O que é complexo de inferioridade e como agir?
Sentir-se mal em alguns dia é normal e todos nós passamos por isso em momentos diferentes de nossas vidas, um dia ruim em que várias coisas chatas se sucederam é comum ter o humor afetado, ou sentir-se melancólico, ainda mais nos dias atuais no qual o mundo passa por mudanças profundas que o mudam a cada piscar de olhos.
O que é complexo de inferioridade?
Entre as características mais marcantes deste processo de mudança, que afeta milhões de pessoas está o sentir-se inadequado, e inapto para realizar qualquer atividade, motivado pela sensação de incapacidade, principalmente em situações de desemprego, luto, crises de ansiedade, etc.
Sentir incapaz pode levar a consequências bem mais sérias do que apenas reduzir nossa produtividade no trabalho, o complexo de inferioridade pode nos levar à depressão muito profunda devido à nossa falsa impressão que não somos capazes de realizar nada de bom ou que não temos o mesmo valor do que a maioria das pessoas.
Clique Aqui: O que é bom para levantar a autoestima?
Complexo de inferioridade e suas energias
Para escapar desse ciclo vicioso é necessário afastar-se tirar um tempo pra si mesmo longe dos lugares habituais que você frequente, tire um ou dois dias de folga ou mesmo algumas horas escondidas no seu trabalho, conheça a vizinhança do seu escritório encontre pequenos lugares escondidos que você nem sonharia que existem. vá a um museu perto de você viaje para um bairro que você não conhece, não precisa ser “ A viagem dos sonhos”.
A principal viagem é dentro de nós mesmos, este tempo tirado não é apenas para descanso, mas principalmente reflexão: “eu gosto do que faço?” “posso fazer algo melhor?” “isso me faz feliz?” se a resposta for não para essas perguntas, talvez seja tempo de procurar outros caminhos ou tentar caminhos diferentes no mesmo lugar.
Sentir-se depreciativo não é indicador de incompetência e uma terceira pessoa que encontra alguém assim não deve usar frases prontas como, “a culpa é sua” “você tem que melhorar” são fatos já conhecidos pelas pessoas que sofrem com complexo de inferioridade, às vezes o mero silêncio e sua companhia podem ser de maior ajuda do que qualquer palavra que você tentar usar.
Sente ao lado e dê seu apoio, tente fazê-la rir faça ela esquecer o mau momento pelo qual passa, aos poucos ela mesma encontrará energias suficientes em si mesma para levantar a cabeça e começar a trilhar novamente o caminho da vida, com confiança renovada em si mesmo.
Saiba mais :