Como cuidar de plantas de bambu em casa – cuidados básicos

O bambu é uma planta fácil de cultivar em casa, ela não requer muitos cuidados e costumam ser bem resistentes. Mesmo assim existem algumas dicas básicas que fazem com que o seu bambu cresça mais saudável e dure longos anos. Confira abaixo.
Cuidados básicos para cultivar um bambu em casa
Leia Também: Como cultivar bambu – passo a passo
- Escolha um vaso largo e comprido para o seu bambu, ele cresce tanto verticalmente quanto horizontalmente, por isso dê a ele bastante espaço.
- Coloque em um vaso que possibilite a drenagem da água, pois ele não gosta de solos encharcados.
- No fundo do vaso acrescente cascalho e um pouco de areia, para ajudar a escoar a água.
- Durante os meses mais quentes, borrife água em seu bambu para refrescá-lo e manter a umidade ao seu redor.
- Regue o seu bambu sempre com água filtrada ou com água da chuva. Se não for possível, deixe a água da torneira descansar em um recipiente tampado por 24 horas antes de regar. Assim as substâncias químicas prejudiciais ao bambu irão decantar e se depositar no fundo do recipiente.
- Troque a água do seu vaso semanalmente. Se durante a semana perceber que á água secou ou reduziu muito de volume, acrescente mais.
- O bambu gosta de luminosidade indireta, não coloque seu bambu diretamente na exposição solar, ele gosta de sombra.
- Quando for hora de fertilizá-lo, dissolva o fertilizante na água da rega. A fertilização pode ser feita no máximo a cada 4 meses, no mínimo 1 vez por ano, preferencialmente durante o verão ou a primavera.
- Replante seu bambu a cada 2 ou 5 anos, pois eles geram novos brotos podendo ficar sufocado em um vaso pequeno ou médio. Separe-o na metade, replante em outro vaso e dê de presente a alguém!
Com carinho e cuidado, seu bambu irá atrair boas energias para sua casa e deixá-la mais bonita.