Eclipse lunar 2018: datas e curiosidades do fenômeno
Os eclipses que acontecem no céu são eventos muito comentados pela mídia e pelas pessoas. A sua fama se deve à beleza do acontecimento e, também, por ser um evento astronômico raro. Uma dúvida que sempre rodeia a nossa cabeça é sobre a diferença entre o eclipse lunar e o eclipse solar. Muitas pessoas ainda pensam que ambos são o mesmo evento, porém, com nomes diferentes. Hoje vamos tentar desvendar o que é e como será o esperado eclipse lunar 2018.
O processo pelo qual se formam os eclipses é geralmente descrito como o alinhamento dos astros. Neste caso, o alinhamento do Sol, da Terra e da Lua. Como a Lua, nosso satélite natural, gira em torno da Terra, muitas vezes ambos se alinham em relação ao Sol. Isto pode criar o eclipse solar ou o lunar.
O eclipse lunar 2018 se formará da seguinte maneira: a terra estará alinhada com o Sol e com a Lua, por sua vez, alinhada à Terra, posteriormente. Com isto, o Sol emitirá seus raios para a Terra que, por seu tamanho, criará uma sombra na Lua. Este efeito torna-se mais visível conforme a visibilidade da Lua. É por isso que um dos tipos de eclipse lunar consegue deixar a Lua com uma coloração próxima ao vermelho.
Eclipse lunar 2018: os tipos de eclipse lunar
Os tipos mais comuns desta forma de eclipse são dois, vamos a eles:
Eclipse Lunar Parcial
Neste caso, a Terra cria na Lua uma sombra irregular, visto que, ou os astros não se encontram perfeitamente alinhados, ou a Lua não está em sua fase de lua cheia. O eclipse lunar parcial é formado pela penumbra, esta sendo caracterizada por escurecer parcialmente apenas um lado do corpo celeste.
Eclipse Lunar Total
Este eclipse, diferente do primeiro, é muito mais raro de acontecer. Nele, o bom alinhamento com a fase cheia da Lua produz uma umbra, efeito que faz escurecer por minutos toda a Lua. Assim, durante o ápice do momento, o astro celeste, conhecido por clarear a noite, se reveste de um manto castanho-avermelhado. Sua visão é muito instigante e alvo de várias fotografias.
Clique Aqui: Eclipse solar 2018: datas e curiosidades do fenômeno
Eclipse lunar 2018: quais serão as datas?
Para o ano de 2018, o eclipse lunar terá duas datas. A primeira em 31 de janeiro e a segunda em 27 de julho. Lembrando que em julho, o hemisfério sul estará tão bem alinhado que será possível ver, do Brasil, um eclipse lunar total. Para este maravilhoso evento, deixamos como sugestão que tomem cuidado com a visão, sempre. O olhar contínuo para eventos com interferência de raios solares pode ser prejudicial à saúde ocular.
Saiba mais :