticismo pode acontecer através de conexões íntimas de cada um com o espiritual, desta forma, os rituais e práticas de diversas igrejas podem não ser tão úteis em determinados casos.
No misticismo a pessoa combina o melhor do mundo material com o mundo etéreo, aquilo que não enxergamos de forma material e não pode ser explicado pela ciência. Ele é entendido como um fenômeno relacionado às profundezas de cada pessoa e por isso, não existem regra ou parâmetros que possam orientar esses sentimentos de uma forma geral.
As religiões como cristianismo, judaísmo e islamismo possuem suas formas de expressar o misticismo e cada uma delas define sua maneira individual de conexão com Deus, guiando os seus fiéis.Termos como estigmas ou milagres são usados para denominar vários tipos de fenômenos, que ocorrem na verdade para provar a conexão entre Deus e o indivíduo. Muitas vezes, tanto milagres como estigmas são inexplicáveis de forma racional, mas compreensíveis em relação a sentimentos e sinais de emoção.
O misticismo é uma busca para alcançar a comunhão consigo mesmo, com o divino, com verdades espirituais ou com Deus através de intuição, insight ou experiências diretas. Trata-se de uma fonte importante de entendimento, conhecimento e sabedoria. Suas tradições podem incluir a crença em realidades empíricas, além de uma verdadeira percepção humana do mundo que transcende o raciocínio lógico e a compreensão intelectual.
Esoterismo, misticismo e ocultismo – do que se trata o OCULTISMO?
O ocultismo engloba todos os tipos de fenômenos psicológicos, fisiológicos, cósmicos, espirituais e físicos. A palavra ocultismo é derivada do latim occultus (secreto e oculto). Trata-se de uma ciência que estuda os mistérios da natureza e, a partir disso, desenvolve poderes psíquicos nos seres humanos. A base do ocultismo está nas coisas que estão fora do alcance da percepção da pessoa comum, materialista.
As ciências ocultas não são pautadas no mal e também não são fantasias, muito pelo contrário. Essa ciência só pode ser perigosa se usada por uma pessoa inferior, gananciosa e egoísta. O ocultista faz a prática de seus ensinamentos baseado em tudo que concerne à natureza, sem prejudicá-la de nenhuma forma. Porém, é preciso ter cuidado com o fanatismo, que pode deixar um iniciado despreparado cego.
Muitos fatos que não podem ser explicados são compreendidos pelos estudiosos ocultistas. Ou seja, o que é oculto para uma pessoa se torna claro para outra. Desenvolvendo a espiritualidade e também a inteligência, o homem se torna apto a entrar em sintonia com este e um universo além.
De acordo com Helena Blavatsky, famosa escritora e filósofa russa, o ocultismo “não é algo imaginário contido nas enciclopédias. É algo real e revela ao iniciado a natureza tal como ela é na realidade e não como se costuma julgar apenas pela aparência”.
O aprendizado do ocultismo apenas terá sucesso se o estudioso observar algumas regras de vida, além da disciplina mental. Quanto mais o ocultista trabalha em prol dos seres humanos, sem se guiar por fins individualistas, mais se tornará uma pessoa respeitada e eficiente nas práticas relacionadas ao ocultismo.
Saiba mais :