Eclipse Solar 15 de fevereiro: apenas 1 estado brasileiro vai conseguir ver!
O Eclipse solar é um dos eventos astronômicos mais incríveis que podemos apreciar e no dia 15 de fevereiro de 2018 teremos esse espetáculo no céu. Entretanto, ele só será visível para um (sortudo) Estado. Veja qual vai ser ele e como será esse evento.
Eclipse Solar Parcial: um privilégio dos gaúchos
O eclipse solar parcial de 15 de fevereiro de 2018 só será visível no Brasil para os moradores do Rio Grande do Sul. Esse eclipse solar irá acontecer no hemisfério Sul da Terra, com melhor visibilidade na Antártida, por isso aqui no Brasil somente o estado mais ao Sul poderá apreciar esse espetáculo. O que irá acontecer é: a lua irá ficar parcialmente alinhada com o sol, tapando a sua luz por alguns momentos. Na Antártida, ela irá encobrir 49% da luz solar. A melhor cidade brasileira para assistir esse espetáculo será Chuí, onde será possível ver 8,25% do sol encoberto pela lua. A fração visível do eclipse solar vai variar de cidade a cidade no Rio Grande do Sul. Em Pelotas será de aproximadamente 6% do sol encoberto; em Rio Grande quase 7% e em Porto Alegre, será mais difícil perceber o eclipse solar, pois apenas 4,2% do sol ficará encoberto.
O espetáculo irá ter início por volta das 19:49h e terminar por volta das 20:09h. Por isso, Gaúchos, o privilégio é de vocês, aproveite esse pôr do sol diferenciado!
Clique Aqui: Eclipse solar 2018: datas e curiosidades do fenômeno
Santa Catarina e Paraná ficam de fora
Apesar de também estarem no sul do Brasil, nos Estados de Santa Catarina e Paraná não será possível visualizar o eclipse solar pois o bloqueio do sol deve apenas de 0,20% e por isso eles ficam de fora do espetáculo.
Na Argentina, o espetáculo será ainda melhor
Os nossos Hermanos argentinos, bem como os vizinhos do Chile, Uruguai e Paraguai, terão um espetáculo ainda mais incrível que os gaúchos. Na região da Patagônia, por exemplo, a lua chegará a encobrir 25% do sol, num eclipse solar incrível e notável até aos mais desatentos.
Atenção: muito cuidado ao observar o eclipse solar. Olhar diretamente para o sol pode causar danos irreversíveis à sua visão. Não é recomendado olhar fixamente para o sol. Durante o pôr do sol e o eclipse solar do dia 15 de fevereiro a luminosidade estará mais baixa, mas todo cuidado é pouco. Algumas pessoas acreditam que utilizar óculos escuros, chapas de raio-x, negativos de filmes antigos ou filtros polarizados protegem os olhos, mas não é recomendado pois não evita danos à visão.
Saiba mais :