Entrevista com Carol Witz
Entrevista com autor convidado WeMystic: Carol Witz
Carol Witz
Yoni Eggs: do clitóris ao útero. E ambos ao coração.
Estima-se os Yoni Eggs – ou “ovos de dragão” – sejam usados há mais de 5.000 anos. Sim, há 5.000 anos as mulheres já introduziam cristais na vagina. As primeiras utilizações remontam às Imperatrizes e concubinas do Palácio Real da China que usavam ovos esculpidos em jade para acessar o poder sexual e despertar a sua sensualidade. Estas ancestrais femininas reconheciam na força da sexualidade um ponto de partida para uma consciência em expansão. As gemas se tornaram ferramentas para adquirir conhecimento, curar doenças, reprogramar crenças, prolongar a juventude e aumentar a beleza. O ovo Yoni não é apenas uma ferramenta para exercícios de Kegel ou ter orgasmos melhores e sexo mais gratificante; O ovo Yoni é uma ferramenta antiga e sagrada para transformação espiritual. Cada gema ou cristal tem propriedades únicas que vão impactar seu corpo de muitas maneiras diferentes. Quem explica é Carol Witz: nós perguntamos tudo o que você nunca teve coragem de perguntar.
1
Vamos começar com a pergunta que provavelmente responde as dúvidas mais frequentes: o que são yoni eggs? De onde surgiu essa prática e como ela funciona?
Os Yoni Eggs (Gemas de inserção na vagina) são uma herança da Tradição Ancestral guardada e transmitida pela escola tântrica chinesa taoísta e pela escola feminina mexicana. Essa prática promove a cura energética em níveis profundos.
Em meu método de trabalho, a Terapia é feita através de um grupo de mulheres, que irão se expor a uma única gema por um ciclo lunar (de uma lua nova a outra). Este tempo é também o de uma menstruação a outra, ou de um ciclo de fertilidade a outro. A mulher irá aprender muito sobre seu ventre e as memórias que carrega através desta cura. Os ovos de dragão (Yoni Eggs) são inseridos na vagina seguindo um objetivo de cura específico para cada mulher.
Por exemplo, mulheres com história de abusos podem se beneficiar do ciclo com a obsidiana, gema que irá curar profundamente as memórias celulares do ventre. Outras poderão utilizar o quartzo rosa para as curas relacionadas à libido e ao amor. Outras gemas muito utilizadas são as de jade, cristal transparente e ametista, que podem contribuir com aspectos do trabalho energético de cada mulher.
Em minha opinião, uma mulher conquista um bom aprofundamento quando esta terapia vem acompanhada de um círculo terapêutico ou de um atendimento individual e se possível os dois. Assim, evitam-se problemas devido ao mau uso. As experiências das mulheres costumam ser muito intensas e variadas, cada uma precisa ser direcionada para um formato no qual a auto sabotagem não atue para reduzir a intensidade da cura. Por isso o acompanhamento, mesmo que temporário, é fundamental na iniciação das mulheres aos ovinhos de cristais. (Clique aqui para entender mais detalhadamente o que são Yoni Eggs e como podem ser utilizados)
“A mulher irá aprender muito sobre seu ventre e as memórias que carrega através desta cura. Os ovos de dragão (Yoni Eggs) são inseridos na vagina seguindo um objetivo de cura específico para cada mulher.”
2
Há quanto tempo você vem trabalhando e se envolvendo com esses ovinhos sagrados e como tudo isso começou?
Fui iniciada pela filósofa e terapeuta tântrica Carol Teixeira e depois segui estudando com Sajeeva Furtado e outras mulheres do caminho, além de Deva Layo e Ana Terasu. Sou professora de Yoga e Terapeuta Menstrual há mais de seis anos.
Venho me envolvendo intensamente com a Terapia dos Yoni Eggs há alguns anos. Há alguns anos, procurei compartilhar com outras mulheres este conhecimento que tanto me curou, e recebi muitas mulheres interessadas, porém que ainda tinham medo do processo. Aquilo me fez refletir e esperar mais um tempo até que estivesse pronta.
Me “caíram várias fichas” e somente este ano abri novamente este compartilhar, para dezenas de mulheres que vem me procurando para retirar o DIU, deixar de tomar pílula contraceptiva, aumentarem sua libido, conhecerem o ciclo menstrual e outras demandas das mulheres. Sou muito grata a este trabalho, que também me permite aprofundar, a minha própria cura. Em breve lançarei um livro sobre o assunto. Aguardem!
3
Existe uma idade ideal para começar a usar as yoni eggs? No caso de mulheres virgens, qual é a melhor forma de promover essa relação com o útero, as emoções e o sagrado feminino? E durante a gravidez? Os ovos podem ser utilizados?
Os Yoni Eggs podem começar a ser utilizados assim que a mulher já possui uma vida sexual ativa e pode manejar a inserção da gema em seu canal vaginal. No caso das jovens e das gestantes, assim como das mulheres com algum outro impeditivo à inserção, o caminho é realizar o mesmo processo de conexão, porém sem a inserção dos ovos. Pode ser utilizado embaixo do travesseiro, por exemplo, na roupa (calcinha) ou em um cinto preparado para este fim.
“As experiências das mulheres costumam ser muito intensas e variadas, cada uma precisa ser direcionada para um formato no qual a auto sabotagem não atue para reduzir a intensidade da cura.”
4
Assim como nas terapias tradicionais com cristais, as yoni eggs também proporcionam benefícios físicos, mentais, emocionais e espirituais. Quais são as principais indicações dessa terapia? Como ela pode fortalecer as conexões com as energias femininas?
Então as dores mais comuns do feminino, para citar alguns exemplos, são cólicas, TPMs, ovários policísticos, frigidez, vaginoses, desconexão do corpo, apatia emocional, dentre outros sintomas ou “doenças” que refletem uma necessidade de trilhar o caminho da cura. Todas elas podem ser muito bem abordadas com a cura dos Yoni Eggs.
5
Um dos diferenciais mais importantes observados na terapia com os ovos de cristal é sua capacidade de libertar traumas, limpar memórias negativas do útero (como antigos parceiros e relacionamentos) e possibilitar a percepção de atitudes e emoções nocivas. Como essas propriedades podem ser trabalhadas? Existe algum tipo de programação dos cristais?
Os cristais podem e devem ser programados, mas é importante entender que sua estrutura químico-física, e portanto energética, é muito mais estável do que nossa energia humana. Por isso é dito que eles “fazem o seu trabalho”, então independentemente de nossa programação, sua cura está presente a partir do reino mineral. Nós é que precisamos nos programar para entrar em ressonância com sua ação vibracional. Entende a diferença?
Muitas pessoas acreditam que é necessário limpar energeticamente os cristais com frequência. Não estamos falando da higiene física para inserção, mas sim da limpeza energética. Na verdade, o melhor que podemos fazer neste sentido é apenas deixar os ovinhos junto da terra em seus ambientes naturais. Eles se tornarão brilhosos e vibrantes.
6
E quanto aos benefícios físicos? As yoni eggs podem ajudar no tratamento e prevenção de problemas ginecológicos?
Sim, a partir do modo como irão irrigar, tonificar, acordar e conscientizar a Yoni (vagina) da mulher. Assim que os Yoni Eggs atuarão na cura holística, promovendo a reenergização e reconquista neural dos caminhos que conectam o clitóris ao útero, ambos ao coração, os seios aos ovários e aos lábios vaginais. Desta forma, podemos aumentar nossa capacidade de sentir, nossa percepção de nós mesmas e de nossas verdadeiras necessidades.
“Os ovinhos, a partir do modo como irão irrigar, tonificar, acordar e conscientizar a Yoni (vagina) da mulher, permitirão aumentar nossa capacidade de sentir, nossa percepção de nós mesmas e de nossas verdadeiras necessidades.”
7
Assim como acontece com itens de pompoarismo ou até mesmo coletores menstruais, muitas mulheres certamente têm receio quanto aos ovos com medo de que eles “se percam” dentro do canal vaginal. Há esse risco? Como funciona o processo de remoção?
O processo de remoção é uma parte importante da terapia. Fazemos a observação da natureza energética da vagina a partir dos meios que ela encontra para expulsar algo, movimentando-se de dentro para fora. E é bem fácil para muitas mulheres. Para outras nem tanto.
Neste caso, uma dúvida muito comum é se o ovinho se perde lá dentro. Acreditem, ele realmente não tem para onde ir. E é aí que a mulher acaba de ganhar um novo saber: o de carregar energias dentro de si, de ficar com elas e escolher liberá-las!
O acompanhamento recebido permite sanar todas as dúvidas com relação à remoção, que pode ser feita em várias posições, como de cócoras e com a mesma força da evacuação. No caso de uma mulher que prenda muito as mágoas dentro de si, o trabalho poderá ser deixar ir, relaxar. Já uma mulher com flacidez, sem força, acontece de o ovo não permanecer dentro do canal. Ele escorrega e sai.
Por tanto, realmente o ovinho trará a manifestação energética do corpo da mulher e, observado da forma correta, irá corrigindo o decurso dessa gestão interna de forma que possa obter mais consciência e controle da sua energia.
8
Algumas yoni eggs são comercializadas com buraquinhos e cordinhas que visam facilitar sua remoção. Em termos de higiene, essas variações são recomendadas? Como garantir a higienização correta e a durabilidade dos cristais? Durante a menstruação, seu uso é recomendado?
Justamente para que tenhamos a capacidade de criar mais controle e consciência, não recomendo em meu trabalho a utilização destas versões furadinhas dos eggs, usadas por outras linhas com a troca constante das cordinhas para manter a boa higiene. Sobre a pausa, durante a menstruação é suspendido o uso, criando as condições ideais para o descanso e a assimilação do ciclo terapêutico vivido com a gema.
Reconhecer o ciclo menstrual também é um dos maiores ganhos dos ciclos terapêuticos com os eggs. Damos espaço para a assimilação, o descanso e o recolhimento que toda mulher precisa.
9
É possível (e indicado) manter relações sexuais enquanto estiver fazendo uso interno dos cristais?
Existem pedras de variados tamanhos para a exploração de cada mulher ou casal. A mulher precisa, primeiramente, compreender a anatomia do seu corpo e o que é saudável para si, num contato direto com as suas sensações e prazeres reais. O principal para uma mulher que está iniciando a jornada é aprender a se masturbar de maneira ritualística, com uma postura de investigação, sintonizando-se às próprias sensações e sentimentos.
Desta maneira, seu parceiro também poderá reaprender a explorar a Yoni de maneira respeitosa, e caso ambos se sintam confortáveis e seguros para uma prática como esta, poderão escolher de maneira segura e prazerosa.
Esta terapia apresenta uma abordagem meditativa, de consciência corporal e com ferramentas de empoderamento da mulher. Muitos médicos receitariam medicação e pílula anticoncepcional para tratar uma Síndrome dos Ovários Policísticos, por exemplo, coisa que a ginecologia autônoma e natural condena radicalmente. O objetivo deste tipo de abordagem é ir a fundo na corporeidade, desenvolvendo uma tecnologia mais avançada do que a abordagem farmacológica.
“Uma dúvida muito comum é se o ovinho se perde lá dentro. Acreditem, ele realmente não tem para onde ir. E é aí que a mulher acaba de ganhar um novo saber: o de carregar energias dentro de si, de ficar com elas e escolher liberá-las!”
10
E quanto a riscos, contraindicações ou efeitos colaterais, existe algo que deva ser alertado ou orientado antes da utilização? Mulheres que fazem uso de DIU devem tomar alguma precaução?
Sim, o DIU é um restritivo para o uso dos Eggs, essas mulheres devem fazer o uso interno reduzido, com orientação individualizada. Outras instruções são, não manterem o uso com a aparição de dores, cólicas, desconfortos, ardências. Respeitem o seu corpo e usem esta cura para conhecer mais ainda seus limites e espaços internos. Não tentem fazer de qualquer maneira, seguindo a lógica da falsa autonomia.
Contar com outra mulher para te ajudar irá resgatar seu feminino também e evitar problemas referentes a um mau uso. Eu ajudo a mulher a personalizar cada passo da sua jornada. Também busquei a orientação correta antes de agir.
11
Para que os ovos de cristal comecem a fazer os efeitos desejados, por quanto tempo é necessário utilizá-los? O uso pode ser diário, durante atividades como trabalho ou uma caminhada, por exemplo?
O uso é diário com pausa semanal e personalizado ao estilo de vida de cada mulher. Há muitas possibilidades. Porém inseri-los para um dia cheio de trabalho que não propicia a conexão com o corpo não é recomendado. O tempo de utilização é cíclico e de uma lua a outra, e poderá ciclar mais, se repetindo por até 3 luas com uma mesma gema.
12
Existe alguma prática associada capaz de aumentar os benefícios da técnica? Como meditação, yoga, cromoterapia ou outras terapias alternativas?
Sem dúvida, as terapias holísticas sempre se complementam de muitas maneiras. Por exemplo, eu sempre guio meditações uterinas durante um ciclo. As meditações são agentes da conscientização da cura que está presente. Vemos assim os sentimentos profundos que estão atuando secretamente dentro de nós, chegando em raízes, revelando as belezas e libertando-nos da ignorância.
13
Traumas, libido, energização, como saber qual cristal é o mais indicado para determinada finalidade? Como escolher a pedra correta para uma ocasião específica? Existe uma yoni egg “curinga”, capaz de promover a manutenção de pensamentos e emoções de uma forma mais abrangente?
As curas esperadas para cada gema são relativamente conhecidas. É bem difundido, por exemplo, que a ametista trabalha com a introspecção e a espiritualidade. Este é o DNA desta pedra. Há outras pedras que também podem trabalhar a espiritualidade, como o quartzo fumê, que ativa os poderes pessoais. A obsidiana trata traumas e as profundezas da nossa linhagem e o cristal transparente protege e reenergiza, só para citar alguns exemplos.
Defendo a sensibilização de cada pessoa à energia dos cristais para que possa afirmar qual é a manifestação da sua própria conexão com as pedras. Em meus grupos, eu passo uma meditação através da qual cada uma sentirá intuitivamente a sua conexão com as gemas mais comuns e, conversando com cada uma sobre sua saúde menstrual e geral, possamos criar uma pequena jornada individual de autodescoberta. O retorno que eu obtive até hoje me anima muito. Com certeza, o caminho vale muito a pena.
Biografia
Carol Witz trilha o caminho do sagrado desde pequena. Ela é Jornalista de Formação e Especialista em Tradução. Além disso, é Professora de Yoga formada por Leandro Castello Branco e Terapeuta Menstrual do método Madre Tierra.
Fez busca de visão com Mama Andrea Atekokoli e é dançante da Lua. Além disso, é Yoni Egg Mother e curandeira, aplicando um método próprio chamado de “Jornada Uterina”, que desperta as mulheres para uma relação mais profunda com seus corpos. Esta cura vem atraindo mulheres de todas as partes, num verdadeiro despertar do sagrado feminino, da energia Yin que existe dentro de cada um de nós.